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domingo, 26 de junho de 2011

Introdução à fotografia 12 - usos criativos da velocidade do obturador

Intro 12 - Brooklyn Bridge

Já vimos o que é a velocidade do obturador e como ele funciona quase da mesma maneira de nossas pálpebras. Também aprendemos como as diferentes velocidades do obturador influenciam na imagem final, se congelará o movimento ou se deixará a imagem borrada.

Neste artigo, apresentaremos alguns usos criativos da velocidade do obturador, diante de diferentes situações.

Congelando o movimento
Intro 12 - congelando o movimento

Para congelar o movimento, seja de uma criança correndo, de um pássaro voando, de um carro de corridas ou da neve caindo, você precisará fotografar com uma velocidade de obturador rápida.

Por exemplo, na foto acima, da água de um chafariz, foi uma usada uma velocidade de 1/1600 de segundo, ou seja, quase dois milésimos de segundo, para obtermos esta sensação de uma água cristalizada, quase como se fossem pedras de gelo. Se houvéssemos utilizado uma velocidade lenta demais, a água teria ficado borrada, dando uma sensação maior de movimento, sem congelar as gotículas que caem e sem capturar os detalhes da água projetando-se no ar.

Intro 12 - Helicóptero

Já na foto acima, a ideia era congelar o movimento das hélices do helicóptero, dando a sensação de ser um brinquedo imóvel suspenso sobre o prédio. Para isto, a velocidade do obturador foi ainda mais rápida, de 1/2500 de segundo.

Blizzard in New York

A velocidade do obturador necessária para congelar os flocos de neve não é tão alta quanto das fotos anteriores, mas, mesmo assim, ainda é bastante rápida, de 1/320 de segundo. Outros fatores determinantes para se obter uma foto como esta são os tamanhos dos flocos, quanto maiores, melhor, e também o contraste com o segundo-plano - se o fundo fosse de branco ou de uma cor clara, o flocos de neve não seriam tão perceptíveis, como você pode notar na chão ou na van à direita.

Longa exposição
Intro 12 - east harlem

Longa exposição é quando o obturador fica aberto durante um longo tempo para poder capturar mais luz.
Quase sempre será necessário utilizar um tripé, caso você não queira que sua foto fique borrada, apesar de nem sempre o tripé ser uma garantia total, pois, se a exposição for muito longa, até o vento que bate em sua câmera pode causar um ligeiro tremor na foto, principalmente com lentes telefoto.
A foto acima, tirada numa rua relativamente escura, utilizou uma velocidade de obturador de 30 segundos. Isto mesmo, 30 segundos! Você aperta o botão da câmera, a cortina do obturador se abre, e você espera, espera e espera... 30 segundos depois, você tem a foto.
Os rastros luminosos na rua são dos faróis dos carros, pois, por ficar com o obturador aberto por tanto tempo, o sensor da câmera registra todas as luzes que passam pelo quadro.

Já a foto no topo, da Brooklyn Bridge, utilizou uma exposição bem mais breve, de 1.3 segundos, tempo necessário para ressaltar a iluminação já existente na paisagem urbana.

Nos primórdios da fotografia, exposições longas era muito mais habituais, às vezes de várias horas, pois a sensibilidade (ISO) dos filmes ou chapas fotográficas eram muito baixas. Mas, com uma câmera Reflex, ainda hoje é possível fotografar com exposição de vários minutos, dependendo da escassez da iluminação ambiente.

Panning
Intro 12 - panning 2

Panning é uma técnica bastante específica para congelar o movimento de um elemento na foto, mas ainda dar a sensação de movimento.
Ela é sempre tirada com a velocidade de 1/15 de segundo e o segredo está em acompanhar o sujeito da foto com a câmera que passa por você numa ângulo de 90 graus, ou seja, alguém que passe pela sua frente da direita para a esquerda (ou vice-versa), e não que venha em sua direção ou que se afaste de você.

Intro 12 - panning 1

Para tanto, você deve ajustar a velocidade do obturador em 1/15, e as demais configurações de abertura e ISO como indicar o fotômetro e aguardar que o sujeito passe diante de você. Você o acompanha com a câmera, aperta o botão para fotografar, e continua acompanhando-o até ouvir o clique.
Você terá o objeto em movimento com nitidez (ou praticamente nítido) e o fundo ficará borrado, dando uma sensação interessante de movimento.

Geralmente, esta técnica funciona melhor com veículos com rodas do que com pessoas ou animais, pois as pernas ou patas tendem a ficar borradas e disformes.

Exercícios práticos
1 - Em modo manual, tire fotos de objetos em movimento - carro, avião, esporte, animais, chafariz, etc - com a velocidade do obturador necessária para congelar o movimento.

2 - Em modo manual, tire fotos à noite em longa exposição (com velocidades do obturador superiores a 1 segundo) e confira o resultado. Se você não possuir um tripé, pode utilizar qualquer superfície plana como suporte, como bancos, muretas ou o próprio chão.

3 - Em modo manual, configure a velocidade do obturador em 1/15 de segundo e tente a técnica de panning, com um sujeito passando por você em ângulo de 90 graus. Tente várias vezes, pois não é muito fácil obter um bom resultado da primeira vez.

Por fim, compartilhe conosco o resultado de seus experimentos, suas dúvidas e comentários.

http://www.flickr.com/groups/calabocaeclica/



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A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Estou acompanhando cada post e tem sido ótimo, um melhor que o outro!

    Como disse o erfelipe acima: VALEU!

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  2. acabei de comprar uma camera semi-profissional, e o site está me ajudando muito!
    Parabéns!

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  3. Obrigado pela visita, Felipe, Igor e Vitor, e continuem acompanhando as próximas dicas.

    Abraços.

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  4. Estou gostando mto, acabei de adquirir uma Nikon P500 apesar de não ser uma profissional já da para brincar e colocar em prática o que venho aprendendo em cada post... Obrigada e Parabéns

    Em breve vou adquirir o livro...

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  5. E fique atenta para os artigos deste próximo ano, Tatiane.

    Abraços e obrigado pela visita.

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  6. Muito esclarecedor seu post!! amei!! comprei uma fuji finepix e ela em vários comandos manuais. Tenho feito bastante fotos com longa exposição e tripé. Minha maior dificuldade é fazer fotos de eventos noturnos (pouca iluminação e com necessidade de congelar o movimento)como por exemplo shows. O flash da minha camera tem pouco alcance, então até consigo congelar o movimento porém as fotos ficam super escuras...o q posso fazer p resulver isso?

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    1. Olá,

      O flash jamais terá utilidade em shows ou jogos, a não ser que você esteja colado no palco.

      O mais ridícula é ir num show e ver um monte de gente fotografando com flash, ou seja, a única coisa que eles estão iluminando é a cabeça do sujeito na frente deles.

      Nestes casos, você precisa de uma lente rápida (com abertura grande), aumentar o ISO até o limite do tolerável em se tratando de ruído digital e ver se consegue uma boa velocidade do obturador. Ou chegar perto do sujeito fotografar e usar o flash. Não há muitas opções nestas situações.

      Abraços.

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  7. mas se eu usar uma velocidade do obturador rápida, mesmo de dia, a foto acaba ficando escura. o que eu faço?

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    Respostas
    1. Reduz a velocidade do obturador, aumente a abertura da lente ou o ISO, ou tudo junto.

      Abraços.

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  8. Parabéns pelo excelente trabalho! Ainda não tinha me deparado com um material tão didático e esclarecedor como os seus posts. Estou começando no mundo da fotografia e, recentemente, adquiri um compacta avançada ( Sony RX100 ), com a qual estou dando meus primeiros passos no modo manual.

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  9. Owww..super massa seu post mano!!
    Abrçs

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  10. Entao brother...duvida...uma lente 70mm300mm é indicada para fotografar a lua?ou teria que ser uma mais potente?
    Valeus!!!

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