Adsense aproval

sábado, 16 de abril de 2011

Introdução à Fotografia 2 - Aprendendo a controlar a velocidade do obturador

Dogrun NY - Fast shutter speed
(Tirada com velocidade de obturador em 250, para congelar o movimento. Foto: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/5613979213/)

Se você já leu o artigo "Mas o que é fotografia?", já sabe que a velocidade do obturador (shutter speed) é um dos princípios da fotografia, e refere-se a tempo de exposição à luz.

Quando você pressiona o botão da câmera para tirar uma foto, as cortinas do obturador se abrem, permitindo que a luz atinja o sensor digital ou o filme fotográfico, gerando a foto. Este processo pode ser muito rápido, frações de segundo, ou até muito lento, como segundos, minutos ou horas.

A seleção por uma velocidade do obturador rápida ou lenta dependerá da luz disponível ou da proposta de sua foto.

Antes de tudo, é fundamental que você leia o manual da sua câmera assim que abrir a caixa, para aprender como controlar suas funções e saber a que estou me referindo. Não adianta nada eu falar para você aumentar ou reduzir a velocidade do obturador se você não souber qual botão ou dial da sua câmera realiza esta função. Por isto, leia o manual!

Quais são as velocidades do obturador?

Existe uma certa padronização quanto ao tempo que o obturador pode ficar aberto para uma exposição fotográfica.

O número 1 representa 1 segundo, o número 2 representa meio segundo, o número 4 representa 1/4 de segundo, o número 8 representa 1/8 de segundo e assim por diante. Em algumas câmeras mais modernas, o velocidade do obturador já é apresentada como fração, por exemplo, 1/50, ou 1/1000.

Vejamos agora uma listagem com as velocidades do obturador, da mais lenta para a mais rápida.

1 - 2 - 4 - 8 - 15 - 30 - 60 - 125 - 250 - 500 - 1000

Sendo que 1 representa 1 segundo, enquanto 1000 um milésimo de segundo, ou seja extremamente rápido.
Nesta sequência, da esquerda para direita, há o aumento de dobro de velocidade para cada velocidade e, consequentemente, a redução pela metade de tempo de exposição para cada velocidade; isto é chamado de stop.
Por exemplo, se mudamos a velocidade de 15 (isto é 1/15 segundo) para 30 (1/30 segundo), estamos reduzindo o tempo de exposição em 1 stop, ou seja, reduzindo o tempo de exposição pela metade. Agora, se mudamos a velocidade do obturador de 15 para 60, estamos reduzindo o tempo de exposição em 2 stops, ou seja, uma diferença de 4 vezes à mais de tempo de velocidade.

Isto tudo pode parecer muito complexo à primeira vista, mas veremos algumas aplicações práticas à seguir.
As fotos abaixo foram tiradas com três velocidades do obturador diferentes, mas com a mesma abertura de diafragma e não sofreram nenhum retoque digital.

Buenos Aires - exposição correta 

Esta foto está na exposição correta, a uma velocidade de 1/250 de segundo, ou seja, 250. Você pode notar que o foto não está clara demais, nem escura demais.

Buenos Aires - subrexposta em 1 stop

Esta segunda foto está 1 stop mais clara, então de acordo com a nossa sequência acima, ela foi tirada em 125, ou seja, 1/125 de segundo.
Você pode perceber que os contornos entre os prédios e o céu já não são tão definidos e que foto está clara demais. Chamamos isto de sobrexposição (overexposure).

Buenos Aires - subexposta em 1 stop

Esta terceira foto está 1 stop mais escura do que a primeira, e 2 stops mais escura do que a segunda.
Ela foi tirada com a velocidade do obturador em 500, ou seja, 1/500 de segundo.
Você pode notar que tanto os prédios quanto o céu estão escuros demais, a isto chamamos de subexposição (underexposure).

Nestes três exemplos, temos a seguinte ordem:
- 250 ou 1/250 (exposição correta, tanto as cores quanto os contornos da foto estão bem expostas);
- 125 ou 1/125 (sobrexposta, a foto ficou clara demais porque o obturador ficou aberto por mais tempo necessário);

- 500 ou 1/500 (subexposta, a foto ficou escura demais porque a velocidade do obturador estava muito rápida).


Como eu sei qual é a velocidade correta?

Isto dependerá de vários fatores: está de dia ou de noite? Ensolarado ou nublado? Você está fotografando algo parado ou em movimento?
Quando mais claro for o ambiente em que você estiver, mais rápido você poderá configurar a velocidade do obturador. Em um dia ensolarado, você poderá tranquilamente fotografar em 1000 (1 milésimo de segundo), mas dificilmente conseguirá a mesma velocidade à noite.

No entanto, via de regra, a sua câmera possui um indicador de que a exposição está correta, mas que falaremos em breve. Tudo ficará mais claro quando houvermos falado da abertura de diafragma e juntarmos ao conhecimento adquirido sobre o ISO.

Para fins de pós-edição digital, é melhor trabalhar com fotos bem expostas ou subexpostas (escuras) em até 2 stops do que com sobrexpostas (claras), pois o Photoshop consegue recuperar mais detalhes das fotos escuras do que das fotos claras demais.

Exercícios práticos

Dial canon XSI
(Dial de uma Reflex introdutória da Canon, M para Manual e Tv para Shutter Priority. Foto: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/5614240452/)

Você só entenderá este conceito quando o houver posto em prática.

Por isto, nestes próximos dias, proponho-lhe a seguinte atividade:

1 - Com a sua câmera em Modo Manual (M), configure o ISO em 100, a abertura de diafragma em 8 (ou f/8) e, num dia ensolarado, tire três fotos de um mesmo enquadramento (se sua câmera tiver a opção Shutter Priority [Tv], ponha em ISO 100 e só altere a velocidade, pois a abertura é ajustada automaticamente):
a - uma em velocidade de 125;
b - uma em velocidade de 250;
c - uma em velocidade de 500.

E confira os resultados.

PS: Se você não souber como alterar as configurações de velocidade do obturador, abertura e ISO, leia o manual! Cada câmera e cada marca possuem botões diferentes para estas funções...

2 - Com a sua câmera em Shutter Priority (Tv), tire três fotos de um objeto em movimento (um carro, avião, cachorro, pessoas correndo):
a - em velocidade de 300;
b - em velocidade de 50;
c - em velocidade de 8.

E confira os resultados.

Depois, sinta-se à vontade para compartilhar suas fotos conosco enviando o link de seu flickr, ou do picassa (ou de qualquer outro álbum virtual) no comentário, e de dizer quais foram suas conclusões.

http://www.flickr.com/groups/calabocaeclica/

No próximo artigo, aprenderemos a usar a abertura de diafragma.



***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Faltou comentar que a velocidade do obturador tem tudo a ver com "velocidade!", congelar movimentos de esporte, animais, veiculos, um cata-vento ou borrar uma cascata, ou mesmo um movimento.

    ResponderExcluir
  2. Isto foi mencionado na postagem sobre os princípios da fotografia:

    "Quando você optará por uma velocidade rápida ou lenta do obturador?

    Se você quiser congelar um movimento rápido, como de um jogo de futebol, você terá de fotografar com uma velocidade rápida, pois, se o obturador ficar por muito tempo aberto, a foto ficará borrada.

    Se você quiser dar a sensação de movimento, como de um carro passando e deixando um rastro atrás de si, você terá de fotografar numa velocidade mais lenta.

    Agora, se você quiser fotografar um cidade à noite, mostrando a claridade dos edifícios e das ruas, poderá fotografar com uma velocidade bem mais lenta ainda."

    http://www.calabocaeclica.com/2011/04/mas-o-que-e-fotografia.html

    Mas não se preocupe, pois haverá um artigo só sobre os usos criativos da velocidade do obturador.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Henry. Espero que esteja tudo bem com você. Seu site foi o pontapé inicial para minha nova paixão que é essa coisa de fotografia. Nas velocidades padrão do obturador acho que você pulou o 250, foi do 125 para o 500. Você ainda está na Argentina?

      Excluir
    2. Obrigado pela correção, Lobo. Não tinha percebido que estava faltando uma das velocidades.

      Abraços.

      Excluir
  3. Oi Henry, estou adorando o curso de fotografia. Tenho uma máquina sony DSC500 10.1MP, ela vc pode programar manual. Só que é tão difícil numa viagem a gente, para cada foto vc fazer uma programação diferente. Na maioria das vezes deixo no autom. Gostaria de ficar mais treinada para fotografar para poder rapidamente programar a máquina. Mas acho isso muito difícil.

    ResponderExcluir
  4. Isto é somente uma questão de prática, Mirian, depois que você acostuma em fotografar em Manual, se torna automático configurar as funções da câmera.

    Não me lembro qual foi a útlima vez que fotografei em modo automático com minhas reflex... :D

    ResponderExcluir
  5. "Leia o manual!"
    Concordo plenamente.
    Minha primeira câmera digital foi uma Canon Powershot SD1000. Depois de um ano de uso tive a curiosidade de ler o manual pra saber o que mais ela podia fazer e tive boas surpresas. Resultado, só larguei o manual depois de aprender a configurar a câmera e utilizar os recursos que ela oferecia. Foi quando, consequentemente, senti a necessidade de um upgrade. Hoje, o manual da minha Canon G12 é livro de cabeceira.

    ResponderExcluir
  6. Amigo, adiquirir uma camera digital damarca fujifilm s2800HD, mais tô tendo tanta dificuldade, principalmeente quanto a ajustar a velocidade do obturador e a sua abertura...poderia me passar uma orientação mais especiica ao modelo de minha Maquina.

    Desde já agradeço pela anteção.

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Não tenho como saber como são os controles de todos os modelos de todas as marcas, por isto, o melhor mesmo é ler o manual de sua câmera e ver se você pode controlar esta função. Se for uma câmera compacta sem o Modo Manual, você não terá como ajustar o obturador.

    Sugiro a leitura do artigo sobre como tirar fotos melhores com a sua compacta.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia. Parabéns pelo curso, muito prático e direto. Ideal para quem quer ganhar tempo. Apenas, nesta aula, eu recomendaria informar que quando da mudança de velocidade, a abertura deve ser mantida a mesma. Na redação isso não fica claro. Ademais, embora seja um fotógrafo em ressurreição (já parei e estou voltando!) e tenha lido livros de fotografia, gostei bastante da forma como os conceitos estão sendo apresentados. Parabéns novamente e continuem neste maravilhoso mundo das imagens.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelo comentário. Eu preferi não mencionar muito a abertura de diafragma nesta lição pois ainda não havíamos explicado do que se tratava exatamente.

    Abraços e espero que esteja aproveitando esta sua "ressurreição". :D

    ResponderExcluir
  10. Olá Henry.. Já li seus 22 artigos sobre Introdução à Fotografia.. Todos maravilhosos.
    Meu pecado ainda estar em não saber mexer direito na minha Canon 500D.
    Já li o manual como vc disse, mas tem uma parte que não to entendendo de jeito nenhum:
    A velocidade do obturador, as vezes só vai até 1/200, eu tento, tento aumentar e não consigo. Mas as vezes, vai até 1/4000.
    O que pode ser isso?
    Abraços.

    PS: a camêra eu comprei em NY (B&H) depois de ler duas vezes o guia(!) NY para Mãos de Vaca. Já recomendei o livro pra todos os amigos e todos adoraram!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ivo.

    Esta do obturador é simples: quando você utiliza o flash, a velocidade máxima do obturador é em torno de 1/200, ou 1/250 em alguns modelos de câmera, isto é conhecido como sync speed (ou velocidade de sincronização), que é o tempo máximo para que o obturador se abra, capture toda a luz do flash e se feche, se o obturador for muito mais rápido de que isto, apenas uma parte do quadro ficará iluminada pela luz do flash, enquanto a outra ficará escura. Entendeu?

    Mas, quando o flash está fechado, a velocidade máximo do obturador retorna ao normal, ou seja, você pode fotografar em 1/4000, ou até mais em outros modelos de câmeras.

    Ficamos felizes que você tenha gostado do NY para mãos de vaca, é realmente muito recompensador saber que muita gente aproveitou melhor sua viagem graças às nossas dicas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. No manual da Nikon S3100 não fala como mudar as configurações da velocidade do obturador... só da ISO... ae que que eu faço... você sabe mudar? help!

    ResponderExcluir
  13. O teste com ISO e abertura fixa, quanto mais rápido o tempo de exposição, mais escura ficou a foto (conforme você refere no seu artigo).

    Reparei também no seguinte:
    - Em modo [Tv], com ISO automático, a redução do tempo de exposição provocou aumento do ISO (e manteve a mesma abertura);
    - Em modo [Tv], com ISO fixo, grandes reduções do tempo de exposição provocou maior abertura;

    Acho que essa última é boa para você analisar!

    Abraços,
    Pedro

    ResponderExcluir
  14. Oi, Pedro.

    Quanto maior for o número da abertura, f/11, f/16 ou f/22, por exemplo, menor é a abertura do diagrama, e vice-versa.

    Ou seja, se em TV você reduz a velocidade do obturador de 1/50 para 1/30, e a abertura para a primeira configuração naquela circunstância for f/4, por exemplo, em 1/30 ela terá de ser f/5.6, entendeu?

    A câmera precisa ajustar suas funções, menos luz, maior abertura, mais tempo com o obturador aberto e/ou maior ISO; mais luz, menos tempo com o obturador aberto, abertura menor e/ou ISO menor.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Olá. Quero comprar uma máquina mas estou em dúvida na nikon P500 x Panasonic FZ40. Creio que a Nikon seja melhor mas li que não tem controle manual do obturador e parece que o flash não é muito bom (não há sapata para externo e tem que acionar manualmente??). Qual seria a melhor? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  16. Neste nível, a Panasonic tem feito ótimas câmeras, Izabel. Acho que você não se arrependerá.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. galera preciso de ajuda, bom eu tirei 3 fotos como dito o Henry.

    http://www.flickr.com/photos/75765141@N05/6808651765/in/photostream

    http://www.flickr.com/photos/75765141@N05/6808652733/in/photostream/

    http://www.flickr.com/photos/75765141@N05/6808653933/in/photostream/

    Agora estou na duvida, fiz alguma coisa errada pri mim a 1ª foto foi a melhor, mas creio q ainda falta muita coisa.
    Sou totalmente inexperiente e estou aki para ''ouvir'' críticas. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Henderson.

      "Melhor" é muito relativo...

      Se a sua intenção era mostrar a silhueta dos prédios, então a primeira é a melhor, mas se a sua intenção era mostrar a rua, a terceira é a melhor.

      Mas, se você quer a minha opinião, eu achei a terceira foto melhor.

      Abraços.

      Excluir
    2. Olá Henry, comprei o guia NY para mãos de vaca e estou indo a NY final de fevereiro. Já estou nos EUA e gostaria de uma opinião entre a Nikon p500 e a Canon Powershot SX40. Sou estudante de odontologia e pretendo fazer algumas fotos no curso também, a pequena diferença entre os dois macros é significativa? Sou bem amador na fotografia ainda. Obrigado

      Excluir
    3. Oi, Guilherme.

      Não conheço as especificações destes dois modelos, mas, nesta categoria de câmeras, eu recomendo a Canon G12 ou a Nikon P7100 (ou a P7000, que é mais barata).
      Na verdade, com o preço da SX40 você pode quase comprar uma T3, ou uma XS usada, mas depois você precisaria comprar uma lente macro, que seria outra despesa.

      Abraços.

      Excluir
    4. Henry, obrigado pela resposta. Acho que vou ficar com uma superzoom mesmo, apesar da qualidade da imagem das compactas que você me passou serem melhores por conta do sensor maior e tal, não acho que ainda vou sentir tanta diferença pelo meu amadorismo. Pelo pouco que li acho que as superzooms são um pouco mais versáteis para a minha atual posição. Obrigado, um abraço de um fã do trabalho de vocês.

      Excluir
  18. Entendi Henry, to acompanhando passo a passo, nossa nunka imaginei que fosse tão legal assim mexer em modo Manual..
    Obrigado pelas dicas!


    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Henderson, é outro mundo, e você começa a ter o gostinho de verdade de estar fotografando e dominando seu equipamento.

      Continue assim! :D

      Abraços.

      Excluir
  19. Olá Henry, Hoje pela primeira vez visitei seu blog e gostei, estava a procura de informações sobre equipamentos...especificamanete sobre cameras,eu estudo fotografia,fiz o básico e a principio comprei uma Canon eos Kiss X2 isso antes de começar a fazer cursos, agora quero outra camera melhor.
    Moro no Japão e aqui o que mais tem são lojas de equipamentos fotograficos!!
    Pode me dar uma dica de uma camera boa? qual vc usa?
    Qual é a melhor no momento?

    ResponderExcluir
  20. nossa,parabns!!comprei a um mes minha máquina canon eos rebel t1i e aos poucos estou lendo e me familiarizando com ela,esse site explica as coisas de uma forma clara!parabns!!

    ResponderExcluir
  21. oi estou gostando mto e aprendendo no seu site, modo manual pra mim está deixando de ser confuso rsrs...obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, e continue acompanhando as próximas dicas. Abraços.

      Excluir
  22. Olá, gostaria de uma opinião profissional sobre o melhor modelo de camera fotográfica para se obter. Tenho interesse em comprar uma camera pois tenho a fotografia como hobby, mas não pretendo tornar disso uma profissão, por isso procuro uma camera que atenda as minhas necessidades de fotografar com qualidade, mas que não precisa necessariamente sem a melhor do mercado. Gostaria de uma opinião sobre um modelo ideal diante dessas necessidades. Obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Henry
    tenho uma Fuji S1500, na qual a velocidade mínma do obturador que consegui é 8 segundos. Tem alguma dica de como obter fotos do céu noturno com velocidade mais lenta? Ou não existe outa forma a não ser reprogramando os circuitos electronicos...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reprogramar os circuitos eletrônicos?!

      Não tenho ideia do que se trata isto, mas algumas câmeras tem limitação de tempo máximo do obturador. Agora, se houver a opção de "bulb", você pode deixar o obturador aberto pelo tempo que quiser.

      Abraços.

      Excluir
  24. Olá, Henry irei acompanhar seu site desde de já, pois achei muito interessante.
    Acabei de adquirir um Panasonic FZ 150 e como sou bastante amador e por ser minha 1º câmera com mais funções tem muito o que aprender.

    O que vc acha desse equipamento ?

    Mesmo não sendo profissional acredita que consigo fazer boas fotos com ela ?


    Obrigado

    ResponderExcluir
  25. Olá Henry. Gostei muito do seu blog e estou lendo todas as postagens. Ontem acabei as de 2011. Estou querendo comprar uma câmera digital para tirar fotos melhores (não pretendo seguir como fotógrafo profissional) e também fazer pequenos filmes. Estou de olho na Panasonic DMC-FZ47 e gostaria de saber a sua opinião sobre ela ou se você pode recomendar alguma outra câmera nessa mesma faixa de preço. Obrigado

    ResponderExcluir
  26. Oiiii Henry, acabo de descobri vc no facebook e estou lendo os post ha tres dias. Esse em especial foi mega importante, pois tiro fotos do meu marido e amigos surfando. Tbm tiro muita foto de paisagens, pq moramos em Canarias. Muito bom o Blog!
    Obrigada,

    ResponderExcluir