Adsense aproval

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Qual é a melhor câmera fotográfica? - Parte 1 (Câmeras amadoras)


Vira e mexe alguém nos pergunta qual é a melhor câmera fotográfica para se comprar?

A resposta deveria ser outras duas perguntas:

1 - melhor câmera para o quê?

e

2 - quanto você pode/quer pagar?

Pense na câmera como uma ferramenta. A foto não está na câmera, mas está antes na visão do fotógrafo.
Qualquer um que lhe disser que uma boa câmera faz toda a diferença, está equivocado; assim como quem diz que uma boa câmera não faz diferença alguma também está errado.

A boa fotografia é a junção entre uma boa ideia e a câmera apropriada.

- fotógrafos de paisagens e propaganda tem a tendência de fotografar com câmeras imensas e caras, para capturarem o maior número de detalhes possíveis;
- fotógrafos de esporte precisam de câmeras rápidas, para capturarem o momento preciso;
- fotógrafos de rua precisam de câmeras discretas e silenciosas, que chamem pouca atenção;
- para levar na balada, pode ser um celular com câmera ou uma compacta que caiba no bolso, e assim por diante.

Cada câmera apropriada para suas respectivas funções.

Como escolher então?

Não vou indicar modelos de câmera, pois, na era digital, em duas semanas boa parte do que eu escreveria aqui se tornaria obsoleta, por isto, vamos nos ater às categorias nas quais elas se encaixam.

Câmeras compactas (point-and-shoot)

Favorite Point And Shoot

São câmeras pequenas e, geralmente, com recursos bastante limitados. Algumas até podem ter uma boa qualidade de imagem, mas possuem muito ruído digital em condições de pouca luz (aqueles pontinhos vermelhos na foto) e são raras as que tem controles manuais.
São também conhecidas como câmeras point-and-shoot, pois é só mirar e fotografar, sem precisar pensar muito, pois a câmera decide qual é a melhor exposição.
O maior grau de sofisticação delas são diferentes configurações, como para esportes, neve, paisagem, retrato, etc., que permite uma performance melhor nestas circunstâncias.
As marcas líderes das compactas são Sony, Panasonic, Nikon, Olympus, Canon, Pentax, Kodak, entre outras.

Para muita gente, nestas câmeras, o mais importante é o design e as cores externas do que tirar uma boa foto.

Custam de uns 70 dólares em diante.

Câmeras compactas avançadas (Advanced point-and-shoot)

Canon G11

Costumam ser um pouco maiores dos que as compactas normais, com sensores maiores e, por isto, com qualidade superior de imagem. Também tendem a dar um controle maior ao fotógrafo, geralmente com possibilidade de controle manual.
É um grande passo para quem deseja começar a estudar fotografia a fundo, mas ainda está longe de ter a versatilidade de uma câmera profissional.
No entanto, não se engane muito com o tamanho de algumas compactas avançadas, pois tamanho nem sempre é documento!
As líderes de mercado são as mesmas das compactas, com especial atenção para alguns modelos da Canon, Nikon, Olympus e Panasonic.

Podem custar de 300 dólares para cima.

Na parte 2, veremos as câmeras pra valer!

E não se esqueça de ler o artigo, "Tirando fotos melhores com sua câmera compacta"



***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Oi Henry, tudo bem?

    Henry, preciso de uma câmera que bata realmente as cores das coisas como batom e esmaltes (rs) Pode até rir, mas é verdade... Tenho um blog de maquiagem www.likeamake.com

    E uso uma Canon A1000IS e ela não me dá o resultado real do que preciso, além disso preciso de uma que foque bem, não trema e que filme.

    Lógico que pode ser uma robusta, mas pensei na Canon G11, mas não sei se ela é boa de fotografar realmente o que quero...

    Pelo que procurei saber na minha Ignorância, vi que a minha necessidade se enquadra numa Reflex, mas acho q todas são grandes demais, e saio muito sozinha, então acho que seria um trambolho dentro da minha bolsa.

    O que você acha?

    Se sua opinião for uma Robusta, tudo bem, dou um jeito de ter uma bolsa Maior ;o)

    Queria te escrever isso num e-mail, mas não achei seu contato.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Miene.

    Acredito que uma G11 seja mais do que o suficiente, porém, você tem de levar em consideração que praticamente todas as fotos que você for mostrar às outras pessoas precisam de pequenas correções de pós-processamento, por exemplo, para ajustar as cores, você pode usar o photoshop (ou algum outro programa de edição de imagens) e aumentar a saturação, que é a função que controla a intensidade das cores, até ficar mais próximo do real. E também não se esqueça do balanço do branco, que pode alterar as tonalidades da foto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Henryyyyyy


    Ganhei um Nikon D3000 o q vc acha dessa camera?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Sheyla, esta será uma ótima câmera para você aprender fotografia e lhe dará bastante liberdade criativa.

    Como já disse algumas vezes e repito: leia o manual dela do começo ao fim e aprenda onde ficam os controles de abertura, ISO e velocidade do obturador, além do balanço de branco.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Eu consigo foto 10x15 com qualquer máquina?
    o que você acha do modelo Nikon coolpix S9100?
    para quem esta iniciando
    Desde já, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Henry,
    Adoreis ua matéria e normalmente já o acompanho....parabéns!
    Gostaria de uma informação...estou a procura de uma camera slim que pudesse me dar algumas recursos que só consegui encontrar em cameras profissionais....como uma opção de maior zoom optico, fotos sequenciais (ou modo brust) e fotos panorâmicas, será que consigo isso em uma camera compacta? e qual modelo é possível ter esses opcionais, se é que algum os possuí? Muito Obrigado! Abraços....Carlos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carlos.

    Como eu quase nunca uso câmeras compactas e são milhões de modelos lançados todos os anos, acredito que não será difícil você ir a a uma loja e ver diretamente com o vendedor.

    Para compactas, umas das melhores marcas no momento é a Panasonic, então veja quais modelos eles tem disponíveis.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Oi Henry,td bem? Meu nome é Verônica,sou dentista e nunca fotografei os casos dos pacientes,mas agora sinto que isso faz falta na clínica diária.Sou muito leiga na arte de fotografar,mas já estou lendo sobre isso pra me inteirar do assunto.Gostaria de uma dica sua em relação a qual câmera devo comprar,lente,flash para fotos de curta distância(como dos dentes dos pacientes),lembrando que sou uma iniciante,mas que um dia chegarei num nível mais avançado.rsrsrs
    Agradeço antecipadamente,
    abraços.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Verônica.

    Acredito que, no seu caso, uma Canon G12, uma Nikon P7100, ou até uma Reflex introdutória, como uma T3, já seria o bastante para o que você necessita.

    Na G12 e na P7100, tem uma função chamada Macro, que lhe permite aproximar a câmera bastante do objeto fotografado e tirar fotos com bastante detalhes.

    Já uma Reflex lhe dará maior versatilidade, mas são câmeras grandes. Talvez você precise de uma lente específica para macro, mas a lente do kit quebrará o galho a princípio.

    O flash a curta distância é um problema, pois o campo de atuação fica restrito quando se chega muito perto. O melhor será aumentar o ISO da câmera, aumentar a abertura e reduzir o obturador. Você poderá obter boas fotos sem flash, ou apenas com a iluminação ambiente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Henry! Como vai?
    O meu nome é Deise e gostaria muito de uma opinião sua com relação a compra de uma máquina fotográfica. Tenho uma Olimpus e uma Sony e não tive muito sorte com elas, pois a bateria de ambas não funciona mais, já até comprei carregadores novos mais infelizmente tiram umas 20 fotos e logo desligam. Enfim,estava pensando em uma da Sansung, porém com os comentários acimas já estou pensando em uma Canon ou Nikon. A máquina será somente para uso caseiro, porém gostaria de ter fotos de qualidade e que não fosse tão difícil de manuseá-la.
    Desde já agradeço a sua atenção e o parabenizo!
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá, Deise.

    A Canon fabrica uma das melhores câmeras compactas disponível, a S95. Dê uma olhada nela.

    E é óbvio que precisa estudar bastante, pois a câmera somente não faz milagre. O maior segredo por detrás de uma boa foto é um bom fotógrafo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Henry...

    Sou uma amante das fotografias, porem totalmente leiga!

    Viajo muito, sempre temo uma camera nas mãos..
    mas quero uma coisa mais avnçada!!

    Andei pesquizando, inclusive li todas as suas dicas...
    vou comprar uma Canon, mas ainda n decidi pelo modelo, estou a um tempo convencida pela 60D, mas acho que talvez a T3 me atenderia muito bem..

    Me da uma dica pois n esotu olhando muito a questão de valores e sim de resultado...

    Qual me adptaria melhor me satisfazendo em relação a imagem, zoom quais tipos de lentes vc me indica... enfim qualidade!!

    Pois a unica coisa q ja me decidi é que vai ser um dos dois modelos...

    bjss!!

    ResponderExcluir
  13. Se você não está preocupada com valores, eu compraria uma câmera mais barata, como a T3, e investiria em lentes melhores, como uma 50mm f/1.4, uma 70-200m f/4 L e/ou uma grande angular, como a 10-22mm f/3.5-4., além da lente do kit, assim você cobre quase todo o espectro de distâncias focais.
    Agora, se você puder comprar uma 24-105mm f/4 L, então você terá umas das melhores e mais versáteis lentes da Canon nas mãos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Ola Henry, estou ja cansada da minha h55 rs..e olha que nem faz um ano. To tão apaixonada por fotografia que quero logo uma melhor. to aprendendo muita coisa aqui e ela ja ta ultrapassada rs..
    Eu vi uma que se encaixa mais no meu bolso rs
    A Nikon D3100 o que acha dela?
    Fico grata desde já =)

    ResponderExcluir
  15. Olá Henry. Bem adquiri uma Fujifilm SX2950, com alguns controles manuais, bem, gostaria de sua sincera avaliação sobre este modelo. De manira detalhada, qualidade técnina e recusros é um bom equipamento para se iniciar ou pode também ser utilizado profissionalmente? OBS: Penso também na utlização para filmes em HD com a mesma,quase que sempre!! Sobre isto, é viável, até onde?
    Muito grato.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Dani.

    Acredito que uma D3100 já seria um ótimo começo, pois lhe daria a versatilidade de comprar lentes melhores e outros acessórios.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Wendel.

    Como não conheço este modelo da Fuji nem faço reviews de câmeras, fica um pouco complicado eu lhe dar as especificações da câmera.

    Dê uma olhada no google ou diretamente no site da Fuji, não deve ser difícil encontrar estas informações que você procura.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Henry.
    gostaria de comprar uma Nikon p500. O que vc acha dessa escolha?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  19. Olá Henry. pretendo adquirir uma máquina para fotos faciais de meus clientes tipo antes/depois de tratamentos, gostaria de sugestão.Obrigado! Patricia Chaves.

    ResponderExcluir
  20. Anonimo 1
    Nesta faixa de preço da Nikon P500, eu faria um sacrifício e comprar uma P7000, é uma câmera muito melhor e usada como backup de muitos fotógrafos profissionais.

    Anonimo 2
    Imagino que para isto você não necessitaria de uma câmera muito sofisticada. Talvez uma Canon G12 ou uma Nikon P7000 já fosse o suficiente.
    O segredo é a iluminação e isto não vem a câmera.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Olá Henry,
    Tenho uma nikon L110 porém como tenho filho pequeno preciso de uma máquina mais compacta e com ótima resolução (principalmente porque criança não pára para tirar foto rsrs), minha nikon me decepcionou além de ser muito grande, a qualidade nunca sai boa pois nunca tenho tempo de preparar a máquina. Estou pensando numa canon, tipo S95 ? O que você me aconselha ? Obrigada Liliane

    ResponderExcluir
  22. A S95 é uma ótima câmera, Liliane, mas lembre-se que, com câmeras compactas, o autofoco sempre será mais lento e poderá ter dificuldades para focar objetos se movendo muito rapidamente.

    Mas, se eu fosse comprar uma câmera compacta hoje, seria a S95.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Olá Henry,
    Obrigada por sua resposta, vou pra França esta semana e vou aproveitar e comprar lá, sai um pouquinho mais barato, meu maior objetivo é fazer fotos e vídeos caseiros mesmo, porém quero uma máquina de fácil manuseio e que tenha boa resolução, vou procurar a s95 mas caso vc tenha alguma outra sugestão me diga por favor e na loja eu decido. Muito obrigada. Abs Liliane

    ResponderExcluir
  24. A Panasonic tem feito boas câmeras compactas no momento, Liliane. Talvez haja algum modelo que a agrade.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  25. Olá, ano passado compreiu uma Canon SX20is para fazer as fotos do aniversário do meu filho. Triste decisão a minha pois como sou leiga as fotos ficaram péssimas mesmo no modo automático.
    Esse ano não quero cometer o mesmo erro. Quero comprar uma camera legal mas que me permita tirar fotos legais sem configurações manuais. Com a minha estou tendo fotos borradas qdo em movimento, tanto externas qto internas. Desisti! Como não tenho tempo para aprender pois o aniversário é sábadoque vem, quero comprar outra e vou optar pela panasonic. Você indica uma em especial da linha Lumix? O que acha da FZ47? Será que terei a mesma dificuldade que tenho com a Canon atual? Lucille

    ResponderExcluir
  26. Oi, Lucille.

    Uma outra câmera não garantia alguma que suas fotos ficarão melhores.
    Geralmente, as câmeras compactas possuem um desempenho ruim em situações com pouca luminosidade, então você acaba sendo obrigado a usar o flash, que dá aquela sensação de artificial para as fotos. São as limitações do equipamento e para isto não existe muita solução.

    Agora, se a foto de movimento estiver borrada mesmo num dia ensolarado, alguma coisa está errada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Olá Henry
    Parabens pelo blog!!!
    Eu me apaixonei por fotografia, estou aprendendo ainda rs, eu tenho uma sony HX1
    Mas estou querendo trocar, pode me indicar uma camera boa, que saiam imagens limpas, cores fortes, que fique legal fotos noturnas... Enfim.
    Pode me indicar alguma camera?
    Abraço.
    Glaucio.

    ResponderExcluir
  28. Se for uma compacta avançada, eu recomendaria uma Canon G12 ou uma Nikon P7100, se for Reflex, veja as introdutórias, como a T3i ou a D5100.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  29. Olá, Henry!
    Sou uma curiosa e adoro seu blog.
    Estou querendo comprar uma Canon SX30 IS. O que acha desta?
    Obrigada!
    Juliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana.

      Da Canon, as câmeras que recomendo são:

      - compacta: S95
      - compacta avançada: G12
      - reflex introdutória: T3, ou T3i

      Abraços.

      Excluir
  30. Boa tarde!!! tenho uma Nikon L110 mas gostaria de mais liberdade para fotografar, e principalmente uma com ótima qualidade para fotos noturnas e de shows. Com preço aproximado desta Nikon. Pode me ajudar? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima qualidade de foto noturna você só obterá com uma Reflex e com uma lente com abertura grande. Até onde eu saiba, nenhuma câmera compacta atual tem esta capacidade.

      Mesmo assim, eu iria por uma Nikon P7000, é quase o mesmo preço desta que você já tem e é uma câmera usada por muitos profissionais para backup.

      Abraços.

      Excluir
  31. Olá!!
    Estou começando a pesquisar sobre o assunto, e estou em dúvida entre duas câmeras, a Canon T3 e a Canon T1i. Oq vc recomendaria?
    Obrigada. Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, Ana, são modelos muito parecidos e, neste nível de Reflex introdutória, eu iria pela mais em conta e compraria uma lente 50mm f/1.8 para completar.

      Abraços.

      Excluir
  32. Olá Henry, Boa tarde!
    Qual camera me indicaria? Canon T3I ou Nikon D7000?? sou iniciante ainda e pelo que andei pesquisando essas cameras são indicadas por bastante fotografos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes modelos são bastante próximos um do outro, a escolha dependerá do seu gosto pessoal. As minhas recomendações de câmeras para 2012 podem ser encontradas aqui.

      http://www.calabocaeclica.com/2012/02/vai-comprar-uma-camera-fotografica.html

      Abraços.

      Excluir
  33. Oi Henry,
    gostaria de algumas dicas suas... Quero comprar dois tipos de máquina:
    - 1 compacta, para poder carregar por aí, sem medo de ser assaltada (como fui agora no carnaval).
    - 1 semi-profissional, para tirar fotos em festas minhas, com qualidade de imagem superior

    Bom, sobre a compacta, eu gostaria de saber se alguma tira fotos rápidas, tipo várias fotos em clicks rápidos, entende? Qual seria a melhor custo/benefício?

    Sobre a semi-profissional, gostaria de uma não muito grande - nem muito cara, principalmente por eu não ter domínio ainda da fotografia (algo que pretendo aprimorar no futuro, pois amo foto!). Quero uma de fácil manuseio, mas que seja de boa qualidade, tire fotos rápidas em vários clicks, fotos em movimento sem perda de qualidade e ainda faça filmes.

    Aguardo suas dicas.
    Muito obrigada. Seu site é muito bom.
    Abraços
    Aline

    ResponderExcluir
  34. Olá, Henry,

    Como está? Acabei de sonhecer seu blog e gostei muito dele.
    No mês de abril vou fazer uma viagem para fora do Brasil e gostaria de registrar o passeio.
    Eu já tenho uma boa câmera (Canon), semi-profissional, mas estou em busca de uma compacta. Gostaria de que me indicasse uma maquina compacta com qualidade razoável para fotos noturnas e panorâmicas.
    Obrigado,
    Everton.

    ResponderExcluir
  35. olá quero começar no ramo de fotografia,o que vc me diz da camera fuji finepix H20 16mp? esta boa pra eu começar?

    ResponderExcluir
  36. Estou saindo de viagem e gostaria de comprar uma camera compacta para registrar os momentos no exterior, qual seria a mais indicada? obrigado Luiz

    ResponderExcluir
  37. ola henry, trabalho com futebol e tiro fotos esportivas de jogos e treinos, tenho uma camera basicae quero comprar uma melhor, tenho duas opcoes em vista, uma canon d7 , e uma nikon d700, na tua opiniao qual a melhor e mais apropriada pra mim comprar? obrigado...

    ResponderExcluir
  38. Olá Henry, parabéns pelo blog!Muito legal!!

    Preciso da sua ajuda... quero comprar uma maquina DSLR e fiquei na dúvida entre: Canon Rebel XT3i,Nikon D3200 e Nikon D 5100? Existem muitas diferenças entre elas? Vou utilizar a máquina para tirar fotos de dentes, bem como em viagens com a família.A filmagem também é um ponto importante.
    Gostaria de saber também se devo esperar a nova Canon XT4? Será que vem com muitas inovações?

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Bom dia Henry!
    Vamos para NY em outubro (com o guia Mãos de Vaca no bolso!) e queremos comprar uma câmera por lá, para ter as melhores lembranças. Temos uma aponte e clique até boazinha, que dá algumas opções manuais, mas o zoom é +- (Sansung st90). O que você nos recomendaria, levando em consideração que somos iniciantes na arte? Existe alguma opção boa, compacta e com bom zoom? Precisamos mesmo de tantos megapixels?
    Desculpe, mas são muuuitas dúvidas... :D
    Obrigada!
    ps. Estou ansiosa pelas dicas de outono em NY no http://www.maosdevaca.com/ !!!

    ResponderExcluir
  41. Gostaria de uma camera compacta de bolso de facil uso e de imagens perfeitas com estabilidade óptica de imagens e tudo que tem direito nós dias de hoje.Obrigado desde já pela atenção.

    ResponderExcluir
  42. Câmera Digital Optio RS1000 14 MP com LCD 3", Zoom Óptico 4x, Foto Panorâmica, Smile Shutter, Face Detection + Skins + Cartão Micro SD 2GB – Pentax.Este modelo de camera e bom?Caso não me indique outro por favor.Obrigado

    ResponderExcluir
  43. boa tarde

    Gostaria de fotografar modelos para books de fotos , qual a melhor camera para este trabalho?

    ResponderExcluir
  44. Boa noite gostaria de saber qual é melhor pra iniciante a canon t3i ou nikon d80? obrigado.

    ResponderExcluir
  45. Olá gostaria de saber quais câmeras fotografam em formato raw e se a Nikon sx520hs consegue fazer isso? Grato...

    ResponderExcluir