Adsense aproval

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Introdução à fotografia 4 - Obtendo a melhor exposição (exposure)

Times Square

Agora você já sabe como utilizar os controles de ISO, velocidade do obturador e abertura de diafragma de sua câmera, que, como dissemos são os três princípios básicos da fotografia.

Mesmo assim, se você está se atrevendo a fotografar em Modo Manual (M), suas fotos ainda não estão ficando grande coisa, não é?

Isto porque você ainda não aprendeu como ajustar sua câmera para tirar a melhor foto. De que adianta você ajustar ISO, obturador e abertura, se não souber qual é a melhor configuração para determinadas situações?

- E como eu descubro isto? - você me pergunta.

A grande sacada é que a sua câmera lhe diz qual é, supostamente, a melhor exposição (exposure). Todas as câmeras digitais possuem um medidor de luz, chamado fotômetro (ligh meter), que recebe através da lente a luz ambiente e calcula qual é a melhor exposição.

Vejamos abaixo as informações do visor digital de uma reflex da Canon.

Exposição - Canon XSI

Você reconhece o número dentro do retângulo azul?
Exatamente, é a velocidade do obturador!

E o número ao lado, com um "F" na frente?
Isto mesmo, é a abertura de diafragma!

O ISO é autoexplicativo, é o número ao lado de onde está escrito ISO...

Agora, o que é aquela barra pontilhada logo abaixo da velocidade do obturador?

Aquilo é o fotômetro da sua câmera, ou seja, o medidor de luz.
Se a barra vertical estiver no meio, é porque o fotômetro está indicando que a exposição está correta, se a barra vertical estiver para o lado esquerdo, onde há os números -2 e -1, é porque a foto está subexposta (escura), por fim, se a barra estiver para o lado direito, onde há os números +2 e +1, é porque a foto está sobrexposta (clara).

Os números -2, -1, +1 e +2 indicam stops de exposição, ou seja, se você fotografar com a barra sobre o +1, sua foto estará 1 stop mais clara.

Este medidor de luz pode ser visto, nas câmeras Reflex, pelo visor ótico, geralmente na parte de baixo ou na lateral do campo de visão. Em algumas câmeras, o medidor também pode ser visto pelo visor digital atrás câmera ou em um pequeno mostrador no topo.

Visor Canon XSI
(Usar o visor ótico da câmera é sempre a melhor opção para um boa foto)

Eu recomendo que você aprenda a fotografar e enquadrar suas fotos através visor ótico, pois assim você está olhando diretamente através da lente da câmera, sem nenhum tipo de processamento digital, no entanto, isto vale principalmente para câmeras Reflex (com o espelho dentro).
Se sua câmera for uma compacta avançada, que tem visor digital, isto não faz tanta diferença, penso que é até melhor ver no visor maior atrás da câmera.

É este mesmo medidor de luz que permite que as câmeras automáticas tirem, na maioria das vezes, fotos boas, só que isto é tudo feito sem o controle do fotógrafo.

Já sei o que você deve estar se indagando: "se o fotômetro me indica qual é a exposição correta, e este é o mesmo princípio das câmeras automáticas, por que não fotografar apenas no Modo Automático?"

O problema é que o fotômetro nem sempre está certo. Geralmente, ele faz uma avaliação de toda a claridade que entra pela lente e faz uma estimativa do que seria a melhor exposição, porém, se você estiver diante de uma situação com muito contraste, com sol forte e sombras, por exemplo, a medição pode ser um pouco equivocada, então, você, com o controle manual da câmera, pode fazer os ajustes e obter a melhor foto.
Como existem várias situações na qual o fotômetro pode dar a medição errada, o ideal é sempre pôr a barra vertical no meio, ajustando o ISO, a abertura e obturador como for necessário, tirar a foto, ver como ela ficou e, se você perceber que ela está muito clara ou muito escura, fazer os ajustes.

Cenas Curitibanas
(1/100 f/16 ISO 400 - muito contraste pode confundir o fotômetro. É nestas horas que o fotógrafo tem de decidir qual é a melhor exposição. Foto: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/4842788234/)

Com a prática, você poderá se antecipar a certas situações de luminosidade e já saberá se deve pôr a barra mais para a esquerda ou para a direita, dependendo do efeito desejado.

A partir de agora, quando formos indicar a configuração utilizada para se tirar uma foto (e recomendo que você faça o mesmo), usaremos a seguinte nomenclatura: (velocidade do obturador) (abertura de diafragma) (ISO).
Por exemplo, se você estiver mostrando uma foto tirada em velocidade do obturador de 1/500, com abertura de f/8 e ISO 400, você escreverá o seguinte, abaixo da foto:

1/500 f/8 ISO 400

Você pode anotar estas informações logo após tirar a foto, ou, a maneira mais prática já no computador, clicar com o botão direito sobre a foto e selecionar "Ver propriedades", na pasta "detalhes", na seção "camera", você encontrará toda a configuração utilizada naquela foto.

Passo a passo para ajustar sua câmera de acordo com o fotômetro

1 - Assim que você for fotografar, você apontará sua câmera para o que você quer retratar e observará o medidor de luz (a barra pontilhada) e verá onde está a pequena barra vertical. Se houver muita luz, ou pouca luz, a barra pode estar num dos cantos, piscando, isto quer dizer que você terá de aumentar ou reduzir bastante o ISO, o obturador e/ou a abertura.

2 - Geralmente, eu ajusto primeiro o ISO.
a - Está um dia ensolarado e eu quero a foto mais nítida possível? Então ponho em ISO 100.

b - Já é fim de tarde e o sol está se pondo? Então ponho em ISO 200 ou 400.

c - Está de noite e estou fotografando sem flash? Então ponho em ISO 800 ou maior.

3 - Em seguida, ajusto a abertura de diafragma.
a - Se for um dia ensolarado e quero que boa parte da minha foto fique em foco, ponho em f/8, f/11 ou f/16, porém, se eu estiver tirando um retrato de alguém e quiser que apenas a pessoa esteja em foco, e o segundo plano borrado, ponho em f/4 ou até aberturas maiores, como f/2.8, f/2 ou f/1.4 (se minha lente permitir);

b - Está de noite e estou fotografando sem flash? Ponho a maior abertura possível para a lente que estou usado, f/4 ou maior.

4 - Por fim, ajusto a velocidade do obturador, pondo a barra vertical no centro do medidor de luz (fotômetro). Numa dia ensolarado, poderá ficar entre 1/100 ou 1/500, dependendo das outras configurações. Já à noite, pode ser que fique entre 1/50 ou mais lento, porém, sem flash ou tripé, existem grandes chances de a foto ficar borrada.

Exercícios práticos

1 - Descubra onde está o medidor de luz de sua câmera (fotômetro/light meter), geralmente só presente nas câmeras com Modo Manual (M). Leia o manual do fabricante se tiver dificuldades.

2 - Apontando sua câmera para o que você desejar fotografar, ajuste a configuração em Modo Manual (M) de ISO, abertura e obturador até conseguir pôr a barra vertical no centro do medidor de luz. Tire a foto.
Como ficou? Boa, escura ou clara?

3 - Ajuste as configurações da câmera até ficar no centro do medidor de luz. Tire três fotos.
a - uma com a barra no centro;
b - uma com a barra em -2;
c - uma com a barra em +2.

Confira os resultados. O medidor de luz indicou a melhor exposição, ou não?

E não deixe de compartilhar suas experiências e suas dúvidas conosco através do comentário.

http://www.flickr.com/groups/calabocaeclica/



***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Prezado Henry,

    Primeiramente parabéns e obrigado pelo blog. É louvável a simplicidade e didática utilizada, fazendo com que pessoas como eu - iniciantes na arte da fotografia - tenham grande aprendizado.

    Eu fiquei tão bem impressionado que resolvi compartilhar umas fotos com você, que poderão ser úteis no momento em que (imagino) você aborde distância focal ou diferentes planos.

    O link das fotos (Picasa) é http://bit.ly/distanciafocal

    Fique a vontade para utilizá-las caso encontre utilidade nelas.

    Novamente parabéns, e sucesso ao blog!

    Abraço,

    Rafael Chagas

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por sua visita, Rafael.

    O artigo sobre distâncias focais será o próximo. Interessante o link que você passou com suas fotos, pelo que entendi, você fez o princípio inverso, ao invés de dar o zoom com a câmera, você se afastou do objeto retratado e recortou a foto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Exatamente Henry. Me chamou atenção a composição da cena, e acabei tirando várias fotos com o carro em movimento, na busca da melhor combinação entre o antigo prédio e as montanhas ao fundo. Somente após, visualizando as fotos no computador, pude perceber a grande variação entre o primeiro e segundo plano.

    E que venha o post sobre distância focal... vou esperar ansiosamente!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Henry.
    Como te falei na aula anterior, minha câmera é uma Sony HX1.
    Procurei pelo manual inteiro o fotômetro e não encontrei. A única função que encontrei que eu acho que deve ser a mesma coisa é o Histograma. É isso mesmo?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu.

    Histograma é uma outra coisa, diferente do fotômetro.
    O fotômetro aparece em algumas câmeras como uma linha com alguns traços, demarcando se a imagem ficará sobrexposta ou subexposta. Provavelmente, só deve aparecer no visor da câmera quando ela estiver no Modo Manual.

    Já o histograma é um gráfico que representa a luminosidade no sensor. Também pode indicar se a foto está muito clara ou muito escura, mas geralmente depois de você já ter tirado a foto.

    Dei uma olhada no manual online da sua câmera e, ao invés da barra do fotômetro, há um indicador de exposição (EV). Quando o valor estiver em 0, é porque a exposição está supostamente correta, quando estiver num valor negativo (-), é porque está escura, se estiver com um valor positivo (+), é porque está clara demais.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada. Agora entendi e localizei o indicador de exposição.

    ResponderExcluir
  7. me interesso mt por fotografia tenho um fuji finepix S4000 ela e boa para começar a aprender ? e gostaria de saber tambem oq é aquela coisa q fica encaixada embaixo das srl de fotografos pra que aquilo serve !!!

    adorei o seu blog, parabens pela iniciativa !

    de Leonardo Moreno Monteiro

    ResponderExcluir
  8. Oi, Leo.

    Pelo que vi, este modelo da fuji possui modo manual, ou seja, você pode aplicar as técnicas básicas de fotografia. Já as técnicas de composição, você poderia utilizá-las mesmo em câmeras compactas.
    Talvez você sinta a necessidade de uma Reflex no futuro, mas não há porque se precipitar. Estude primeiro e veja se você gosta disto.

    Aquilo que fica embaixo das SLR se chama "grip" e é usado para adicionar bateria extra à camera, assim o fotógrafo pode fotografar mais sem se preocupar em trocar as baterias. Além disto, tem um outro botão do obturador para fotografar retratos e muitos dizem que dá mais estabilidade para a câmera. Eu acho que é frescura, afinal de contas, trocar a bateria nem é um processo tão complexo assim que não possa ser feito em poucos segundos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Para mim que está começando na fotografia, as dicas são perfeitas. Obrigado. Era isso que eu precisava saber.

    ResponderExcluir
  10. Sou eu quem agradece a visita, Ribeiro. ;)

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de parabenizar o idealizador do site pela qualidade das informações e maneira simples de transmitir estes conhecimentos introdutórios e essências à fotografia.
    Comprei minha primeira reflex recentemente e estou dando os passos iniciais neste mundo (com objetivo amador). Das várias pesquisas, artigos, tutoriais e fóruns que visitei e consultei, este, sem dúvida, é um dos melhores.
    Somente uma dúvida: estes artigos de introdução à fotografia são um resumo do livro digital à venda?

    ResponderExcluir
  12. Oi, Eduardo.

    O livro digital reúne estes artigos do curso introdutório do blog e alguns inéditos.

    Abraços e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  13. Eu estou com dificuldade de associar os 3 princípios, acho que só vou conseguir praticando mesmo.
    Esclareça uma duvida minha, quando se usa o zoom, a foto fica normal? Quero dizer, ela não perde resolução e essas coisas todas?

    Obrigado

    PS: Estou adorando esses artigos. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Walter.

      É isto mesmo, só praticando que as coisas ficarão mais claras.

      Sobre o zoom, depende... Nas Reflex e câmeras com zoom ótico não haverá perda de resolução, mas se for zoom digital sim.

      Abraços.

      Excluir
  14. Olá Henry, Domingo fui a cachoeira tirei uma foto de uma arvore ..aff adiei tipo não saiu como eu queria, o medidor de luz ficou certo ..mais parece q saiu tudo meio embaçado e palida a foto..o ke vc me sugere a fazer quando bater essa mesma foto ? obrigado

    o Céu tb não gostei cade aquele azul lindo que tava no dia ? rsss

    http://www.flickr.com/photos/75765141@N05/6832961409/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso desta imagem, se você deseja o céu azul e exposto corretamente, você deveria ter exposto pelo céu, apontando a câmera para cima, ajustando o fotômetro e tirando a foto.

      Neste caso, talvez a árvore ficasse um pouco escura, mas é só ajustar novamente, deixando-a um pouquinho mais clara.

      Por fim, acaba sendo inevitável passar a foto por algum editor de imagens, para aumentar um pouco a saturação, que deixará o verde mais verde, e o azul mais azul.

      Abraços.

      Excluir
  15. Olá,com uma fuji fhinepix s4000 da pra fazer um efeito bokeh?
    Faz um post sobre como fazê-lo com essas cameras,isso interessa muita gente!
    Abraço Querido,excelente seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessanco.

      As câmeras compactas possuem várias limitações, e o bokeh é uma delas.

      Dê uma lida no link abaixo, que talvez possa ajudá-lo um pouco.

      http://www.calabocaeclica.com/2011/07/tirando-fotos-melhores-com-sua-camera.html

      Abraços.

      Excluir
  16. Oi Henry ,
    Mais una vez obrigada pelas preciosas dicas....
    Queria uma ajuda sua....
    Queria saber qual melhor lente pra fotografar pessoas( rosto, corpo todo) para book sabe????
    Gosto de fotos claras, coloridas, muiiiito nítidas, e con fundo desfocados.... Essa é uma enorme duvida que tenho.... Tenho uma nikon D 90 com lente 18-105 vr, mas queria uma lente que deixasse mais nítida as fotos...tipo foto profissional rs ( sou detalhista demais rs)
    Obrigada mais uma vez....
    Obs: a 18-105 serve pra que? Rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Grande amigo tenho uma canon 3ti e testei ela no modo manual, ajustando direitinho conforme ensinado no blog, mais vi uma enorme diferença quando tiro foto no modo cena inteligente auto, por mais que eu tente regular a cam no modo Manul nunca consigo resultodo do modo de cena inteligente auto !

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexandre.

      É tudo uma questão de prática, quanto mais você utilizar e se habituar com o Modo Manual, melhores ficarão suas fotos, depois você nunca mais vai querer retornar para os modos automáticos.

      Abraços.

      Excluir
  18. Mto bacana...acabei de comprar uma cam. com recurso manual, e estou meio confusa, não tenho pretenção de ser uma graaande fotógrafa, mas apenas quero registrar melhor, familia amigos e minhas viagens pois curto turismo ecológico, e sabe natureza tem mta coisa linda pra fotografar, é só por hobby mesmo, pq notei que na compacta comum, nem sempre as fotos ficam legais , por isso me aventurei numa mais potente...mto instrutivo seus artigos, vou comprar seu livro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, e continue acompanhando as próximas dicas. Abraços.

      Excluir
  19. Muito bom o poste
    me ajudou em muito
    melhorei o resultado
    das minhas fotos
    tenho uma Sony H50,
    ela é uma boa câmera?
    Poderia me ajudar
    a melhorar as cores e nitidez
    das fotos? Li posto mas ensinando
    com configuração que não tem nela,
    obrigado e parabéns

    ResponderExcluir
  20. Olá Henry,

    Adoro fotografia, desde pequeno, mas sou só um amador, nunca me especializei. Sabe aquele de máquinas automáticas e/ou celulares de qualidade[supostamente]"superior"? Então...

    Eis que, no começo deste mês, minha mulher me presenteia com uma Sony HX200v (ela achando que era uma DSRL, rss). Não é uma Reflex, mas pra um iniciante... Então resolvi extrair o máximo do que a máquina poderia me oferecer. Caminho? Google!

    Resultado: cheguei ao seu excelente blog, li tudo, tudo mesmo, de cabo a rabo (certo, reli vários e vários trechos, pra aprender mais ou rever certas coisas).

    Cada dia um aprendizado! Hoje, por exemplo, aprendi (num post desta mesma página, de 2011) que a minha máquina tem sim, o fotômetro (eu estava todo decepcionado por achar que ela, apesar de tão moderna, não tinha -sei, não é uma Reflex).

    Tenho tentado e conseguido [acho] alguns bons resultados, a partir de seus ensinamentos, então gostaria apenas de deixar registrado meu agradecimento e parabenizá-lo pelo excelente trabalho neste blog!

    Aqui, algumas brincadeiras mais antigas, da época do celular:
    http://www.esato.com/phonephotos/index.php?uid=192830

    E aqui, já algum resultado [acho], depois de ler seu blog (não é a original, mas estão descritas as configurações):
    http://www.facebook.com/media/set/?set=a.400317733363269.88914.100001551380069&type=3#!/photo.php?fbid=406955416032834&set=a.400317733363269.88914.100001551380069&type=3&theater

    Ah, não uso edição (na verdade, nem sei usar).

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  21. comecei a fotografar há 6 meses e recentemente comprei um flash ai veio a duvida com relaçao a fotometria e uso do flash.

    Ola! uma dúvida quando fotografar com flash externo, tenho que fazer a fotometria antes com o flash desligado?

    obrigado.
    Darcio (dnunciatelli@uol.com.br)
    http://www.flickr.com/photos/darcio_nunciatelli/

    ResponderExcluir
  22. Caramba! Esse blog é TUDO o que preciso!!! Está de parabéns pelas postagens e explicações super esclarecedoras! Certeza que farei parte dos seus seguidores! :)
    Ana

    ResponderExcluir
  23. Boa noite ,meu fotometro n muda de jeito algum no manual ele n fica onde quero o q devo fazer?tbem modo paisagem panorama etc fica aparecendo na tela e me atrapalha bater a foto ,o q tem de errado ?aguardo mail jenifmascario@gmail.com.

    ResponderExcluir