Adsense aproval

sábado, 2 de abril de 2011

Cala a boca e clica!

Henry Bugalho

 A paixão por fotografia ocorreu acidentalmente em minha vida. Na verdade, quando criança, eu simplesmente detestava todas as vezes que minha mãe aparecia com uma câmera, pois sabia que ela tiraria uma foto atrás da outra de mim.

Logo descobri que minha vocação não estava diante da câmera, mas atrás dela, quando minha esposa me convenceu a fazer um curso de fotografia em Nova York.

Desde então, tanto eu quanto ela tivemos a oportunidade de estudar com alguns dos melhores profissionais do mundo, fotógrafos da National Geographic, da Newsweek, premiados e reconhecidos internacionalmente, das áreas de moda, casamento, retrato, natureza, viagens, artística, street photography, documental, e assim por diante.

Henry Bugalho e uma FED-3

Ainda em Nova York, atuamos como fotógrafos freelancers em eventos e tirando retratos. No entanto, nosso maior prazer é a fotografia de viagens, que se tornou um complemento do nosso trabalho como escritores de turismo, graças ao sucesso do guia Nova York para Mãos de Vaca.

Apesar dos anos de estudo e prática, ainda me considero um aprendiz e estou sempre à procura de novas técnicas e ideias, tanto em se tratando de equipamentos (câmeras, iluminação, lentes) quanto de conceitos.

Henry Bugalho e uma Pentax K1000

Espero compartilhar com vocês o que já aprendi, e também descobrirmos juntos outras maneiras para obtermos belas fotos.

A fotografia é a arte do momento, e qualquer segundo pode fazer toda a diferença para uma foto perfeita. Quando estamos com a câmera nas mãos, precisamos calar a boca e clicar!
E deixar que a foto fale por nós...

Henry Alfred Bugalho



***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Caro Henry, parabéns pelo blog.
    Fiquei interessado no curso que vc citou.
    Qual escola, carga horária e valores?
    Tem algum tempo que estou "namorando" o NYIP, mas temo não conseguir acompanhar as instruções em áudio.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sergio.

    O curso introdutório à fotografia fizemos na Photo Manhattan, uma escola bem legal pertinho da Union Square.

    http://www.photomanhattan.com/

    No site deles há todas as informações, mas é preciso inglês fluente para entender as aulas. Além desta, a NYIP que você mencionou, além de módulos da School of Visual Arts, ou a NY Film Academy (que é voltada mais para cinema).

    Escolas boas de fotografia é o que não falta em Nova York.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns,aos dois, pela iniciativa!É realmente necessário se inspirar nos mestres, para somente depois encontrar o seu próprio estilo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Henry

    sempre me interessei por fotografia e estou adorando seu site e suas dicas. Estou viajando para Nova Iorque e pretendo adquirir uma câmera SLR...como é uma boa oportunidade para finalmente ter um bom equipamento e começar a investir neste hobby estou pensando em adquirir uma canon rebel T2i ou T3i. Pelas informações que li sobre as duas a diferença é o visor móvel, não sei se vale a pena investir 100 dolares a mais pela T3i por este visor. Enfim, a minha dúvida está com relação a lente que compro. O kit com a câmera vem a 18-55 mas estou na dúvido se compro apenas o corpo e invisto em outra lente. Como sou arquiteta meu foco será fotografar arquitetura e fotos de viagens. Como são coisas completamente distintas, qual a sua sugestão de lente para mim?
    Desde já agradeço Roberta Berenguer

    ResponderExcluir
  5. Oi, Roberta.

    Particularmente, não me agrada o visor móvel, dá uma cara muito amadora à câmera e é o tipo de função que apenas quem trabalha com vídeo realmente utilizará. Quem quer fotografar com uma SLR é porque entende a importância de olhar pelo visor ótico e ver realmente a imagem através da lente.

    Para fotos arquitetônicas, você provavelmente precisará de uma grande angular, que costumam ser um pouco mais caras e apenas as melhores tem qualidade ótica excepcional.
    Se voce não puder investir muito numa segunda lente, eu recomendo que você fique com a lente do kit, que começa em 18mm (que equilave a 29mm na série T), pois para uma grande angular razoável você terá de desembolsar pelo menos uns 400 dólares ou mais. Uma boa aquisição é a 50mm f/1.8, que é barata e uma ótima câmera para retratos ou ambientes com pouca iluminação, pois tem uma abertura muito grande, mas é muito longa para as suas necessidades.

    No entanto, se você puder gastar um bom valor para a lente, uma 17-40mm f/4 L da Canon é excelente e você pode até encontrar algumas usadas e em ótimo estado por uns 600 dólares. Bem, você logo descobrirá que as boas lentes costumam ser até mais caras do que as câmeras.

    ResponderExcluir
  6. Oi Henry

    hoje recebi uma indicação de um curso de fotografia bom que uma conhecida me indicou e eles tem uma turma agora para agosto, já fiz a inscrição. Mas como o curso só se inicia após a viagem, vou continuar lhe incomodando com minhas dúvidas.Realmente concordo com você com relação a utilidade do visor móvel da T3i, nem gosto muito de fotografar por visor de máquinas. Então vou iniciar com o kit da T2i com a lente 18-55. Dei uma olhada na lente que você sugeriu 50mm f/1.8 custa em torno de 140 dólares, mas primeiro você disse que era ótima pois tinha uma abertura grande, depois finalizou com ser "muito longa para mim". Não entendi se a sugestão é para investir ou não nela. A 17-40 f/4L nova custa 840 e agora não posso fazer este investimento, fica para uma próxima vez.
    Encontrei um kit em que a lente 55-250mm f/4-5.6 vem como extra a 18-55 por 50 dólares a mais. Vale a pena pagar?
    Mais uma vez muito obrigada
    Roberta Berenguer

    ResponderExcluir
  7. Oi, Roberta.

    Eu indiquei a 50mm por ser uma lente barata e ótima, eu usei praticamente só esta lente por uns 2 anos e raras vezes senti necessidade de trocá-la, mas talvez no seu caso, por ser uma telefoto, não seja tão útil. Não saberia dizer com certeza se para você seria um mal negócio, apesar de ser uma das minhas lentes favoritas.

    Esta tele de 55-250mm não é das melhores do mundo, mas por uma diferença de apenas 50 dólares penso que vale a pena.

    ResponderExcluir
  8. Oi Henry

    muito obrigada pelas dicas, agora vou voltar a ler os posts do blog, que por sinal são ótimos e bem didáticos.
    Parabéns também pelo mão de vaca.
    Abraços Roberta

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Ontem, pesquisando sobre como tirar fotos de motivos em movimento com compactas encontrei este blog. Gostei tanto que resolvi acompanhar desde a primeira postagem.
    '
    Parabéns pela iniciativa e vida longa ao Cala boca e clica!

    ResponderExcluir
  10. Hi Henry, Sou o César e moro em Belleville NJ. Estou comecando o curso do NYIP. Estou na licao 3 que fala sobre as lentes. Estou super excited e achando tudo very good. Tanto as apostilas como os CDs. Comprei uma Canon 60-D e uma Laika V-2. E outros aparatos tipo SD Card de 32, 1 lente macro da sigma, 1 lente da Canon, 1 flash canon 580 II, conclusao, ate agora entre B&H VIDEOS e ADORANA mais de 4 mil dolares que paguei com prazer pois quero ter bons equipamentos.
    Breve vou te passar algumas duvidas e conto com sua ajuda. If you are living in NY or NJ let me know. Tks

    ResponderExcluir
  11. Oi, Cesar.

    Espero que você esteja aproveitando o curso da NYIP e também daqui do Cala a Boca e Clica!

    No momento, estamos viajando por causa dos nosso outro trabalho, o Viagens para Mãos de Vaca (www.maosdevaca.com), mas a gente se esbarra por aí.

    Espero que você tenha comprado algumas lentes excepcionais, pois, com os quase 2 mil dólares restantes das câmeras, você poderia fazer estrago. 4 mil dólares é grana pra caramba para comprar equipamento, apesar de eu achar que a Leica seria dispensável neste caso, valeria mais à pena ter comprado uma outra lente da série L.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    gostei muito do seu blog!
    Em breve estarei indo fazer um curso, ficar um tempo nos EUA, especificamente em north port -FL. Atualmente moro em SÃO PAULO.

    Quero muito que se souber, me indicar uma escola/curso de fotografia para que eu possa fazer por lá.


    Aguardo,

    Obrigada. Marjorie Fonseca

    ResponderExcluir
  13. Oi, Marjorie.

    Os EUA é imenso. Se você estivesse indo para Nova York, eu até saberia lhe indicar alguns cursos, mas na Flórida não tenho nem ideia.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Adorei o blog e vou acompanha-ló sempre!
    Parabens

    ResponderExcluir
  15. Obrigado pela visita, Andrielle.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Henry,
    Você sabe cursos diferentes de foto para fazer em nyc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Matheus.

      Em NY há vários cursos bons, como o New York Institute of Photography e a New York Film Academy. Há também escolas menores, mas são tantas que faltaria espaço. Dê uma olhada também nos workshops da Adorama e da B&H Photo, e também se não haverá nenhum workshop da National Geographic enquanto você estiver lá.

      Abraços.

      Excluir