Adsense aproval

domingo, 3 de abril de 2011

Como eu me torno um fotógrafo?

Photography workshop in Central Park

Nunca foi tão fácil, mas, ao mesmo tempo, tão difícil tornar-se um fotógrafo.

Num mundo onde qualquer bocoió pode pegar uma câmera compacta e cobrar 30 reais para fazer um book de modelo, é muito complicado destacar-se e tornar-se um profissional reconhecido.

Via de regra, os leigos não conseguem diferenciar um retrato bem tirado ou não, mas conseguem perceber quando uma foto é extraordinária.

Fotos bem tiradas existem aos milhões. Fotos memoráveis são raras e incrivelmente difíceis de se obter. Mesmo os grandes fotógrafos conseguem tirar poucas dezenas de fotos memoráveis em todas suas carreiras. São necessários incontáveis cliques, anos de estudo e muita dedicação para atingir uma foto extraordinária.

A pergunta não deveria ser como tornar-se um fotógrafo, mas sim: como eu me torno um excelente fotógrafo?

A resposta é simples em teoria, mas na prática o buraco é bem mais embaixo. Para tornar-se um excelente fotógrafo é necessário estudo, prática e sorte.

Estudo e prática depende somente de você, do quanto você está disposto a dedicar-se à fotografia.
Bem, sorte é uma questão de sorte!
Alguns estão no lugar certo e na hora certa, outros se mudam para o lugar certo, mas quase sempre pode-se dar uma mãozinha para o acaso.

Estudo
Fotografia é, antes de tudo, um trabalho técnico, com princípios bastante claros para um bom enquadramento, uma exposição fotográfica correta, poses para os modelos, iluminação, etc.
Se você obteve um resultado satisfatório com uma configuração da câmera e com determinada iluminação, não há porque você não conseguir reproduzir este mesmo resultado com as mesmas configurações.
No entanto, a fotografia também é uma Arte, e, por isto, está em constante transformações e revoluções. As técnicas se aperfeiçoam, as regras são quebradas, e entender este processo ajuda muito na hora de obter fotos interessantes.
Você não precisa ir a uma escola para aprender fotografia, mas algumas horas de estudos são fundamentais, mesmo como autodidata.

Prática
Agora, você pode ter frequentado as melhores escolas do mundo, ter lido todos os livros de fotografia, ter assistido vídeos, mas, se você não sair à rua com sua câmera, ou num estúdio, e tirar muitas, mas muitas fotos mesmo, você jamais aprenderá realmente a fotografar.
A prática o ensinará a conhecer as potencialidades e os limites de sua câmera, ajudará você a perceber quais são os horários ideais do dia para se fotografar e como obter os melhores resultados.
Com a prática, você até poderá prever como ficará sua foto antes mesmo de ter clicado.

Você pode se gabar de entender tudo de teoria da fotografia, mas se você não calar a boca e clicar, jamais será um excelente fotógrafo!



***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Vai aqui o meu apoio, Henry e Deni, para quem tanto me inspirou e instruiu. Parabéns por mais essa iniciativa.

    V.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Volmar, estou ensaiando começar este blog há meses, mas só agora veio a disposição! :D

    Abraços e contamos com a sua participação nas atividades que vamos propor por aqui.

    ResponderExcluir
  3. Eu amo fotografia, adoraria melhorar a qualidade das minhas fotos, sempre tiro muitas para depois ter como selecionar as melhores, estou adorando o blog!!!Bjs!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa iniciativa estou aprendendo muito parabens e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela visita, Clovis, e continue acompanhando, pois muita coisa boa ainda virá pela frente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. gostei muito do seu blog, e uma boa iniciativa que voce feiz , ta me ensinando varias coisas para a qualidade de minhas fotos, beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, Henry. Comecei a acompanhar seu blog em novembro de 2011 e como já estava tudo adiantado pude me concentrar em boas horas de estudo, boa leitura e a apreciação de fotos ótimas. Gostaria de saber se têm dicas de qual a melhor forma para dar publicidade as melhores fotos que coseguimos tirar?

    ResponderExcluir
  8. Obrigado, anônimo, e fique atento para os artigos que virão em 2012.

    Vou pensar num artigo sobre este assunto, Lobo, e publico em breve aqui no blog. Só adianto que, hoje em dia, conseguir se estabelecer como fotógrafo está cada vez mais difícil, pois a concorrência é enorme. Antigamente, era necessário dinheiro e conhecimento técnico, hoje, tudo é muito mais simples e barato.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Henry, boa tarde...
    comprei uma Canon t2i... e daí pra frente comecei a estudar fotografia..
    Trabalho como assessor, e suas dicas estão sendo de grande utilidade pra mim, porém.. preciso saber algumas coisas da legislação brasileira sobre a divulgação de imagens, o que posso divulgar, e de quem posso divulgar (ex. políticos, agentes públicos, etc).

    Valeu!!!

    Clelio Junior
    clelio.junior@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está aí uma sugestão para uma postagem futura, Clelio, principalmente porque eu teria de pesquisar sobre isto para me certificar quanto a alguns pontos.

      Abraços.

      Excluir
  10. Comprei a minha primeira câmera reflex (CANON 7D) no sábado, tirei algumas fotos que não me agradaram muito, hoje após uma hora de leitura e execução dos exercícios as fotos melhoraram 80%.
    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal!

      Agora é só continuar estudando e praticar bastante. Você já deve ter descoberto que não existe segredo, basta treinar o olhar.

      Abraços.

      Excluir
  11. Eu tenho apenas 14 anos e vou comprar a minha Canon este mês,estou mais que tudo empolgada,estou lendo todos os dias seus artigos e com a câmera em mãos já irei comprar o livro. Você manda muito bem,parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sara.

      O importante é sempre praticar muito com sua nova câmera e explorar todas as possibilidades. E jamais deixar de estudar.

      Abraços.

      Excluir
  12. Adorei o artigo, quero aprender tudo sobre fotografia e preciso de algumas dicas pra começar... Como: Qual Câmera profissional devo comprar?

    ResponderExcluir