Adsense aproval

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Introdução à Fotografia 5 - Lentes e distância focal: normal, grande-angular e tele

Canon lenses (and a Sigma one)

Uma boa lente pode fazer muita diferença numa foto.

Lentes com qualidade superior proporcionam fotos mais nítidas, com cores mais fiéis, com menos aberração cromática (do que falaremos em breve), mais resistentes a impacto e ao clima.

O tipo de lente também influenciará muito no resultado final, pois lentes com diferentes distâncias focais criam imagens completamente distintas, e abrem inesgotáveis possibilidades criativas.

Todas as fotos abaixo foram tiradas desde o mesmo ponto, com lentes de diferentes distâncias focais.

Lente normal

Manhattan skyline 50mm
(lente 50mm, 1/50 f/6.3 ISO 100. Foto: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/5625814613/)

Baseado nas câmeras de filme 35mm, uma lente de 50mm é considerada como uma lente normal, pois se aproxima muito da visão do olho humano.
Por criar imagens semelhantes ao que vemos todos os dias, é o tipo de lente favorita de muitos fotógrafos, como de Cartier-Bresson, que fotografou com lentes de 50mm durante quase toda sua carreira.

Grande-angular

Manhattan skyline 17mm
(lente em 17mm, veja como as distâncias parecem imensas. 1/400 f/7.1 ISO 200. Foto: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/5625834511/)

Como o nome sugere, as lentes grande-angulares capturam imagens com ângulos maiores do que a visão humana (e do que as lentes de 50mm).
Uma das características mais marcantes deste tipo de lente é o fato de passar a sensação de dilatar o espaço.
Por exemplo, se você fotografar uma pessoa de perto, com montanhas atrás, parecerá que as montanhas estão longe e bem pequenas, enquanto a pessoa parecerá muito maior.
Há grande distorção do espaço e das formas, que pode ser muito interessante em vários casos, mas não favorece muito para retratos, pois tende a alongar narizes, queixos, bocas, deixando as pessoas um tanto disformes, ainda mais em lentes de 14mm para baixo.
Lentes que capturam em ângulo de 180º são conhecidas como fisheye, pois dão a impressão de ser um olho de peixe, com imagens totalmente distorcidas.

Telefoto

Manhattan Skyline 70mm
(Lente em 70mm, 1/2500 f/4 ISO 125. Foto: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/5625806435/)

Lentes telefoto tem distâncias focais mais longas que 50mm e com ângulos mais reduzidos.
São perfeitas para fotografar pessoas ou objetos distantes, além de comprimirem o espaço, aproximando o segundo-plano ao primeiro. São lentes ótimas para retratos de pessoas, pois diminuem o nariz e deixam as proporções mais harmoniosas.

Manhattan skyline 200mm
(Lente em 200mm, 1/1000 f/4 ISO 100. Foto: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/5626486058/)

Costumam ser lentes caras, principalmente em distâncias focais longas, como 400mm para cima, usadas por fotógrafos esportivos ou paparazzi.

Lentes de Zoom

Manhattan skyline 100mm
(Lente em 100mm, veja como os prédios parecem estar perto uns dos outros. 1/1000 f/4 ISO 100. Foto: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/5626491286/)

As lentes com distância focal fixa, como 50mm, 80mm, 24mm, etc., geralmente tem um custo mais baixo e tiram fotos melhores, além de também permitirem aberturas de diafragma maiores.

No entanto, existem no mercado lentes de zoom, que possuem várias distâncias focais, muitas vezes partindo de grande-angular até telefoto. Estas lentes de zoom indicam em seu corpo da distância focal menor até a maior, por exemplo, 24-105mm, quer dizer, esta lente pode fotografar em várias distâncias focais, começando em grande-angular (de 24mm até 49mm), passando por normal (50mm), até telefoto (de 51mm até 105mm).

São lentes versáteis e usadas bastante por fotógrafos que necessitam de várias distâncias focais sem o inconveniente de trocar de lentes. As lentes de zoom de qualidade superior costumam ser muito mais caras do que as lentes fixas de qualidade superior.

No entanto, na maioria das vezes, não possuem aberturas tão grandes quanto as lentes fixas e, usualmente, tem aberturas máximas diferentes para certas distâncias focais. Uma lente de 18-55mm, como lente do kit da Canon, tem abertura de diafragma máxima em 18mm de f/3.5, enquanto que em 55mm a abertura máxima é de f/5.6 (indicada na lente como 1:3.5-5.6).
Isto pode ser uma grande desvantagem se você precisar de lentes rápidas.

Distância focal e velocidade do obturador
Outro detalhe muito importante é a relação entre distância focal e a velocidade do obturador.
Recomenda-se que a velocidade do obturador mínima seja igual à distância focal da lente, para não correr o risco de a foto ficar borrada, a não ser que se esteja utilizando um tripé.

Por exemplo, se você está utilizando uma lente de 200mm, a velocidade do obturador mínima recomendada é de 1/200. Se você quiser fotografar em velocidade de 1/100 com esta mesma lente, o ideal é montar a câmera num tripé.
Outro caso, com uma lente de 28mm, a velocidade mínima seria de 1/30, em velocidade mais lentas, opte por um tripé.

Isto não quer dizer que você não consiga tirar fotos nítidas com velocidades inferiores ao da distância focal sem tripé, mas é preciso pulso firme, ou apoiar-se em muretas, em postes, ou em qualquer outra coisa que estiver no caminho.

Full frame e crop factor
As distâncias focais padrão indicadas acima foram determinadas a partir das câmeras de filme, porém, na era digital, são poucas as câmeras com sensor full frame, isto é, com o sensores do tamanho exato do quadro de uma câmera de filme 35mm.
A maioria das câmeras digitais contemporâneas tem sensores menores, conhecido como crop factor, o que afeta a distância focal das lentes. Os crop factors mais comuns são de 1.6 e 1.3, valor pelo qual você multiplicará a distância focal de sua lente, caso deseje saber realmente qual será o efeito na foto.
Por exemplo, uma lente de 50mm, normal numa câmera full frame, será uma telefoto de 80mm numa câmera com crop factor de 1.6.
Uma lente de 30mm equivalerá a uma de 50mm, ou seja, a uma lente normal, numa câmera com crop factor de 1.6, e uma grande-angular de 14mm equivalerá a uma de 22mm.
Enquanto que isto é, na maioria dos casos, uma desvantagem, para telefotos pode aumentar bastante o alcance de uma lente, já que uma lente de 300mm equivale, em crop factor 1.6, a uma de 480mm.

Exercícios práticos

1 - Com a lente de zoom que veio com a sua Reflex, ou com diferentes zoom da sua câmera compacta, tire três fotos de um mesmo objeto:

a - com a menor distância focal possível, tire uma foto bem de perto do objeto;
b - com uma distância focal intermediária 35mm ou 50mm, afaste-se um pouco e fotografe o objeto;
c - com a maior distância focal possível, afaste um pouco mais e tire a foto do objeto.

Analise as fotos e veja se percebe alguma diferença, tanto no objeto fotografado quanto no que o circunda. Consegue perceber a compressão e a dilatação do espaço?

2 - Com sua lente de zoom e sem mudar de posição, tire três fotos de um mesmo objeto distante (prédio, pessoa, carro estacionado):

a - com a menor distância focal possível;
b - com uma distância focal intermediária 35mm ou 50mm;
c - com a maior distância focal possível.

Quais são as diferenças que você percebe entre estas três fotos?

3 - Com a maior distância focal possível da sua lente, tire duas fotos em Modo Manual (M), ajustando sua exposição como o fotômetro da câmera indica:

a - uma com a velocidade do obturador mínima (se a lente for de 100mm, a velocidade deverá ser 1/100, por exemplo);
b - uma com a velocidade do obturador bem abaixo do mínimo (se a lente for de 100mm, tire a foto em 1/15, por exemplo).

Conseguiu manter a foto nítida ou ela ficou borrada?

E compartilhe conosco suas fotos, dúvidas ou comentários.

http://www.flickr.com/groups/calabocaeclica/



***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Adorei o blog e já estou seguindo.
    Que tal fazerem uma página no Facebook?
    Com certeza vou curtir e acompanhar.

    ResponderExcluir
  2. Henry, que bom ter encontrado vc,estou com uma dúvida enorme!!(só eu?)rsrs Então,finalmente VOU comprar uma reflex. Adoro retratos, sei que vai ser meu forte, e adoro bokeh e dof, por isso acho que nada mais adequado que uma 50mm 1.4 e uma 85mm 1.8, certo?Mas...um amigo me convidou para ficar um tempo na praia, fotografando os turistas da agencia dele em passeios de barco, assim vou praticar bastante. E agora?PRECISO mesmo de uma wide para fotos em grupo, paisagens, ou vou poder me virar com essas duas lentes? Fiquei encantada pela EFS 17 55 2.8, mas não posso ter todas, e as fixas EF podem me servir numa FF daqui uns vinte anos, kkk O que vc faria? O corpo vai ser uma T2i mesmo, acho um bom começo, as lentes me preocupam mais.

    ResponderExcluir
  3. Se esta T2 vier com a lente do kit, 18-55mm, ela servirá para as fotos de grupo, pois é razoavelmente ampla. Não é a melhor lente do mundo, mas quebra um galho.

    Agora, a aquisição das lentes dependerá muito do seu orçamento.

    Para retratos, uma 50mm numa câmera de crop factor de 1.8x equivale a uma tele e você obterá o efeito desejado, que pode ser tanto a f/1.4 ou a f/1.8, que é muitos mais barata e a qualidade ótica é praticamente idêntica à da outra, mas com a construção mais frágil.

    Se você tiver a possibilidade de comprar uma tele da série L, como a 70-200mm f/4, acredito que seria um bom investimento, pois tem um bokeh muito agradável, e uma lente excepcional, mas não é tão útil com pouca luminosidade (a abertura não é tão grande).

    Estas duas lentes, 50mm f/1.8 e a 70-200mm f/4 L (usada), custarão uns 700 dólares ou 800 dólares e serão lentes para toda a vida, ou melhor, pelo menos a 70-200mm será...

    ResponderExcluir
  4. É sou pobre mas ousada, "mão de vaca" no dia a dia, e deixo as reservas (de longa data) para grandes sonhos!A is é totalmente inviável pra mim, mas vi a 70 200 2.8 (sem is), fica melhor pra retratos nessa abertura né? A falta do is em 2.8 vai me dar problema, ou as regrinha que vc ensinou sobre distância focal e velocidade resolvem? A 50mm 1.8 vai me servir sim,obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Outra coisa, BOKEH são as bolinhas em lente curta e GA né? Então com a 70 200mm 2.8, por ser mais longa, vou conseguir mais DOF, é isso?Ai meu Deus é tanta coisa pra aprender...kkk

    ResponderExcluir
  6. Pois camarada. Também estou numa grande dúvida. Sou fotográfo. Preciso de umalente clara, as vezes, fotografo eventos que pelo meio, o show faz parte do registro também. Pesquisei muito e estou cheio de dúvidas! Que lente comprar? A 50mm f/1.8 ou f1.4. Meu equipamento e nikon D90.
    Grato Celso Abreu

    ResponderExcluir
  7. Oi, Celso.

    No caso na Nikon, não sei lhe dizer se há grandes diferenças entre a f/1.8 e a f/1.4, pois na Canon há apenas uma diferença de construção, e não tanto na qualidade da imagem. Mas as lentes 50mm costumam ser muito boas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. oii, ganhei uma Sony HX100V, mas não ainda não sei usá-la muito bem.. gostaria de saber quais as qualidades dessa câmera, ela é boa pra tirar quel tipo de fotos? é boa ou ruim? desde já agradeço.

    http://www.precos.com.pt/maquinas-fotograficas-digitais-c40/sony/cyber-shot-dsc-hx100v-p45999146/propriedades.html

    ResponderExcluir
  9. Oi, Maiara.

    Esta câmera da Sony não é para uso profissional, ou seja, será uma boa câmera para fotografar suas viagens, ou amigos e parentes.

    Por possuir Modo Manual, você poderá aprender o básico da fotografia com ela, mas talvez sinta a necessidade de uma câmera Reflex no futuro, se você realmente se interessar por fotografia.

    Se a câmera é boa ou ruim é muito relativo. Boa para quê? Para uso amador, ela deve ser mais do que suficiente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Oi Henry! Você disse que Cartier Bresson gostava de fotografar com um 50mm. Mas em uma camera com fator de corte, uma Nikon d40 por exemplo. Qual seria a objetiva considerada "normal", equivalente à 50mm que Bresson gostava? Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Isto é fácil, Lucas, para saber qual é a distância focal equivalente num sensor com crop factor, basta multiplicar a distância focal pelo crop factor, por exemplo:

    50mm x 1.6 = 80mm
    50mm / 1,6 = 31.25

    Ou seja, uma lente 50mm numa câmera com crop factor de 1.6 equivale a uma tele de 80mm. Mas, se você quiser uma lente equivalente a que Cartier-Bresson utilizava, você terá de procurar uma que tenha distância focal aproximada de 30mm, mas eu falo exatamente isto no artigo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. http://bit.ly/distanciafocal

    A página não foi encontrada.
    Abç

    ResponderExcluir
  13. Ele deve ter apagado as fotos, Andrielle.

    ResponderExcluir
  14. EDWARD,

    HENRY,

    Tenho uma nikkor 18 105 vr do kitg nikon d7000.
    Desejando fotos macro, detalhes, posso adquirir um kit com 4 filtros, ou isso é enrolação, terei mesmo que desembolsar uma nota a mais em lente específica.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Ola henry, tenho uma T2 e gosto de fazer fotos de paisagens, ode algumas vezes necessito de uma lente com um alcance maior, no entanto tenho somente a lente do kit. Estou indo a miami e quero aproveitar para comprar a lente la, pois e bem mais em conta, qual melhor lente devo comprar para essa necessidade. Grato pela atenção desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A aquisição de uma lente dependerá muito de quanto você quer gastar. A minha recomendação é uma Canon 70-200mm f/4 L, é uma das lentes mais baratas da série L e as imagens são de cair o queixo. Você nunca mais vai querer comprar lentes que não sejam L.

      Abraços.

      Excluir
  16. Oi, estou acompanhando todas as lições do blog e esta me ajudando muito. Tenho uma duvida, na lente da minha câm. tem 6.0-22.5mm. A numeração é bem diferente de tudo que vc falou aqui por isso a minha duvida, será que ela é muito fraca, lembrando que é só uma compacta e que a abertura é 2.0-4.9. Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A distância focal corresponde à distância do elemento frontal até onde a imagem se forma dentro da câmera, ou seja, a medida variará muito de câmeras para câmeras (e consequentemente a nomenclatura de normal, grande-angular e tele).
      Por exemplo, em câmeras de formato médio, uma lente de 100mm é uma telefoto curta (quase normal), enquanto que numa SLR é uma tele longa.

      Na compacta, por causa das dimensões, 6mm deve ser grande-angular, e 22.5 deve ser telefoto, normalmente há no manual a correspondência destas distâncias focais em relação a uma SLR 35mm.

      Abraços.

      Excluir
  17. Oi Henry, sou apaixonada por fotografias e de início comprei uma sony hx1, mas me decepcionei, pois almejo mais com fotografias. Agora estou indo para os EUA e quero investir em uma máquina DSLR, estou pensando em comprar um Nykon d5100. O que você acha dessa máquina? Pesquisei e acho ser um bom custo-benefício ne?
    Porém, a dúvida maior está na lente, tendo em vista que a mesma é bastante cara. Não quero errar na compra,e também de início não quero investir tanto, você pode me sugerir algo? Meu intuito com fotografia é fotografar minhas viagens, eventos familiares,meus sobrinhos, cachorros, etc, claro, que buscando qualidade nas fotos.

    Grata desde já.

    Roberta

    ResponderExcluir
  18. Henry, bom dia. Tenho outra dúvida, se eu optar por comprar também uma lente fixa, qual você acha que devo comprar? Alguns dizem que para a nikon d5100 a 35mm seria melhor que a 50 mm, como não entendo muita coisa sobre lentes gostaria de saber sua opnião, já que a cinquentinha é a pedida ne? Grata.

    Roberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roberta.

      Recomenda-se a 50mm porque ela é uma lente barata, com ótima qualidade ótica e grande abertura de diafragma. Uma lente 35mm numa câmera com crop factor de x1.6 quase equivalerá a uma de 50mm numa câmera full frame, ou seja, se esta é a distância focal que você procura, vá numa 35mm, mas se você quiser pagar pouco e obter boas imagens, a 50mm é uma grande lente.

      Abraços.

      Excluir
    2. Oi Henry, obrigada.
      Vou ter que comprar uma fixa AF-S, logo, os valores são basicamente iguais, por volta de 200 dólares. Não sei exatamente qual distancia focal eu quero...rs, já que estou entrando no mundo das fotografias agora. Dentre a 35mm e a 50mm qual me dará maior flexibilidade no dia-a-dia? Qual seria a sua escolha?
      Grata
      Roberta

      Excluir
    3. Oi, Roberta.

      Eu não conheço a qualidade ótica da 35mm, mas tenho uma 50mm e compraria um destas de novo, se necessário, de olhos fechados. É uma das melhores lentes que tenho, comparável às da série L da Canon.

      Abraços.

      Excluir
  19. Olá, fiquei impressionado com a quantidade de informações em um so lugar, sou totalmente leigo mas tenho bastante vontade de aprender e paciencia, comprei uma Nikon P500 e gostaria de saber qual o crop factor dela pra eu fazer as devidas converções e ter uma noção e tambem se existe a possibilidade de ver atraves da maquina no ato da foto qual a distancia focal que estou utilizando por esta camera se tratar de uma superzoom ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gehard.

      O ideal é dar uma olhada no manual da câmera para conferir se consta esta informação. Na verdade, o sensor de câmeras compactas são de tamanhas diferentes das Reflex, por isto, não dá para ter muita referência, mas geralmente você pode encontrar a informação de qual é a correspondência da distância focal.

      Abraços.

      Excluir
  20. Oi, Henry

    Estou iniciando no mundo da fotografia e as duvidas são enormes, li a sua matéria eu tenho uma Nikon D3100 que veio com a lente do kit 18-55mm e gostaria de saber se eu colocar ela na 50mm sai fotos igual as da lente 50mm, ou estou errada?
    Gostaria de saber qual e o valor do meu crop fator? eu quero comprar uma 50mm e uma 55-200m, para saber se elas correspondem a esse valor terei que estar fazendo as contas do meu crop fator, é isso? ou não tem nada a ver.
    Obrigado e parabéns!
    Kátia

    ResponderExcluir
  21. Oi Henry, Estou na fotografia tem 5 meses, a uma semana comprei minha 50mm 1.8, porém surgiu um trabalho em que eu preciso tirar fotos em um janta parecidas com fotos de paparazzi, é uma surpresa para uma menina, ela nao pode me ver, e me indicaram pra fazer esse trabalho a lente 75-300, ou então a 55-250, mais como eu estou nisso a pouco tempo e nunca fiz esse tipo de trabalho, estou com está grande dúvida, vai que eu compro uma lente errada, e o trabalho fica horrivel? Por favor se puder me ajudar serei muito agradecida.
    Obrigada e Parabéns pelo blog.
    Jessica Dias

    ResponderExcluir
  22. HENRY, bom trabalho!!!
    Preciso da sua opinião: Já possuo uma cinquentinha F/1.4, que comprei com a sua sugestão, além de uma 18-55 mm. do Kit e uma 55-250mm. que não são tão rápidas. Normalmente uso mais as duas primeiras; só que geralmente, qdo. preciso fotografar grupos maiores de pessoas, ou não posso me aproximar muito dos assuntos, fico trocando uma e outra várias vezes, o que me incomoda. Tenho um amigo que irá para os EUA e poderá me trazer uma lente delá; Qual vc. me recomenda nessas situações,pra minha reflex EOS.600D??? Pesquisei a objetiva canon EF 28 (ou 18) a 135mm F/3.5 a 5.6 IS - o que vc. acha??? Me ajuda!
    *Pedro Jr.

    ResponderExcluir
  23. Olá Henry. Comprei uma Nikon D 90 com uma lente 50 300 (acho que é essa. Quero fotografar minha filha que é atleta de natação. Gostaria de fotografá-la em movimento com fotos sequenciais (aí escolho a melhor de cada sequência. Por exemplo na hora da saída do bloco de partida para a prova dos 50m livre. Para pegar a melhor foto do salto preciso aprender a fotografar em sequência. Como faço para regular a Nikon D90?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fábio.

      Para fotografar uma cena em sequência, você precisará configurar sua câmera para "multiple shots" Não sei como é na Nikon, mas na Canon são três quadradinhos um sobre o outro. Além disto, é importante deixar uma velocidade do obturador bem rápida, 1/300 ou até superior, senão você não congelará o movimento.

      Abraços.

      Excluir
  24. Para fotografar objetos pequenos, você precisará de uma lente macro, Marcela, então a 50mm não é o mais recomendado.
    O ideal é uma tele macro, mas as boas lentes do gênero custam os olhos da cara.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  25. OLÁ HENRY!!
    ESTOU QUERENDO COMPRAR A T3i DA CANON. E ESTOU DE OLHO NA LENTE 18 135 STM. É UMA BOA ESCOLHA? SENDO QUE O MEU OBJETIVO É FOTOGRAFAR POR HOBBY. AGUARDO SUA OPINIÃO :)

    ResponderExcluir
  26. tenho uma nikon D5100, comprei um nikkor AF 70-300mm F/4-5.6g...como tirar uma foto de qualidade a curta distância de 4 a 5 metros de um rosto
    ou pessoa inteira.
    paulo jamaica

    ResponderExcluir