Adsense aproval

domingo, 21 de julho de 2013

Então você decidiu comprar uma câmera Reflex?

Câmera Reflex

Quer dizer que agora você resolveu comprar uma câmera Reflex?

Antes de tudo, você precisa se perguntar: para que preciso de uma câmera como esta?

E segue uma lista de possíveis motivos:

1 - porque um dia quero me tornar um fotógrafo profissional;

2 - porque adoro fotografia e quero aprender a fotografar pra valer;

3 - porque não estou satisfeito com as fotos que obtenho com minha câmera compacta;

4 - porque quero me exibir para os meus amigos;

5 - porque é legal!

Vai nessa!
Se você respondeu 1 ou 2, já é meio caminho andado.
Realmente, você não será um fotógrafo profissional se tiver apenas uma câmera compacta, pois elas são bastante limitadas em comparação a uma câmera Reflex e dificilmente você será levado a sério se aparecer com uma camerazinha que cabe na palma da mão.
E para aprender fotografia, nada melhor do que uma câmera que lhe permite controle total sobre suas funções, como ajustes de velocidade do obturador, abertura de diafragma e ISO.
Várias câmeras compactas avançadas possuem controles manuais e são uma opção se você não quiser ou não pude gastar muito, mas, com uma Reflex, você terá opções de lentes e uma versatilidade muito maior.

Reflita
Agora, se você respondeu 3, pode estar ocorrendo duas possibilidades: a - sua câmera compacta é uma porcaria mesmo, ou b - você não sabe como utilizá-la.
Como já explicamos no artigo Tirando fotos melhores com sua câmera compacta, existem muitas camerazinhas boas por aí, basta você saber extrair o que elas tem de melhor.
Sem dúvida, algumas coisas não podem ser mudadas, a profundidade de campo e a redução de ruído digital das Reflex são muito mais agradáveis do que nas compactas, mas se você tiver uma compacta boa, como vários modelos da Panasonic, da Nikon, da Canon e da Olympus, você pode aplicar todos os princípios de composição e obter belas fotos.
O segredo de uma boa fotografia é, na maioria dos casos, um bom fotógrafo.

Não se iluda, se você não souber utilizar sua câmera compacta, há grandes chances que você tenha dificuldades maiores ainda para utilizar uma Reflex e a qualidade de suas fotos poderá ser ainda pior.
É necessário estudar e aprender como usar uma Reflex para se tirar belas fotos.

Cartão vermelho
No entanto, se você respondeu 4 ou 5, pense melhor antes de gastar sua grana numa Reflex.

Elas impressionam mesmo, e quanto maior for sua Reflex, mais atenção ela chamará na rua. Isto poderá atrair ladrõezinhos, curiosos ou, se você for do tipo que gosta de fotografar pessoas na rua, poderá fazer com que você perca belos momentos espontâneos porque sua câmera é muito chamativa.
Além disto, uma Reflex pode ser pesada e se você não quiser ficar carregando um chumbo nas costas por horas durante sua viagem, é melhor reconsiderar.
É um investimento muito grande para quem quer apenas se exibir.

Nem todo o mundo tem disposição para aprender como utilizar uma Reflex e depois sai reclamando que a câmera/marca/modelo é ruim.

Como escolher uma Reflex?

Câmera Reflex

Mas o que é uma Reflex?

Uma Reflex ou SLR (Single Lens Reflex) é uma câmera com um espelhinho dentro que reflete a imagem que passa através da lente e chega até o visor ótico. Quando você aperta o botão, o espelhinho se ergue, a cortina do obturador se abre e o filme ou o sensor digital captura a imagem.
A grande vantagem de uma câmera Reflex é o fato de você estar vendo exatamente a imagem que você obterá.
No entanto, uma das desvantagens é que, quando o espelho se levanta, o visor ótico fica todo escuro por uma fração de tempo, que é o tempo para capturar a foto e a câmera retornar a seu estado inicial. Se for uma velocidade do obturador rápida, isto será quase imperceptível, mas se for uma velocidade lenta, poderão ser vários segundos sem ver nada pelo visor ótico.

Existem várias marcas e modelos de câmeras Reflex por aí, mas você provalvemente comprará - e é o que eu recomendo - uma Reflex da Canon ou da Nikon.

- E a Sony, ou a Pentax, ou a Olympus, ou sei lá o quê? - você me pergunta.

Até podem existir modelos bons destas outras marcas, mas, repito, vá de Canon ou Nikon que não haverá erro. São as melhores marcas do mercado, com a maior variedade de lentes e acessórios, e são as marcas usadas por uns 90% dos fotógrafos profissionais, chutando por baixo.

O fator crucial na hora de escolher um modelo de Reflex é quanto você pode ou quer gastar.

Uma Reflex manufaturada de um modelo anterior, com a lente do kit, pode custar a partir de uns 400 dólares e é um preço justo para quem está entrando neste mundo.
Os modelos mais recentes podem custar o dobro, mas não se deslumbre com os lançamentos. Comprar uma câmera usada ou remanufaturada é uma ótima maneira para investir seu dinheiro e ainda sobrar um pouquinho para comprar lentes.
No caso de câmeras usadas, atente para o número de cliques, pois a câmera tem uma vida útil média que varia de modelo para modelo. As Reflex introdutórias costumam ter uma vida útil de 100 mil cliques, o que é bastante, mas, se você tiver o dedo nervoso, é um prazo de uns 4 ou 5 anos de uso.

Para mim, por exemplo, não interessa se uma Reflex faz vídeos ou se pode ser usada como telefone celular. O que importa é que tire fotos e só. Se eu quiser uma câmera de vídeo, comprarei uma câmera de vídeo, não uma Reflex.

Como escolher as lentes?

Canon lenses (and a Sigma one)

Se você comprar uma Reflex Introdutória, ela provavelmente virá com a lente do kit, que não será a melhor lente do mundo, mas dará um baile nas lentes de qualquer câmera compacta no mercado.
Estas lentes do kit são lentes de zoom que partem de grande angular até uma telefoto curta, e geralmente não tem aberturas muito grandes.

Uma ótima aquisição, que pode ser feita logo assim que você comprar a câmera, é de uma lente 50mm com uma grande abertura, como f/1.8. Tanto a Canon quanto a Nikon possuem modelos acessíveis, na faixa de 100 dólares, e estas lentes são excepcionais, essenciais para muitos fotógrafos.

Durante anos, eu fotografei apenas com uma lente Canon 50mm f/1.8 e obtive imagens extraordinárias. São ótimas para situações com pouca luminosidade e a pouca profundidade de campo é impressionante.

Posteriormente, é muito possível que você sinta a vontade de comprar lentes melhores para complementar o seu equipamento, talvez uma grande-angular, uma telefoto ou até uma lente de zoom com maior qualidade. Prepare-se para pagar o preço por um upgrade como este, pois as lentes são caras, às vezes muito mais caras do que a própria câmera.

Só lembrando que lentes com distância focal fixa, isto é, sem zoom, costumam ser mais baratas e com qualidade ótica melhor do que boas lentes de zoom. Além disto, estas lentes fixas são ótimas para treinar o olhar, já que você se acostuma com aquela distância focal e é obrigado a se mover para se aproximar ou se afastar do sujeito fotografado, explorando as possibilidades e os diferentes ângulos, ao contrário das lentes de zoom, que basta girá-las para fazer a aproximação.

E depois?

Bem, depois você estará condenado!

Assim que você comprar a primeira Reflex, você vai querer lentes, trocar a Reflex por uma outra melhor, comprar flashes, comprar mais lentes, e todos os tipos de equipamentos disponíveis.

É um vício que se justificará nas fotos que você tirar.

Não lhe diga que eu não avisei.

E, para concluir, não se esqueça de ler o manual da sua câmera! Do começo ao fim...



***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Oi, H. Tudo bem? Eu escrevia com você na Samizdat e acabei de ver a atualição do site no seu perfil facebook. Não conhecia e veio em boa hora, pois estou para comprar um camera.

    Decidi pelo modelo Canon 550D (ou T2i). Sei que é básica, mas já é possível "brincar" com fotografias.

    As maiores dúvidas são quanto às lentes. O kit dela vem com a famosa 18-55mm.

    Meus assuntos serão:
    objetos pequenos e médios para design (exemplo: bonecos de LEGo, moedas, vasos etc)
    Pessoas em ambientes fechados (lançamento de livros e encontros em geral)

    Até que ponto essa lente me ajuda?? Qual indica para compor meu equipamento?

    Abração e parabéns por seu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem, Wellington?

    A T2 é uma excelente aquisição. Como eu disse, a lente do kit é razoável, mas muito melhor do que nos acostumamos com as câmeras compactas.

    Para lançamento de livros, talvez esta lente seja o suficiente, basta por o ISO da câmera no topo, como 800 ou até mais, dependendo da iluminação, ou até usar o flash embutido, se for o caso.
    Já para macro (como os bonecos lego ou moedas), talvez você precise de uma outra lente, como uma tele com macro, que permita uma aproximação maior e que destaque os objetos pequenos. Neste sentido, a lente do kit tem suas limitações.

    Abraços e obrigado por aparecer por aqui.

    ResponderExcluir
  3. Olá Henry, quero saber como faço para ver na minha câmera quantas fotos foram tiradas?(software, câmera, etc...)
    Marca/Modelo:Canon, T2i.

    Abraços
    Juan

    ResponderExcluir
  4. Não dá para ter um número exato de quantos são os cliques de uma câmera, Juan, mas dá para se ter uma estimativa, tanto pelo número do arquivo, por exemplo IMG_3754, ou seja, você tirou quase 4 mil fotos, mas vale lembrar que, na Canon, este número zera quando chega a 9999. Mas por aí você pode manter um certo controle.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Henry, bom dia.
    Tenho acompanhado suas dicas, para mim tem sido de grande valia. Estou aprendendo muito sem ter contato ainda com a câmera Reflex.
    Sou iniciante, sou um daqueles que sai fotografando com essas compactas ruins. Quero tirar fotos melhores. No momento tenho tirado fotos de eventos fechados e abertos como aniversário, confraternização, jogos, shows. E no futuro próximo inserir estas fotos num site.
    Vou iniciar por equipamento mais simples como você falou, para tentar priorizar a lente.
    Dos modelos Canon sugerido, SX, T1, T2 e T3, qual modelo Nikon seria equivante, uma vez que tenho verificado em sites americanos que os valores dos acessórios da Nikon são mais baratos.
    Pergunto também Henry, que lente sugere além do kit para eu iniciar fotografando esses eventos com qualidade, precisaria da um flash externo, etc.
    Agradeço atenção,
    Abraço,
    Sergio Fonseca
    serfon@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Para a Nikon, você deve procurar os modelos D com mais quatro dígitos, por exemplo, D3100, D3000, e assim por diante, estas são as equivalentes às reflex introdutórias da Canon.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela resposta, Hnery

    semana que vem a máquina chega e farei alguns testes com a lente do kit. Farei uma conta no flickr para mostrar.

    abração!

    ResponderExcluir
  8. A minha chega mês q vem, 60D 50mm 1.4. Tenho uma compacta simples canon, mas com controle manual. A comprei pra ir aprendendo a fotometrar,e nela tenho dominio total, será que vou ficar muito perdida, é muito diferente?? Bom, o manual já li várias vezes, e "parece" que o essencial e mais importante,(fotometrar) não terei problemas...será??rs

    ResponderExcluir
  9. Acho que você não terá problemas para se adaptar com a 60D, Cláudia, é só continuar praticando que, em pouco tempo, você já estará dominando os comandos da câmera.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. ola Henry continuo na duvida qual camera comprar,qual seria mais indicado para fotografar casamento e fazer fotos de estudios??tenho preferencia por uma canon me indicaram a T3i mais me falaram que tanto faz a T1i,T2I ou T3 sao todos iguais,e qual lentes seria melhor pra esse tipo de trabalho..

    Obrigada..

    ResponderExcluir
  11. Oi, Wanessa.

    Destas três, a melhor é a T3, seguindo pela T1 e, por fim, a T2, mas são câmeras muito semelhantes e eu iria pelo melhor preço, para começar.

    Já que você está começando, eu recomendaria ir com a lente básica do kit e comprar uma 50mm. Além disto, para eventos, um flash externo é essencial, como um 430EX.

    Depois, se você sentir a necessidade, pode fazer upgrade de câmera ou lente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. OLá. Há alguns dias venho lendo suas informações e dicas sobre câmeras, mas eu não achei nada bem específico para meu caso. Se puder me dar uma dica...
    É que eu não sou fotógrafa, e infelismente não tenho tempo de fazer um curso, mas apesar disso, gostaria de comprar uma câmera que tivesse qualidade superior aquelas comuns (tipo as tradicionais sony cibershot), as fotos dessas câmeras não ficam boas quando se tira a noite e além disso quando viajo as fotos não ficam como eu queria, parece que as cores não ficam reais. Resumindo, queria uma câmera no meio termo entre o comum e o profissional, poderia até ter algum controle manual, pois poderia tentar aprender algo...rs. Só nãao queria aquelas fotos sem vida de sempre, algo com um pouco de cara de profissional. Abraços e parabéns pelo trabalho,

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lucimeire.

    Há alguns artigos sobre câmeras compactas no blog. Se você leu alguns deles, verá que elas não são boas para fotografia noturna ou com pouca iluminação. Algumas mal conseguem focar nestas condições.

    Eu sugeriria uma Canon G12 ou uma Nikon P7100, são câmeras excelentes, mas ainda não são ideias para fotografia noturna. Mesmo assim, já melhorará bastante o resultado.

    Além disto, foto sem vida quase sempre é culpa do fotógrafo. A câmera raramente faz milagre.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Henry sou cuteleiro e as minhas fotos não estão me ajudando a destacar as minhas facas.Elas possuem detalhes de gravações e tenho que realçar estes detalhes.
    Fiz um mini studio, qual a câmera e lente ideal para estas fotos.Estou pensando numa Reflex da Canon
    Agradeço sua ajuda

    ResponderExcluir
  15. Ola henry
    Estou montando meu equipamento,e seguindo suas dicas,quero uma maquina pra fotografar casamentos,o que acha de uma camera canon T3i com lente 18-135,e tbm vo comprar um 50 mm que vc indico, com fhash 430 ex,esse fhash e legal pra essas lentes ,o que acha do equipamento da pra fazer fotos legais pra casamento???

    Obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  16. Oi Henry,

    Tenho uma canon T3i com lente 18-135 mm, e agora quero adquirir um flash, mas não sei qual comprar.... Vc poderia me sugerir algum?

    Abraço

    ResponderExcluir
  17. Oi,

    Se você já tem um miniestúdio, então é meio caminho andado, pois o segredo é principalmente a iluminação utilizada.

    Eu compraria uma Reflex introdutória da Canon, como uma T3 e, além da lente do kit, uma lente 50mm f/1.8, que lhe permitirá uma profundidade de campo bastante rasa e um belo desfocado.

    Abraços.

    Oi, Wanessa.

    Este é um ótimo equipamento para começar no ramo. Acredito que suprirá boa parte da sua necessidade e, no futuro, caso seja necessário, você pode fazer um upgrade e deixar esta câmera como backup.

    Abraços.

    Oi, Andrielle.

    O flash mencionado pela Wanessa é ótimo, o Speedlite 430EX, é o suficiente para a maioria das circunstâncias.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Amigo adquiri uma Sony NEX 3. Sou apaixonado por fotos, mas uso somente como hobby, apesar de ser exigente em qualidade.
    Onde esta câmera se enquadra? Você a considera suficiente, ou deveria adquirir outra?
    Se tivesse lido antes teria priorizado uma Canon/Nikon, mas é tarde demais.
    Abraços
    Alexandre-Limeira

    ResponderExcluir
  19. Oi, Alexandre.

    Visualmente, a Sony NEX 3 é muito legal, mas definitivamente não é uma Reflex (este modelo é conhecido como mirrorless system).
    Como hobby, deve ser mais do que o suficiente para suas necessidades, apesar de que, pelo mesmo preço, você poderia ter adquirido uma Reflex da Canon ou da Nikon, que lhe daria muito mais versatilidade na hora de selecionar lentes e acessórios, além de que teriam flash embutido.
    Não sei quão fácil é o uso do Modo Manual neste modelo, o que já o permite estudar um pouco de fotografia.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Oi Henry, sou totalmente leiga no assunto e quero adquirir uma maquina Reflex para comecar a fotografar. Estou na duvida entre a Nikon D3000, a d3100 e a Canon Xs, ja que as tres tem praticamente o mesmo valor, qual voce indica? Aguardo sua resposta. Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Olá Henry, li vários comentários a respeito da camera Reflex e fui tirando algumas dúvidas.
    Sempre tive cameras compactas, agora estou querendo adquirir uma reflex. Iniciarei um curso de fotografia profissional por sempre ter gostado de fotografia, mas não será para finalidade profissional e sim uso próprio como festas noturnas, viagens e etc. Já decidi pela marca Nikon, pois lentes e demais equipamentos são mais baratos que a canon, gostaria de uma opinião sobre esses modelos, qual você indicaria, visto que meu investimento estimado inicial seria de até $800. Pensei em alguns modelos como Nikon D3100 , D5000 e me disseram sobre a D40 mas não sei muito a respeito.
    Pois quero além do Kit adquirir uma lente 50mm como você indicou para começar.
    Para iniciar com a finalidade que quero qual seria sua orientação?
    Grata

    ResponderExcluir
  22. Destas três a mais atual é a D3100. Acho que a XS é um pouco antiga, recomendaria que você começasse no mínimo com uma Canon XSI ou mais recente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Para uso amador, penso que uma D3100 já seria câmera suficiente para você. Não vale a pena investir num corpo caro se você não pretende trabalhar com ela, ou fazer uso pesado. Além do que importa mais são as lentes.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Olá Henry!
    Já li todos os seus posts e percebo que não existe muita diferença entre Canon e Nikon. Vou comprar uma câmera que é um sonho antigo e como vou viajar neste final de ano, decidi fazê-lo agora. Dentro das suas indicações fico entre a Canon T3i e Nikon 3100, que me parece que tem um guia de ajuda aos menos experientes. Me indicaram também a Nikon D300s, porém este modelo é de 2009. Tem também as opções da Canon T2 e T1, mas que também são modelos anteriores. Vou usá-la por enquanto apenas como hobby, mas prefiro os modelos mais novos e que sejam mais fáceis de manusear. O que você acha?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  25. Oi Henry!
    Estou encantada com seu blog, sou leiga no assunto, mais ja aprendi mto lendo as perguntas e suas respostas, quero comprar um camera pra começar sabe, mais quero uma boa e me encantei com a D5000 da nikon e não é tão cara.rsrsr
    Mais lendo os comentarios acima, ja estou na duvida se ela é tão boa assim... Socorrooo..
    Me de uma luz... Obrigada..

    ResponderExcluir
  26. Olha, Monia, para ser bem sincero, eu não me importaria tanto com a câmera. Na minha opinião, tanto faz uma D3100, uma D5000, uma T3i, uma T2, ou qualquer uma desta mesma linha de Reflex introdutórias da Nikon ou da Canon.
    O que importa é a sua disposição para estudar fotografia e utilizar bem o equipamento que possui. Depois, você poderá comprar lentes melhores, flashes e, se sentir a necessidade, fazer um upgrade da câmera, mas sem pressa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Modelos mais novos não significa necessariamente mais fáceis de se usar, mesmo assim, se você ficar entre a T3i e a a D3100, estará fazendo um bom negócio dentro desta faixa de preço.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde Henry!
    Estou aprendendo fotografia e decidi comprar uma DSLR, porem estou em dúvida de qual comprar.
    Eu vi a Canon t3 e a t3i, pelo que li elas não possuem tanta diferença nas especificações, mas o preço é bem diferente.
    Eu havia pensado em comprar uma T3 e investir em alguns acessórios, como uma outra lente, flash, etc.
    O que vc acha?

    Enio.

    ResponderExcluir
  29. Oi, Enio.

    Neste nível de câmera, eu iria pelo preço. Não vale pagar 100 dólares a mais por alguns poucos mexapixels, sendo que todas elas são entry-level SLR.

    Sou sempre da opinião que é melhor ter boas lentes do que um corpo de última geração, que estará obsoleto num par de anos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  30. Olá Henry tudo bem?
    Estou adorando todas as dicas que vc posta aqui, sempre que posso estou aqui vendo as novidades. Adoro fotografia e estou qrendo comprar uma câmera pra mim, mas nw tenho ideia de qual, se uma D3100, D5000 da Nikon, e tbém se puder dar umas dicas das lentes, as fotografias que qro fazer são de comida, coisas minusiosas, detalhes pequenos mesmos, bolos... e outra lente para paisagens...Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  31. Olá, como uso Canon, não tenho ideia de quais são as lentes específicas para a Nikon, mas é sempre ter uma boa 50mm com grande abertura. É essencial!

    Entre estes dois modelos de câmera, eu iria pela mais barata, pois as duas estão quase no mesmo nível.

    Para detalhes, você precisará de uma lente macro, já para outras necessidades, tudo dependerá de seu estilo de fotografia. Tem gente que gosta de fotografar paisagens com tele, outros com normal, outros com grande-angular, ou seja, depende do que o agrada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  32. Oi Henry, obrigada pelas informações...
    Não querendo abusar rs mas já abusando rs, será que vc poderia indicar algumas câmera da Canon então, pra quem quer se profissionalizar futuramente, e as lentes.
    abraços

    ResponderExcluir
  33. Oi,

    Eu recomendaria uma T3i com a lente do kit. Se você quiser uma lente extra compre uma 50mm f/1.8, que é baratinha e excepcional.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  34. Oi Henry, tudo bem?
    Seu blog é uma benção para quem gosta de fotografia.
    Eu fui fotógrafa durante muito tempo. Fui parando de manusear minhas câmeras há uns 8 anos quando comecei a dedicar-me profundamente a estudar e trabalhar como advogada. Não entrei na era digital, a não ser com uma cybershot com a qual que faço milagres.
    Atualmente tenho um abrigo de cães e gatos recolhidos na rua, que sofreram maus-tratos, e preciso fazer fotografia deles, em longa distância e também fotos com proximidade. Preciso também fazer fotos em ambientes escuros, os da maternidade dos filhotes que nascem, bem como fotografia de cirurgias de pequeno porte.

    Viajo para NY em março e estou querendo comprar um equipamento que me dê condições de fazer essas fotos dos animais, mas também fotos de paisagem, festas noturnas, pessoas.

    Andei lendo sobre a 60D e a 7D, já sei que a 7D tem 19 pontos de foco, que tem o corpo selado e um material mais resistente, o que muito me interessa, a diferença de valores implica, mas eu tenho condição de comprar, mesmo assim gostaria de orientação sua sobre qual delas você considera melhor para o meu objetivo, bem como quais lentes eu devo comprar.

    Espero ansiosa suas dicas.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,

      Dê uma lida na postagem de recomendações de câmeras para 2012, no link abaixo

      http://www.calabocaeclica.com/2012/02/vai-comprar-uma-camera-fotografica.html

      O importante também é comprar uma lente rápida, como uma 50mm f/1.8, que a permitirá fotografar melhor em condições com pouca luminosidade.

      Abraços e obrigado pela leitura.

      Excluir
  35. Oi Henry, tudo bem?
    Vc pode dar uma dica de quais lojas em NY são boas para comprar?
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Enio.

      Eu faria a rota B&H Photo e Adorama para pesquisar os melhores preços e conhecer os produtos. Estas são as únicas lojas que os fotógrafos sérios compram em NY.

      Abraços.

      Excluir
  36. Henry, gostaria de saber o que você acha da Canon SX40HS.
    Amo fotografia mas meu bolso é raso para as maravilhas que o mercado propicia...entende, rs.
    Grande abraço.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  37. Henry, tudo bom?
    Onde posso comprar câmeras reflex usadas?

    ResponderExcluir
  38. Olá, acabei de encontrar seu blog por acaso e estou adorando. Adoro fotografar, tenho uma compacta com a qual faço excelentes fotos, com ótimas composições e enquadramentos. Mas gostaria de aprtir p/ minha primeira reflex, e queria uma que mais tarde me permitisse me profissionalizar.Gosto de fotografar cenas externas: paisagens, viagens, campo, com ou sem pessoas...alguma coisa em macro, etc.. Pois bem, lendo muito por aí, fiquei em dúvida:
    1) Canon 60D ou T3i (corpo) + lente 50mm 1/8 está de bom tamanho?
    2) preciso tbm alguma lente do kit (18-55 / 18-135 / 18-200)?
    3) essas cameras vem com flash?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  39. Olá, Henry!
    Acompanho vários blogs e sites a respeito de fotografia, e vejo que há muita gente que só está preocupada em falar que só full-frames prestam, que filme é baboseira do passado, e blá-blá-blá, e parecem querer tornar o ato de fotografar algo impossível de ser realizado por mortais. Quando me deparei com um 'calabocaeclica', não achei que fosse algo sério. Depois que comecei a me aprofundar no seu site, entendi o espírito da coisa.
    Parabéns pelo conteúdo do site, pela didática fantástica e, principalmente, pela vontade de compartilhar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  40. Achei hoje este blog e já foi para os favoritos. Comprei este mês um T3i...depois de anos e várias super-zoom. O que me levou a comprar a T3i foi o fato das super-zoom não serem boas em fotos com pouca luz...ela atende muito bem, mas para ter uma faixa de zoom tão grande, acaba pecando em outros detalhes.

    ResponderExcluir
  41. E sem contar que as compactas limitam muito na abertura da lente.

    ResponderExcluir