Adsense aproval

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Qual é a vida útil de uma câmera fotográfica?

Imagino que uma das suas preocupações, na hora de meter a mão no bolso e pagar uma cacetada numa câmera nova, deve ser: quanto tempo esta câmera vai durar? E se esta porcaria estraga, o que faço da minha vida?

A segunda pergunta é fácil de responder, se a câmera estiver na garantia (geralmente de 1 ano para o corpo da câmera, mas você pode comprar garantia extendida), é só mandar para a assistência, mas você precisa ter registrado a câmera online logo após comprá-la e é bom guardar também o recibo da compra.
Muitas das principais marcas possuem garantia com cobertura internacional.

No entanto, se a garantia já houver expirado e a câmera der pau, então compensa fazer um orçamento de quanto sai o reparo, e ver se não compensa comprar uma câmera nova. Em modelos mais caros, comumente o conserto compensará, mas em modelos introdutórios, pode ser que acabe dando quase na mesma que comprar uma câmera nova.

Qual é a vida útil de uma câmera fotográfica?

Antes de tudo, vale ressaltar que os números que se seguem não são uma ciência exata, isto é, você pode ser um daqueles desgraçados azarados que depois de tirar umas 10 fotos a câmera já vai para as cucuias, ou você pode comprar uma câmera com um trilhão de cliques e ainda usá-la por anos a fio. Simplesmente, não existe regra, apenas uma estimativa.

Falaremos da expectativa de vida de câmeras Reflex da Canon, mas estes dados devem ser equivalentes para modelos semelhantes da Nikon.

Reflex introdutória (XT, XSI, XS, T1, T2, T3 e similares)
50.000 cliques

Reflex semiprofissional (40D, 50D, 60D)
100.000 cliques

Reflex profissional (5D, 5D Mark II)
150.000 cliques

Reflex profissional top (1D Mark II, 1D Mark III, 1D Mark IV)
200.000+ cliques

Você pode encontrar mais destes dados no site http://www.olegkikin.com/shutterlife/, que indica o número de cliques de alguns modelos de câmeras de várias marcas fornecidos pelos próprios usuários.

Quer dizer que a minha Reflex introdutória vai pifar quando eu apertar o botão 50 mil vezes?

Repito, isto não é uma regra. Pode ser que estrague antes, pode ser que dure muito mais.

Além disto, o tempo de vida de sua câmera dependerá muito de como você cuida dela, pois umidade, areia, exposição demasiada ao sol, pode encurtar bastante a durabilidade de seu equipamento.

Os cliques podem ajudá-lo a comprar uma câmera usada

Estas informações são muito úteis na hora de comprar uma câmera usada, pois deveria ser obrigação do vendedor oferecer-lhe uma estimativa de quantos cliques já foram tirados.

Só para você ter uma ideia, tirando cem fotos por dia (o que é bastante para um fotógrafo amador), a estimativa de vida útil de uma Reflex profissional é de quase 6 anos, mas isto quer dizer que você estará tirando umas 36.000 fotos ao ano.

Para você ter uma noção, em 2010, morando em Nova York e viajando pelo Brasil, Argentina, Chile e Peru, com 2 câmeras diferentes, e fotografando praticamente todos os dias do ano, eu tirei 21 mil fotos, ou seja, numa média de umas 10500 fotos por câmera. Com uma Reflex introdutória, isto é um ano inteiro de uso razoável.

E para câmeras compactas?

Não tenho dados exatos para câmeras compactas, mas algumas camerazinhas podem durar bastante, principalmente porque os fotógrafos de final de semana não costumam fazer uso pesado destes equipamentos, nem tiram tantas fotos quanto um usuário habitual de uma Reflex.

Mas acredito que a maioria das compactas podem resistir entre 3 e 5 anos sem muitos problemas, a não ser que, como eu disse, você seja azarado.

***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. qual a tua opinião sobre a canon EOS 350D?
    urgente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a 350D, conhecida como Canon XT no EUA, é um modelo relativamente antigo, já descontinuado, mas é uma boa câmera. Foi a minha primeira Reflex (inclusive, é a câmera que estou usando no banner no topo do Cala a Boca e Clica!), com ela que estudei fotografia e eu a utilizei bastante por alguns anos. Só a vendi quando fui fazer um upgrade.
      Se você encontrar uma por um bom preço, de preferência não custando muito mais do que 250 dólares, e em bom estado, não vejo razão para você não comprar uma. Lembrando que não faz vídeo nem tem live view.

      Abraços.

      Excluir
  2. Nunca pensei em câmeras em termos de clik. Interessante o assunto... Vou continuar lendo mais...
    Obrigada
    Rose
    http://amigasqueengordam.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Onde posso encontras reflex usadas no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Deni, bom dia.
      Uma maneira de comprar câmeras e equipamentos, que eu sempre recomendo (até porque eu faço uso, quase que exclusivamente, desse serviço) é comprar pelo Mercado Livre. Recomendo, porque é extremamente seguro e confiável. Você tem uma boa possibilidade de visualização, e informações, sobre os produtos que procura, além de poder contar com uma interface de "perguntas" aos vendedores, que são respondidas num intervalo que pode variar entre 1 hora e 2 dias. O vendedor só recebe o valor da transação após a sua avaliação positiva, em relação à toda a compra (informações do produto, respostas do vendedor às suas eventuais perguntas, tempo para a entrega do produto, se foi entregue conforme o anunciado, se o produto chegou até você é está "ok"...). Caso você não esteja satisfeito, pode cancelar a transação, em um prazo determinado pelo MLB, e receber o seu dinheiro de volta.
      Uma dica: sempre que for analisar um produto, verifique as qualificações do vendedor, e os comentários das pessoas com as quais ele negociou. Fuja de vendedores com qualificações ruins!!!
      Eu, particularmente, sempre compro no MLB, pela comodidade de poder fazer isso do próprio celular (existe um app mobile do MLB, que você pode baixar na Google Store ou Apple Store... você cria uma conta, e recebe emails, toda a vez que uma pergunta sua for respondida), às compras não demandam o tempo necessário para ir a uma loja física, você recebe seus produtos em casa, ou pode optar por retirar com o vendedor (quando o valor é alto, e o vendedor está em SP, eu retiro em mãos). Confesso que nunca tive problemas, e acabei me tornando amigo de alguns vendedores que, inclusive, ainda hoje, recorro a eles quando tenho alguma dúvida sobre fotografia (rsrsrs).
      Espero que o meu comentário possa ter ajudado. Também espero que você realize boas compras.
      Um forte abraço, e uma excelente semana.

      Excluir
  4. Olá Henry, Td bem?

    Me tira uma dúvida por favor!
    A 3Ti é considerada introdutória ou semi-profissional?
    Qual sua opnião sobre fazer trabalhos profissionais com ela, como eventos corporativos e sociais?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari.

      A T3i é uma Reflex introdutória, mesmo assim você pode realizar trabalhos com ela facilmente, ainda mais se você estiver utilizando ótimas lentes.

      Abraços.

      Excluir
  5. boa noite, eu procurei mas não achei nada falando sobre a vida util das lentes
    tenho uma canon xs a 1 ano e pouco, mas antes tive uma canon xt (35mm) e usei ate hoje a lente que veio com ela (29-90mm) que hoje pelo visto morreu...
    se não me engano uso essa lente do kit da xt a mais ou menos 4 anos
    e queria saber se a lente, igual a o obturador tem um numero certo de clicks ate morrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Nunca ouvi falar nada sobre número de cliques para lentes, no entanto, elas estão sujeito a falhas e desgaste também, especialmente quando se tratam das lâminas do diafragma.

      Mas algumas boas lentes podem durar décadas.

      Abraços.

      Excluir
  6. estou comprando uma canon 7D.....é boa??

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Henry. O site do Olegkikin tem alguma atualização? Ele só informa câmeras antigas, algumas já fora de fabricação. Existe outro mais atual?

    Obrigado,

    Helvio

    ResponderExcluir
  8. Olá Henry, estou querendo comprar a D90. Gostaria de saber sua opinião sobre esta câmera.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Olá, gostei muito do artigo.
    Me tire uma dúvida por favor?
    A Nikon D90, é introdutória ou semi_profissional? Qual a estimativa de ciques desse equipamento?
    Obrigada e um feliz 2013.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andarilha.

      A D90 é uma semiprofissional, portanto os cliques devem ficar em torno de 100 mil ou um pouco mais.

      Abraços.

      Excluir
  10. Olá!! Estou querendo comprar a câmera da canon T3i e me assustei em saber que há uma duração através de cliques. Acredito que também cuidando da câmera mantendo a limpa, sem derruba-la, (no meu caso não é pra uso profissional) ajuda na vida útil. Vc saberia me dizer qual a vida útil da t3i -total em cliques aproximadamente??
    aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
  11. A Canon T5i tem vida util de quantos cliques?

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito dessa matéria!!!
    Estou trocando minha canon 60d por uma 7d, qual sua opinião?

    ResponderExcluir