Adsense aproval

sábado, 7 de abril de 2012

Lente Fisheye, capturando o ângulo máximo de visão

(1/15 f/4 ISO 640, lente fisheye 13mm: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/7023292403/)

Não sou um grande fã de lentes fisheye (ou olho-de-peixe), lentes grande-angulares capazes de capturar ângulos de 180º ou mais, e que distorcem violentamente a imagem.

Vejo esta lente sendo utilizada bastante por fotógrafos de casamento, especialmente para retratar as festas de recepção. Enquanto que podem ser interessantes para certas circunstâncias, o efeito é muito limitador, na minha opinião. Por isto, jamais me interessei em comprar uma fisheye para compor o meu set de lentes.

Contudo, alguns dias atrás, enquanto eu fotografava a Basílica de São Pedro, no Vaticano, um fotógrafo americano parou do meu lado e começamos a conversar sobre câmeras e lentes. Ele me perguntou se eu queria fotografar com a fisheye que ele estava utilizando, uma Canon 8-15mm f/4 L, desta série de lentes excepcionais da marca. É óbvio que não hesitei.

Na foto no topo, você pode perceber algumas características bastante evidentes de uma lente fisheye, como o grande-ângulo de captura (isto porque eu nem estava usando a distância focal mínima de 8mm) e a grande distorção, como se fosse realmente um olho de peixe, isto porque eu reduzi um pouco a distorção no pós-processamento.
Você pode conferir a foto original abaixo.


Para que você tenha um parâmetro de comparação entre lentes com diferentes distâncias focais, seguem outros exemplos de grande-angulares, normal e telefoto.

17mm

50mm

70mm

Como você pode perceber, estas são 4 fotos muito diferentes e, neste caso particular, o uso da fisheye acabou sendo muito interessante.

Você tem alguma experiência com lentes fisheye ou fotos com este tipo de lente para compartilhar conosco?

***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Eu nunca tive a oportunidade de usar uma objetiva fish-eye, apenas os filtros criativos que simulam este efeito. Realmente é uma lente bem específica e é preciso saber usá-la de maneira criativa. Nem tudo fica bem quando registrado com ela. A foto do interior da Basílica, por exemplo, ficou linda, pois o desenho arquitetônico contribuiu para isso. Tenho visto no flickr que muita gente usa a fish-eye em imagens áreas, mas boa parte do registros de campeonatos de skate e patins também são feitos com esse tipo de objetiva e acho que combina bastante. Aqui no Brasil ela custa os olhos dos peixes e os nossos também. Então pra arriscar comprar uma, a pessoa precisa ter dinheiro sobrando ou realmente usar bastante no trabalho que faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Wigui, há algumas modalidades bastante específicas e nas quais as fisheyes são populares.

      Eu gosto de lentes grande-angulares, mas não sei se encontraria muitas oportunidades para uma fisheye a ponto de inclui-la em meu kit de lentes.

      Abraços.

      Excluir
  2. Sei que seu objetivo aqui são mais as câmeras profissionais e digitais, mas gostaria de saber a sua opinião sobre as câmeras lomo e os filmes da marca, se possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      O objetivo aqui é falar de fotografia, principalmente porque eu adoro fotografar com filme, mas o público para isto não é tão grande quanto para digital.

      Câmeras Lomo podem ser muito legais, mas a minha recomendação é conferir o catálogo deles e depois procurar pelo mesmo modelo de câmera no Ebay. Os preços da loja da Lomography são um assalto e geralmente eles compram de fornecedores russos ou ucranianos por 1/3 do preço para depois revenderem.

      Por exemplo, tenho uma Fed-3, uma câmera russa cópia da Leica. Paguei 60 dólares por uma destas no ebay, incluindo o envio desde a Ucrânia. Esta mesma câmera na loja da Lomography está custando 120 dólares ou mais.

      Já para filmes, procure os Fuji Superia, enquanto ainda estão no mercado. Não sei se a Kodak ainda está fabricando filmes, parece que abriram falência recentemente.

      Abraços.

      Excluir
  3. Henry, eu tenho uma Canon XS REBEL. E alem da lente do kit, tem a 50mm, e a 75-300mm. Agora tenho um parente indo pro EUA, e pedi pra ele trazer uma 10-20mm. O que vc acha? Pedi pois vou pra Europa, e, como tinha que aproveitar o parente, haahah, e acho que na Europa vai ser bastante util, ne? Sabendo que se eu quiser aparecer nas fotos, vou quer que trocar de lente, pois deforma, nao eh isso? Queria saber se eh uma boa lente, e uma boa opcao. Caso vc ache ao contrario, qual outro vc me indicaria!?

    E mais uma duvida? Pra esse efeito das fotos abaixos, qual seria a lente? A 10-22m, mesmo!?


    http://www.farmrio.com.br/adoro/media/2012/03/Re1.jpg
    -
    http://a6.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/559621_430171650331947_172629466086168_1916907_564044096_n.jpg
    -
    http://a4.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/525646_430172053665240_172629466086168_1916919_1862479506_n.jpg

    ResponderExcluir
  4. Ah outra coisa, qual a diferenca de uma fish eye para uma grande angular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabella.

      Ambas são lentes grande-angulares, só que a fisheye é uma grande angular com ângulo de 180º ou maior, o que causa esta distorção imensa na imagem.

      Abraços.

      Excluir
  5. qual lente fisheye vc usou para tirar a primeira foto? ou seja queria saber qual melhor lente fisheye para capturar maior anglo da foto? pq sao tantos (MM) 50mm..18mm qual lente é melhor?

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    A fisheye usada era uma Canon EF 8-15mm Fisheye USM. Da marca da Canon, é a única fisheye existente no momento.

    abraços.

    ResponderExcluir