Adsense aproval

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Fotografando com o IPad, quando a conectividade se une à falta de senso do ridículo


Não vou mentir dizendo que nunca havia visto ninguém fotografando com um tablet antes. Inclusive, quando comprei o meu, tirei algumas fotos para testar a qualidade da câmera.

No entanto, na minha viagem mais recente à Roma, vi algumas cenas perturbadoras: não eram um nem dois turistas, mas vários fotografando com IPad (ou com tablets de outros fabricantes).

Primeiro, você se espanta com isto, depois começa a pensar quão ridículo é.

As vantagens de se fotografar com um tablet

Só consigo pensar em uma: conectividade.

Com um IPad ou tablets em geral, você pode fotografar e enviar a imagem quase que instantaneamente para a internet, para fazer seus amigos morrerem de inveja das suas viagens incríveis.

E só...

Mesmo assim, você necessita de um tablet com 3G ou que haja conexão wireless onde você estiver. Aliás, você pode usar seu smartphone para isto, com praticamente a mesma qualidade de imagem, com bem menos esforço.

As desvantagens de se fotografar com um tablet

Todo o resto.

1 - os tablets são grandes e desengonçados para servirem como câmeras fotográficas;

2 - a qualidade ótica da maioria das câmeras compactas, ou de compactas avançadas são superiores às câmeras dos tablets. Em comparação às Reflex então, a competição é totalmente desleal.

3 - as configurações das câmeras fotográficas dos tablets são praticamente zero. Até dá para controlar o equilíbrio de branco (white balance), a exposição e alguns outros ajustes. Mesmo assim, geralmente não há controle de zoom, muito menos qualquer tipo de função manual. Se você deseja aprender a fotografar, certamente precisará mais do que um tablet tem a oferecer.

4 - alguns aplicativos, como o Instagram, podem ajudar a dar um visual legal nas fotos, mas não equivalem ao que você poderia fazer num programa de edição de imagens.

É possível tirar boas fotos com um tablet?

Se você já acompanha este blog, deve saber que, para mim, o maior segredo de uma foto é o fotógrafo. Um bom fotógrafo é aquele capaz de usar a melhor câmera disponível do mercado, ou até mesmo uma camerazinha de celular.

Isto quer dizer que é possível tirar fotos decentes com tablets, sem dúvida. Abaixo estão dois exemplos:



Mesmo assim, a maioria das fotos que vi feitas com IPads ou com tablets não me impressionaram. Inclusive, não consigo nem imaginar como alguém consegue compor uma bela imagem com um trambolho desengonçado daqueles...

Por outro lado, já vi algumas imagens incríveis feitas com IPhones, ou seja, se esta é a sua onda, está aí uma alternativa.

Como isto parece estar se tornando uma tendência, gostaria de saber a sua opinião.
O que você pensa sobre o assunto? Tem alguma experiência fotografando com tablets? Como foi?


***
Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Gostei muito do seu artigo. Nunca fotografei com tablets, mas concordo que é desengonçado para tal finalidade.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi boa noite,me chamo Ana Carla e tenho uma duvida que me atormenta a meses.
    Comprei uma maquina semi profissional da fujifilm modelo "S2900" e já tentei de tudo mas não consigo fazer o fundo desfocado nela...você sabe se este modelo tem como fazer isso o F menor que ela tem é F 3.1 isso é a abertura dela?
    Por favor me de dicas de como usar ela sem ser no automático!

    Eu tenho um blog e post meus looks e queria tanto melhorar minhas fotos,comprei essa maquina com essa esperança,mas ela não presta! Ou eu não sei usar rsrs....

    Meu email: an.carla2@hotmail.com

    Por favor me ajuda!

    ResponderExcluir
  3. Sigo o seu blog aqui de Portugal e antes de mais queria felicitar você pelo excelente trabalho que tem vindo a desenvolver. Esta sua analise é um pouco radical, nem todo a gente tem como nós os amantes da fotografia o habito de levar a máquina fotográfica para todo lado e se vou dar um passeio e a única coisa que tenho comigo é o iPad porque não tirar umas fotos para mais tarde recordar! Os tablets têm varias funcionalidades e a máquina fotográfica só tem uma. Eu próprio já tirei fotos com o iPad mas foi como referi anteriormente era o que tinha comigo naquele momento.
    Continue com o seu excelente trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruno.

      Obrigado por sua opinião sobre o assunto. Eu também já acabei fotografando com tablet (bem, é um Galaxy, que tem tamanho um pouco maior do que um celular), mas não recomendo para ninguém que queira fotografar seriamente.

      Abraços.

      Excluir
  4. Hahaha!
    Olha, também achava muito esquisito alguém fotografar com tablet. Até que, em uma viagem recente, acaram as duas baterias da minha câmera no momento em que cheguei em um aquário maravilhoso! Fiquei desconsolada! Até que, olhei para o lado e vi um cara filmando tudo com o ipad . Como nâo tinha pensado nisso antes?! �� O meu estava na bolsa. Nāo tive dúvidas! Peguei o ipad e desatei a fotografar e filmar tudo sem parar! ��

    Percebi que estava causando o maior estranhamento, mas não esava nem aí! Minha única preocupação era não perder nada daquilo. Na sequência, quando saí do aquário, ainda passei por uma estrada linda, cheia de lugares para parar e apreciar o por do sol. Continuei usando meu ipad como se não houvesse amanhã!
    As fotos externas não ficaram boas, claro. Mas as do aquário, assim como os filmes, ficaram ok. Serviram ao meu propósito, que era não deixar de registrar aquele momento.

    Ou seja, nunca mais vou olhar esquisito pra quem tirar o ipad pra fotografar ��

    Aí você me pergunta: mas e o celular? Pois é. O meu é péssimo! Bem pior do que o ipad. E como a viagem era ao exterior, eu nem estava usando ele. Tinha ficado na mala!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante a sua consideração sobre o assunto. Realmente, quando se tratam de situações nas quais não há opção, qualquer câmera salva, até do IPad. :D

      Abraços.

      Excluir
  5. Tenho algumas fotos legais tiradas com meu iphone. Inclusive acho que o pone te permite angulos peculiares, em razao de seu tamanho, dificeis de serem obtidos com uma camera profissional e com o okho no visor. Mas tablets... Realmente. Não sei como é possivel uma boa foto com essas cameras VGA que vêm no iPad, por exemplo. A qualidade é horrível. Além da total falta de equilíbrio e ergonomia citadas por vc. Acho que as fotos que vc mencionou devem ser de outro tablet que não o iPad 1 ou 2 e devem ter passado pelo snapseed, photoshop, picfx, afterglowe mais uma meia dúzia de Apps que fazem milagres. Mas concordo com vc plenamente qdo diz que o fotografo faz a foto, embora ache horrivel a qualidade das cameras e fotos de tablets. Além disso, se a pessoa está fotografando, ainda que com um tablet, é pq se importa minimamente com foto, pq que não usar o celular ou pelo menos uma compacta. Não custa nada e a diferença já é enorme. Parabéns pelos artigos. Abs. Ruy

    ResponderExcluir
  6. Eu uso o celular para tirar fotos eventuais e até que consigo bons resultados. Tenho um N8 e um S4 e me viro bem com eles. Já a câmera do tablet só uso pra ler código de barras...não serve pra mais nada.

    ResponderExcluir