Adsense aproval

sábado, 1 de outubro de 2011

Introdução à fotografia 24 - Composição: Espaço Negativo

Sunset in NY

A fotografia se assenta sobre alguns dos mesmos princípios das demais formas de Arte e, além dos princípios técnicos sobre os quais já falamos - ISO, velocidade do obturador, abertura de diafragma, distância focal -, um dos maiores segredos de uma boa foto é como os elementos de um quadro estão dispostos, o que chamamos de composição.

Existem várias técnicas de composição, e mais de uma pode estar presente numa foto.

Espaço Negativo

Temple by the Sun Moon Lake in Central Taiwan

O espaço ao redor ou no interior do objeto de uma fotografia é conhecido como espaço negativo (negative space). O uso do esapço negativo é um recurso muito poderoso para destacar o tema de uma imagem e é bastante comum em se tratando de silhuetas ou em retratos, no entanto, o papel do espaço negativo é tão relevante quanto o do espaço positivo (o tema).

Sonia

Em retratos, particularmente quando se utiliza um fundo de cor sólida em estúdio, o espaço negativo serve para emoldurar e ressaltar o sujeito retratado. No caso da foto acima, o contraste entre o fundo negro e o pelo branco do cão cria uma gradação de tonalidades e gera tensão.

Torre Eiffel, Paris

Mas é na fotografia em preto e branco que podemos perceber o real valor do uso do espaço negativo. Os espaços brancos ao redor da Torre Eiffel acentuam as linhas diagonais, e no interior da imagem criam contraste e formas interessantes.

Pidgeons

O segredo do espaço negativo é saber equilibrar os elementos da imagem, trabalhar com as formas e linhas, ou seja, reunindo as várias técnicas que você já aprendeu de composição.

Exercícios práticos

1 - tente fotografar situações nas quais você percebe a presença do espaço negativo, criando formas e ou linas ao redor ou no interior do sujeito. Conseguiu obter fotos interessantes?

2 - procure por fotos de fotógrafos famosos e tente identificar o uso do espaço negativo.

http://www.flickr.com/groups/calabocaeclica/



***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Henry, Boa noite!
    Há tempos estou interessada em aprender fotografia, pois quando me aposentar quero ter uma atividade e não ficar parada.
    Mesmo que não venha a atuar como fotógrafo, mas quero aprender a tirar fotos legais.
    Adorei o teu blog sobre fotografia e vou me pautar nele para meus primeiros estudos. Bem, no momento quero comprar uma câmera que não seja muito avançada e cara, mas que me permita qualidade nas fotos.
    Outra coisa: minha filha vai viajar, passar algum tempo fora e que uma câmera melhor do que a que temos (sony digital bem básica e já está antiga).
    Andei fazendo uma pesquisa. Através da Internet, conheci as semi-profissionais Reflex da Nikon e da Canon e me encantei com elas.
    Se realmente me tornar uma fotógrafa, vou adquir uma destas mais à frente.
    No momento penso em comprar a Nikon Colpix P500 ou a Canon Powershot SX30 IS. Estas são compactas avançadas?
    Acho que pode ser um bom começo, apenas para eu me entender com o equipamento e para minha filha poder usá-la em sua viagem como
    um equipamento mais simples, que não chame tanto a atenção, porém que lhe forneça boas fotos.
    Você poderia me dar uma orientação em relação a estas câmeras? Qual devo comprar. Entre estas duas não importa o valor delas que é bem próximo. Mas como sou leiga no assunto peço tua orientação e ficarei imensamente grata se puder me ajudar.
    Angelica

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, Angelida, as duas são compactas avançadas, que possuem modo manual, ou seja, você poderá aprender um pouco com elas, mas talvez sinta a necessidade de comprar uma Reflex mais tarde, caso realmente se interesse em aprender fotografia.
    Para este nível, são câmeras muito parecidas, ou seja, eu não recomendaria nenhuma em especial. Se você puder vê-las pessoalmente, será melhor para decidir qual lhe agrada mais.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Henry, queria que me ajudasse a escolher novas e melhores lentes para minha camera, uma nikon d5000, nao sei tudo que preciso saber sobre fotografia mas ja sinto necessidade de uma lente melhorsinha..moro no rj e queria saber se o curso da UERJ é um bom curso p iniciantes. Obrigado. Melissa

    ResponderExcluir
  4. Como eu sou fotógrafo Canon, Melissa, não sei muito sobre os equipamentos e acessórios da Nikon. Sei que eles possuem lentes ótimas, assim como a Canon, com as 50mm ou algumas Nikkors mais caras e com grande qualidade ótica.

    Não conheço o curso da UERJ, mas peça para ver o currículo do curso e compare com o curso introdutório aqui do Cala a Boca e Clica!
    Eles terão de estudar boa parte do que foi dito por aqui.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá Henry,
    Gosto muito de fotografia. Até o momento só tive câmeras compactas (a última uma Sony TX9), mas estou querendo comprar duas da marca Canon, ou seja: Uma Canon Powershot SX - 50 HS (pelo seu grande zoom) e uma Canon Rebel 650D T4i, kit 18 - 135 mm STM.
    Mas tenho certa dúvida, pois seria melhor investir em outras lentes utilizando apenas a T4i, ao invés de adquirir também a SX - 50 ?

    ResponderExcluir