Adsense aproval

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Acabei de comprar uma Reflex, mas as minhas fotos pioraram. O que estou fazendo de errado?

Henry
(Foto por: Denise Nappi)

Você comprou aquela baita câmera, com lentes da hora e tudo mais, certo de que agora iria arrasar na fotografia, não é?

No entanto, para sua surpresa, com o trambolhão que custou uma grana você está tirando fotos piores do que nunca, bem piores do que aqueles com a câmera compacta? O que pode estar acontecendo?

Eu já disse anteriormente aqui que o grande mistério por detrás de uma boa fotografia é um bom fotógrafo, e jamais me cansarei de repetir isto.

Você pode pegar a melhor câmera do mundo, que custa 30 mil dólares e por na mão de um leigo, tenha certeza que as imagens serão imprestáveis.

Isto ocorre por uma razão muito simples: a câmera só registra a imagem, quem realiza a composição, ajusta as configurações da câmera e trabalha a foto posteriormente é o fotógrafo, que precisa conhecer bem seu equipamento e saber utilizá-lo.

henry1
(Foto por: Denise Nappi)

Sempre espere uma queda na qualidade de suas fotos quando você adquirir um equipamento muito diferente do que você está habituado. São necessárias muitas horas de prática até se acostumar com uma máquina diferente, até que o ajuste das funções seja natural.

Se você não quer a dor de cabeça de aprender fotografia para valer, se gosta de tirar fotos no Modo Automático, não há razão para que você compre um Reflex. Estas câmeras não foram feitas para usar o Modo Automático, aliás, eu nem sei porque os fabricantes de Reflex incluem estes modos (talvez para você pedir para o tio ou para a mãe tirar uma foto sua de vez em quando!). Inclusive, nos modelos top, realmente não existe Modo Automático, ou você sabe usar, ou não sabe.

A maior burrada que alguém pode fazer na vida é comprar uma câmera (ou um flash) para fotografar um evento, como um casamento, na semana seguinte. Ninguém domina um novo equipamento em tão pouco tempo.

Você precisa praticar muito (e ler o manual da câmera, de preferência) e em várias circunstâncias diferentes. Tire tantas fotos até que os seus dedos doam e acostume-se aos controles da câmera, onde fica o ajuste da velocidade do obturador (shutter speed), da abertura de diafragma (aperture) e do ISO. Se você não estiver fotografando em .RAW, descubra também onde fica o botão do Controle de Branco (White Balance).

Faça todos os exercícios descritos aqui no Cala a Boca e Clica!, tanto os técnicos quanto os de composição. A prática leva à perfeição, jamais duvide disto!

Suas fotos com um novo equipamento poderão ficar ruins, à princípio, mas com o tempo você notará como elas melhorarão e deixarão os outros boquiabertos. É preciso prática e persistência. Vale à pena, eu garanto, pois também já passei por isto.

Agora que você entrou de cara neste mundo, não vai arregar! Cala a boca e clica!



***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. O blog me ajudou muito. Comprei um a fuji que possui alguns controles manuais e no início deu vontade de chorar, mas depois de ler bastante e treinar muito, tenho conseguido boas fotos, mas ainda falta muito treino.
    Assim que comprei a cam achei o blog e li desde o primeiro post heheheh, agora entro toda semana pra ver se há algo novo.
    valeuu

    ResponderExcluir
  2. Oi, Heldrick.

    É preciso ter persistência, pois, aos poucos, você verá resultados muito melhores nas fotos. Só não dá para desistir.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Nossa...esse blog é como uma luva!! Justamente quando minha primeira reflex chega, vc coloca esse post...rsrs Amei!!! Bom, até que tô me virando legal, pra quem saiu de uma compacta, com a 85mm ainda tô apanhando um pouco, mesmo em 1/135 ou mais, mas acho que logo nos acertamos... Obrigada Henry, sempre muito útil o seu blog, adoroooo!!Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. No caso de uma tele, se a for estiver ficando borrada mesmo com uma velocidade do obturador alta, o que você pode fazer é aumentar o ISO talvez até para 400, assim você poderá aumentar a velocidade. E tem de segurar bem a câmera!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Mesma coisa do Heldrick ai.
    Virei fã desse blog. Comprei uma fuji com opções de manual. E fiquei muito perdido, esse blog me ajudo muito!!! Agora ja to louco para comprar um reflex... Mas como o dinheiro n deixa, vou brincando com minha Fuji S3300 msm.
    Muito obrigado Henry.
    Meu trabalho final de inglês foi sobre fotografia e vc n sabe o quanto me ajudo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela visita, Matheus. Com certeza, no dia me que você comprar uma Reflex, você ficará ainda mais empolgado! :D

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi Henry, to aki d novo ^^'
    N sei se vc vai me responder mas ta ai a a pergunta.
    Eu to loco em um reflex, tanto q jah to vendendo minha Fuji pra pegar uma...
    Ai eu olhei por ae, e gostei bastante da Canon T3I rebel (da nikon eu n cheguei a olhar a equivalente)
    E infelizmente eu so posso gastar ate 2 mil reais (talvez um pouco mais)
    Eh uma boa escolha? E vc recomenda algum lugar pra mim comprar?
    PS: se for importante, eu gosto de fotografar pessoas, e de perto, ou seja, n preciso de Zoom monstruoso...
    Cara, mais uma vez, MUITO obrigado, seu blog é excelente e desculpe pelas perguntas.
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Esta é uma ótima câmera, Matheus. Agora, no Brasil (aliás, nem sei em qual cidade você mora), eu não saberia lhe dizer onde comprar.

    Provavelmente no Paraguai você encontrará preços melhores.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Belo Horizonte - MG...

    Problema que n tenho como ir para outra cidade...
    Obrigado pelas respostas
    Acho q a melhor escolha seria comprar pela internet, o problema é um site confiavel
    Abraço cara. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  10. A BH Photo de Nova York manda para o Brasil, mas o problema seria a taxa de entrega e o risco de ter de pagar o imposto na alfândega, mas, mesmo assim, acho que ainda sairia mais barato que comprar diretamente no Brasil.

    ResponderExcluir