Adsense aproval

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Por que saio tão feio nas fotos?

Henry - retrato em grande-angular
(1/250 f/3.5 ISO 200, foto tirada por Denise Nappi com distância focal de 18mm: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/6324374216/)

Se você é do tipo que odeia aparecer em fotos porque sempre fica feio, você está em boa companhia. Não é o único!

Podem existir algumas razões para que isto ocorra:

1 - você não é muito fotogênico;
2 - a iluminação não o privilegiou;
3 - o fotógrafo não era bom;
ou
4 - você é realmente feio pra burro!

No entanto, um dos fatores que mais podem influenciar na hora de se tirar um retrato é a distância focal da lente da câmera.
Você se lembra disto?

Recapitulando, distância focal é uma convenção utilizada para indicar o tipo de uma lente, começando com a grande-angular (uma lente com um ângulo de visão superior ao da visão humana), a normal (semelhante à visão humana) e telefoto (com ângulo de visão inferior ao da visão humana).
Uma das características das diferentes distâncias focais das lentes é que as lentes grande-angulares dilatam o espaço, enquanto as telefoto comprimem o espaço.

O que isto quer dizer?

Se você for fotografar uma paisagem com uma lente grande-angular, os elementos parecerão que estão mais longe do que realmente estão, as distâncias serão alongadas; se você fotografar a mesma paisagem com uma telefoto, as distâncias parecerão menores, com os elementos mais próximos uns dos outros.

E o que ocorre se fotografamos uma pessoa?

Henry - retrato em grande-angular

Aplicando a mesma lógica anterior, se fotografarmos uma pessoa com uma grande-angular, dilataremos o espaço, quer dizer, o nariz e a boca parecerão maior, haverá uma grande distorção do rosto, assim como ocorre num espelho convexo de um circo dos horrores.

Henry - retrato em telefoto
(1/250 f/3.5 ISO 200, foto tirada por Denise Nappi com distância focal de 55mm: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/6324387356/)

No entanto, se fotografarmos esta mesma pessoa com uma lente telefoto, comprimiremos o espaço e reduziremos as proporções, tornando o nariz e os demais traços faciais mais harmônicos.

Veja os dois retratos meus acima. Na primeira foto, foi utilizada uma lente grande-angular com distância focal de 18mm. Repare como meu nariz, minha boca e os meus dentes ficaram enormes, e o rosto arrendondado.
Juro que não sou tão feio assim!

Na segunda foto, foi usada uma lente telefoto curta de 55mm. As proporções já são muito mais harmônicas e próximas da realidade.

Se usássemos uma lente mais longa, como uma de 100mm ou 200mm, obteríamos resultados ainda melhores.

Henry - montagem de retratos

Mas é somente quando colocamos uma foto ao lado da outra que reparamos como a distância focal pode influenciar num retrato. Até parece que são pessoas completamente diferentes!

O Perigo do Autorretrato

O que ocorre bastante, principalmente quando vemos as fotos dos perfis das pessoas na internet, no Facebook ou no Orkut, é um autorretrato tirado com uma câmera compacta.

Geralmente, as câmeras compactas possuem lentes com distâncias focais muito pequenas, ou seja, grande-angulares, que distorcem as imagens, como vimos acima.

Nestes casos, se fossemos responder à pergunta: Por que saio tão feio nas fotos?
Eu diria: Porque você tem os braços curtos demais.

Como as pessoas tiram fotos de si mesmas e não podem afastar muito a câmera para poderem utilizar uma distância focal longa (telefoto), elas são obrigadas a tirar em grande-angular e ficarem todas distorcidas e feias.

O ideal seria que outra pessoa tirasse o retrato, ou que o retratado apoiasse a câmera sobre alguma superfície plana, desse o zoom, pusesse no timer e tirasse a foto. Quanto mais zoom, melhor!

Autorretrato num avião
(1/6 f /4 ISO 640, autorretrato com distância focal de 17mm: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/6324397830/)

Contudo, um autorretrato com uma grande angular também pode criar imagens interessantes, principalmente em algumas situações nas quais você não tem mais ninguém em quem contar.

Mesmo assim, o ideal é sempre utilizar o maior zoom (distância focal) possível.

Quando fotografar com uma telefoto, ou com uma grande-angular?

Henry - Retrato
(1/200 f/10 ISO 320. Retrato tirado por William Mantovani com distância focal 78mm: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/6324407890/)

Na maioria das situações, você optará por uma telefoto para retratos, pois criará fotos mais bonitas e deixará as proporções do retratado mais harmoniosas.
Telefoto também são ótimas para fotografias de paisagens, pois comprimem o espaço e criam imagens muito interessantes.

Crianças de Kinmen, Taiwan
(1/80 f/9 ISO 100, com distância focal de 17mm: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/6324405492/)

Por outro lado, fotojornalistas e fotógrafos de rua muitas vezes preferem lentes grande-angulares, pois podem ficar mais próximos da ação e capturar um maior ângulo de visão.
Algumas das fotografias mais extraordinárias em zonas de conflito ou em situações de tumulto foram obtidas com lentes grande-angulares, pois criam imagens dramáticas e poderosas, mesmo que não privilegiem as proporções dos retratados.

Além disto, lentes grande-angulares são ótimas para espaços fechados ou apertados, quando você precisa fotografar grandes grupos a uma curta distância, ou em cidades com edifícios altos.

Particularmente, eu adoro fotografar com uma grande-angular, pois é possível obter fotos únicas e impressionantes.

Se você não gosta dos retratos que tira, ou daqueles nos quais você aparece, as sugestões são:

1 - afaste-se;
2 - dê zoom (maior distância focal)
3 - tire a foto.

Eu lhe garanto que seus retratos ficarão muito melhores de hoje em diante.

Exercícios práticos

1 - tire duas fotos de alguém, ou de si mesmo, com a mesma configuração da câmera:
a - com uma lente grande angular (ou com pouco zoom), isto é, menor do que 50mm, bem próximo do rosto da pessoa;
b - com uma lente telefoto (ou com muito zoom), isto é, maior do que 50mm, afastando-se da pessoa retratada.

Qual das duas fotos ficou melhor em sua opinião?



***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Olá Henry, parabéns pelo Blog, as dicas são realmente muito valiosa para quem assim como eu quer aprender esta arte de fotografar.

    Ainda estou me familiarizando com os assuntos ( obturador, abertura, composição, ISO, etc...).

    Antes de conhecer este blog, imaginei que a compra da minha Fuji S2800 ( com controles manuais ) seria uma boa aquisição, porém estou percebendo que nem tanto assim como uma Nikon ou Canon. Ainda tenho dificuldade para identificar a melhor configuração para a foto desejada, li o manual da máquina umas 6 vezes e percebi que minha máquina possui apenas 2 aberturas sem zoom e outras 3 com zoom.

    estou meio perdido, diante disso, vc acha que tenho uma boa máquina ( fuji S2800 ) para aprender a fotografar ? O que me indica nesta fase de aprendizado ? Qual a melhor máquina que possa investir sem errar ?

    Enfim, me ajuda......adoro fotografia.

    abraço, Otacilio

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é show. Sucessão!
    Lula Tdscko

    ResponderExcluir
  3. Como eu lhe disse, Otacílio, talvez você sentirá necessidade de comprar uma Reflex no futuro.

    As lentes de câmeras Reflex também tem variações de aberturas quanto maior for a distância focal, a não ser nas melhores lentes.

    Por exemplo, a lente do kit de uma Canon introdutória é 18-55mm f/3.5-5.6, ou seja, quando a lente está em 18mm, a abertura máxima é de 3.5, no entanto, quando está em 55mm, a abertura máxima é 5.6.

    Isto é normal.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Pra variar adorei o post, parabéns!!Essas distorções podem destruir as fotos mesmo, mas em alguns casos acho bem interessante, para "efeitos especiais" digamos, rsrs A 85mm tbém é muito procurada pra retratos né Henry??Vc a recomenda?? Valeu!! e...obrigada!!

    ResponderExcluir
  5. Henry, além do seu blog, participo do DIGIFORUm, deve conhecer... Estes dias houve uma polêmica num duelo, sobre qual a diferença entre a macrofotografia e o close-up, como diferenciar?? Poderia explicar sobre o assunto de maneira clara, pois pra mim a dúvida permanece...e pra muitos por lá tbém!!Valeu!!

    ResponderExcluir
  6. Realmente, a 85mm f/1.8 é uma das favoritas para retratos, mas já é uma lente relativamente cara.

    Pagando um pouquinho mais, você leva uma 70-200mm f/4 L, que não é tão boa em situações de pouca luminosidade, mas num set de estúdio não fará diferença.

    Não sei quais foram os termos deste debate sobre macro e close-up. Existem várias definições, mas até onde eu saiba, a fotografia Macro é aquela reprodução maior do que o tamanho real, na proporção de 1:1 até 22:1, já o close up é até o tamanho real, ou seja, de 1:10 até 1:1.

    Em termos práticos, isto quer dizer o seguinte: se você for fotografar um rosto e, na fotografia, ele ficou até o tamanho real daquele rosto, isto é close-up, agora, se você for fotografar uma formiga e, na foto, ela ficar muito maior do que o tamanho real dela, isto é Macro.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Teresa Lucas - Portugal15 de novembro de 2011 às 20:22

    Adorei o seu blog. É bastante útil para quem quer iniciar fotografia. Seria possivel tirar-me uma dúvida? Tenho um Nikon Coolpix P500 e gostaria de saber se as lentes que dizem que são para a série D (da Nikon) dão para esta máquina.

    Cumprimentos! E obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Teresa.

    A lentes intercambiáveis só podem ser usadas nas câmeras Reflex da Nikon, o que não é o caso deste modelo, que tem lente embutida.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Certo, mas e quando TODO MUNDO fica bonito na foto e você é o único feio ? a culpa não é da câmera, não é do fotografo e nem da iluminação. E eu juro por Deus que não sou feio.

    ResponderExcluir
  10. Putz, isto é um problema!

    Mesmo assim, tem a ver com iluminação e com os ângulos. Existem poses e ângulos do retratado que privilegiam mais suas formas, e a maneira como o rosto também é iluminado influencia bastante.

    E tem gente que não é fotogênica de maneira alguma, mas um bom fotógrafo saberá explorar todas as possibilidades até encontrar uma "menos pior"... :D

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Olá henry, minha câmera é uma nikon d3000 e a lente é 18-55mm, eu fiz o teste. fotografei com18 mm e a foto ficou melhor que com 55mm. Fiquei confusa com isto, porque o resultado foi inverso ao teu. A telefoto não aproxima o objeto enquanto que a grande angular afasta?

    Mel

    ResponderExcluir
  12. Sim, Mel, justamente por este efeito de ótica que os traços ficam mais harmoniosos com uma telefoto.

    Por que você não nos passa os links destas duas fotos que você tirou para compararmos?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. mto legal a dica adorei!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Tenho o mesmo problema do cara ai de cima, muita gente me acha bonito,(so seria mentira se uma o outra pessoa me falasse issu) mais todo lugar perguntam porque eu nao viro modelo, até pessoas que não me conhecem (porque geralmente quem conhece é puxasaco)
    enfim, eu so sempre do a mesma resposta, EU NÃO SO FOTOGENICO..
    Sabe issu me deixa muito pra baixo, porque
    eu não consigu uma foto boa nem pro MSN
    não sei se é tensão, trauma,
    porque eu ja tenho na cabeça que eu vo fica feio, esquisito e todo mundo vai ri..(e eu não tenho complexos, so bem popular aqui na cidade)
    eu nunca tirei fotos com cameras profissionais, so uma simples da "canon powershot a480"
    issu porque as vezes que eu tirei fotos com camera inferiores a essa eu fiquei orrivel, ai comprei essa pra vê se conseguia tira fotos descentes, tristi ilusão, hoje em dia
    tenho medo de cameras e não sei como muda issu, se você tiver alguma dica, ( que não esteja no google) porque ja li, rê-li e li mais uma vez tudo relacionado a fotogenia ..
    engraçado que quando eu era pequeno, eu não era tão bonito como so hoje, e era mais fotogenico, não sei se era porque eu nao tinha esses traumas ..
    e pra finalizar
    quando eu sorrio meu nariz fica um pouco largo, mais na foto fica o triplo, minha sombrancelha e um pouca fina e na foto me deixa com cara de bobo
    e meus labios ficam muito grande
    eu falo pra todo mundo, minhas fotos não condiz com a realidade..
    gostaria muito da sua ajuda, se caso a uma dica para me dar ..


    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  15. Magnífico esse blog... Sempre gostei de fotografia, mas sempre no amadorismo. Conheci pelo "amigo" google e desde então sigo nas redes, acompanho cada post e sempre volto pra dar uma "refrescada". Tenho um Nikon D50 com lente 18-55, comprei o livro do "Cala A Boca E Clica" e pelo o conteúdo pude dar o passo inicial, e o melhor, pelo que aprendi ali pude ser aceito em um curso de fotografia nível intermediário que começa mês que vem. Pra quem tá querendo se familiarizar com a arte de fotografar, indicação certa! Vale o investimento.

    Tchê, Henry, um ajuda pode me dar? Tenho apenas a câmera sem flash externo, vou tirar fotos do aniversário da minha filha, qual a configuração mais adequada para as fotos? Não tenho flash externo.

    Um baita abraço e, mais uma vez, gracias pelo blog! Ajuda muito quem ama essa arte! Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jota.

      É muito difícil dar uma recomendação precisa de qual a configuração da câmera, pois não sei qual é o tipo de iluminação ambiente. O ideal é um ISO alto, mas que não cause muito ruído digital, como 400, ou no máximo 800. Além disto, usar uma abertura de diafragma grande e uma velocidade do obturador rápida o bastante para congelar as pessoas.

      Abraços.

      Excluir
  16. vlw pelas dicas, você pode indicar uma boa máquina fotografica? Tipo aquelas fotos de revistas que o rosto da pessoa fica perto e fica tão perfeita as fotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ramon.

      Procure por uma Reflex da Canon ou da Nikon. Há várias opções, dentro do orçamento de qualquer um disposto a se profissionalizar.

      Abraços.

      Excluir
  17. olá, Henry! Gostei muito do artigo. Estou nesse dilema: me olho no espelho e vejo uma pessoa, tiro uma foto é outra completamente diferente e esquisita. Por isso que detesto fotos.
    Mas queria tirar uma dúvida, se você souber responder. Os espelhos mostram realmente como somos fisicamente? Pode parecer uma pergunta idiota, mas às vezes bate uma dúvida, e parece que sou engandado pelo meu cérebro, então eu queria saber se dá para confiar no espelho. Se puder responder, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, jjevil.

      Se não for um espelho distorcido, ele deveria mostrá-lo como você é...

      Abraços.

      Excluir
    2. obrigado, sei lá olhar para as fotos dava um desânimo, era capaz de me deixar de mau humor. Eu tenho espelho plano (vários na realidade) e quando fiz essa questão no google, tinha gente que falava que não se devia confiar nos espelhos.
      Mas ele deve estar com a razão. Obrigado!

      Excluir
  18. Bacana, bem esclarecedor. Compartilhei com os seguidores do meu blog no Facebook. Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Muito legal a explicação, nunca imaginei que a lente poderia distorcer desta forma.

    Obrigado

    Um abraço

    ResponderExcluir
  20. quando a pessoa é uma desgraça de feia nem lente resolve

    ResponderExcluir
  21. não existe gente feia, existe gente que não conhece as cameras

    ResponderExcluir