Adsense aproval

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Ano Novo, novas fotos! O que você quer ver no Cala a Boca e Clica?

Como o prometido, para começarmos este ano de 2012 aqui no Cala a Boca e Clica!, compartilharemos algumas fotos dos leitores tiradas entre o final de 2011 e começo de 2012.

City Lights
Foto por Bruno Macedo (http://www.flickr.com/photos/brunocmacedo/), do Parque Ibirapuera

Fonte luminosa-Torre de TV
Foto por Jáfer (http://www.flickr.com/photos/_jafer/), Fonte Luminosa - Torre de TV

Foto por Karine Lalala (https://www.facebook.com/karinelalala), de Fogos de Artifício

E quais são nossas promessas para 2012?

Ainda temos muitas coisas interessantes para falarmos sobre fotografia, para este ano minhas promessas:

- manter as boas vendas do Curso de Introdução à Fotografia do Cala a Boca e Clica!;

- continuar escrevendo alguns artigos independentes sobre técnicas fotográficas;

- acabar de escrever os artigos sobre História da Fotografia;

- começar um curso de introdução à iluminação artificial (provavelmente depois de março, pois vou me mudar e terei mais espaço para montar a parafernália);

- se possível, começar a escrever alguns reviews de câmeras.

E se vocês tiverem sugestões de assuntos que gostariam de ser abordados aqui no Cala a Boca e Clica!, é só nos escrever no comentário, em nosso grupo do Flickr, no Facebook ou no Twitter.

Um feliz 2012 a todos e obrigado a todos que enviaram suas fotos!



***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Olá, Henry. Feliz ano novo! Gostaria muito de dicas de como configurar o ISO, aberturas do diafragma, obturador e outros detalhes para fotografar com o flash. O seu livro traz informações sobre isto?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lobo.

    O livro é um Curso de Introdução à Fotografia, e lições sobre flash já é um assunto mais avançado, que nem muito fotógrafo profissional domina bem.

    Falaremos sobre o uso de flash no decorrer deste ano, como mencionado no post, depois de março.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Conheci seu blog hoje rs
    Veja, tenho uma Canon SX200, adoro a câmera, mas tenho medo de levá-la comigo pra determinados lugares por isso queria uma compacta, que seja baratinha mesmo, o problema é a dúvida entre tantas opções... Vi a Nikon L23, Canon A2200, Samsung ST90 e Samsung ES68, todas cabem no meu orçamento mas não sei qual escolho... A da Nikon vi gente falar que não tem qualidade de imagem na L23, a Samsung ST90 vi opiniões bem divididas, não encontrei absolutamente nada sobre a ES68 e a mais elogiada foi a Canon... Qual vc indicaria pro meu caso? Eu usaria para fotos casuais mesmo, e muitas vezes de noite, não quero uma qualidade de profissional mas também não quero imagens muito pobres, entende?

    ResponderExcluir
  4. Henry,
    Bom dia!
    Acompanho a pouco tempo o seu site... aos poucos vou lendo as suas publicações.
    Não sou profissional, tenho uma compacta da Nikon P500. A minha maior dificuldade como iniciante tem sido avaliar os erros nas minhas fotos. Tiro muuuitas fotos, muitas nao ficam boas, mas algumas eu gosto e nao sei visualizar os defeitos delas.

    Espero que em 2012 continues ajudando iniciantes como eu.

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  5. Olá Henry,
    Sou assídua no seu blog, adoro!
    Tenho treinado bastante e percebido um avanço nas minhas fotos, mas ainda fico frustrada quando tento ressaltar as cores! Principalmente a noite. Queria saber qual a função em que posso potencializar isto.

    Mel

    ResponderExcluir
  6. Essas são as escolhidas como as melhores fotos ???? :-(

    ResponderExcluir
  7. Sim, estas foram as três únicas pessoas que enviaram.

    Se você faz melhor, anônimo, deveria ter aparecido por aqui antes...

    Obrigado pela não-participação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henry, participei sim e enviei foto melhor, talvez não tenha sido vista, uma pena... ficaria muito feliz em aparecer em seu blog... :-(

      Excluir
    2. Então você deve ter se esquecido de me avisar disto, pois se você adicionou a foto no grupo do Flickr, por exemplo, mas não escreveu no tópico do fórum, no comentário do blog ou no Facbe informando qual delas fotos desejava ver aqui, ficaria um pouco difícil eu adivinhar, pois os membros continuaram postando normalmente as fotos no grupo, mesmo sem relação com a virada do ano.

      Só considerei as fotos daqueles que manifestaram a vontade de tê-las aqui, e estes foram os três...

      Excluir
  8. Em se tratando de câmeras compactas, a que eu recomendo é a Canon S95, mas existem várias outras boas no mercado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ana.

    O melhor que você pode fazer é ver as fotos de profissionais, o tipo de enquadramento que eles fazem e tentar comparar com os seus resultados. É necessário ser bastante crítico com suas fotos, examinar os detalhes e mostrar para os outros, de preferência alguém que possa lhe fazer uma crítica construtiva.

    Talvez escreva algum artigo sobre os erros mais comuns, quem sabe lhe dê alguma luz.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica! Tenho buscado bastante as fotos de profissionas e lido muitas coisas sobre fotografia. Vou continuar acompanhando o seu blog, parabens pelo trabalho.
      Abraços
      Ana Paula

      Excluir
  10. Oi, Mel.

    Cores vívidas dependem de alguns fatores: 1 - da iluminação, 2 - do seu equipamento e 3 - do pós-processamento.

    À noite será um pouco difícil obter cores vívidas se você não tiver uma iluminação artificial.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Ahhh que pena, eu queria ter conhecido o blog antes para mandar fotos também :(.. Mas tudo bem. ^^

    Espero que esse ano continue as postagens.

    Abraços

    ResponderExcluir