Adsense aproval

sábado, 21 de janeiro de 2012

Quando usar o foco automático ou o foco manual?


Antes de tudo, para entender melhor como funciona o foco e qual é a sua relação com a abertura de diafragma e profundidade de campo, leia o artigo Introdução à Fotografia 6 - Profundidade de Campo e Foco.

Basicamente, foco refere-se aos elementos que estão nítidos numa imagem, quanto maior for a abertura de diafragma, menos elementos estarão nítidos, quanto menor a abertura, mais estarão nítidos.
Além disto, o foco também depende da sua distância até a pessoa, objeto ou animal fotografado. Se o que você for fotografar estiver muito perto, dependendo da lente você não conseguirá focar, pois a maioria das lentes possui uma distância mínima de focagem, que pode ser de alguns centímetros ou até de alguns metros para telefotos.


Nas lentes que só possuem foco manual, como várias da época de filme (imagem acima), havia um indicador na própria lente de qual era a distância do foco (os números em amarelo são em metros/meters, os números azuis em pés/feet).
Outro indicador nestas lentes, também para facilitar a vida do fotógrafo, é uma tabela, sinalizada por pequenos números em branco, que informa qual é a profundidade de campo para aquela distância focal de acordo com diferentes aberturas de diafragma.
Para você ter uma noção, de acordo com a foto da lente acima:

- se você fosse fotografar um objeto a dois metros de distância da câmera em f/8, você teria todos os elementos em foco num intervalo de 1,5 até 3 metros; mas, se você fotografar em f/22 para esta mesma distância, você terá tudo em foco a partir de 1,2 metros até 5 metros.
- no entanto, se você fotografar em infinito (∞), foco utilizado geralmente para fotografia de paisagens, em f/8 você terá tudo em foco de uns 10 metros até infinito, ou seja, até perder de vista, enquanto em f/22, você terá tudo em foco de três metros até infinito.

Tudo isto pode parecer muito técnico, uma porção de números e distâncias, mas é um conhecimento que se perdeu com o advento das lentes de foco automático.

Quando usar o foco automático?


Em câmeras digitais, eu uso o autofoco 95% das vezes, quase nunca nem mexo no botão de foco na lente (foto acima, o botão AF/MF sobre o botão Stabilizer).
O foco das lentes modernas é bastante confiável, desde que você saiba para onde apontar sua câmera. Isto é ótimo para fotografar objetos, pessoas ou animais, ainda mais quando estão se movendo um pouco, pois assim você não precisa ficar ajustando o tempo todo o foco, basta pressionar o botão do obturador até a metade que a câmera faz o serviço por você.


No entanto, para alguns tipos de situação, existem funções de autofoco bastante específicas, como AI Focus, ou AI Servo, que explicarei melhor como usá-las no futuro. Na maioria das vezes, você usará o autofoco em One Shot, ou seja, você faz o foco, tira a foto, foca novamente e tira outra foto.

Quando usar o foco manual?

A primeira resposta óbvia é quando sua lente for manual, então você simplesmente não tem opção.

"E por que diabos eu compraria uma lente manual em pleno o século XXI?", você me pergunta, e isto não é exatamente tão simples de se responder.

No caso específico da Nikon, até recentemente todas as câmeras digitais permitiam utilizar lentes analógicas, ou seja, da era do filme, muitas delas apenas com foco e controle de abertura de diafragma manuais, ou seja, havia a possibilidade comprar lentes extraordinárias a preço de banana em comparação às lentes modernas.

Além disto, alguns fabricantes ainda produzem lentes de foco manual, como a Carl Zeiss, que são lentes incríveis e com qualidade ótica excepcional. Na época em que comprei a minha lente Canon 50mm f/1.4, eu havia ficado em dúvida entre esta e da Zeiss 50mm f/1.4, mas acabei indo pela Canon, que era um pouco mais barata e com a opção de foco automático, mas ainda hoje fico balançado pela Zeiss...


Outra situação é para fotografias noturnas sem flash, quando o foco tem dificuldades para trabalhar. Assim, o melhor é você focar manualmente através do visor ótico e disparar a câmera, pois esta é a certeza que você estará focando o que importa.


Para fotografias de grupos no self-timer, com a câmera apoiada num tripé ou sobre alguma superfície, eu costumo primeiro usar o foco automático e, depois, travo o botão no foco manual, deste modo, quando eu pressionar o botão do obturador, a câmera não tentará focar novamente.

E um outro caso bastante incomum é quando se tentar tirar de uma foto em situações com baixíssimo contraste, como de uma parede totalmente branca, então a câmera não consegue focar automaticamente. Para isto, usa-se o foco manual.
Mas para que você precisar tirar foto de uma parede branca?!

Exercícios práticos

1 - com sua lente em foco automático, tente fotografar paisagens, pessoas, animais e objetos;

2 - com sua lente em foco manual, tente fotografar paisagens, pessoas, animais e objetos.

Em quais dos dois casos as fotos ficaram com o foco correto? Sentiu dificuldades para focar em foco manual?

3 - tente tirar a foto de uma parede branca em foco automático, apenas por curiosidade mórbida. Conseguiu?


***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Bela matéria Henry.
    Tenho uma dúvida: li em algum lugar que falava que usar lentes AF em modo manual a desregula internamente (!!!!), por isso não me aventurei a usar este modo. Prefiro usar um dos pontos de foco no modo único (Nikon D3100). Tem funcionado.
    Dúvida 2: Como ler o intervalo em que tudo está em foco usando a minha lente AF? Ainda anão achei isso no manual da câmera. Na minha antiga Canon AE-1 com uma 50mm manual era moleza. Fico no aguardo das respostas

    Abraço.

    Helvio

    ResponderExcluir
  2. Oi, Helvio.

    Nunca ouvi isto de desregular a lente. Até pode ser possível, vai saber?
    Mas, se for verdade, é muito estranho que os fabricantes ainda continuem produzindo lentes com opção de Foco Manual, afinal de contas, este é o trabalho deles e se surgissem uma porção de reclamações do gênero, ou eles fariam um upgrade, ou retirariam os produtos do mercado. Não acho que os fabricantes de câmeras e lentes sejam tão estúpidos a este ponto...

    Não acho que você encontrará esta tabela nos manuais, pois isto depende de lente para lente, da abertura máxima e da distância focal.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Henry, insistindo... rsrs Existe uma maneira de ter como saber sobre o intervalo em foco para a minha lente do kit D3100, uma 18-55mm VR G em algum lugar?
      Em tempo, se eu achar sobre a história da desregulagem da lente eu posto o link ok?

      Obrigado!

      Helvio

      Excluir
    2. Oi, Helvio.

      Não sei se uma tabela como você está procurando existe. Só vi estes indicadores em lentes manuais, fora disto nunca vi nada parecido para outras lentes.

      Mesmo assim, se você quiser ter uma noção de qual é a profundidade de campo na abertura utilizada, você pode fotografar em A-Dep (nas câmeras Canon), ou apertar um pequeno botão que tem logo abaixo da lente no lado esquerdo frontal da câmera, que faz com que as lâminas da abertura se fechem e você possa visualizar como ficará a foto. Dá para ter uma noção de quais são os elementos em foco. Se a abertura for pequena, como f/16 por exemplo, você notará que ficará um pouco mais escuro no visor, pois está entrando menos luz.

      Pode mandar o link sim para eu dar uma lida.

      Abraços.

      Excluir
  3. Olá Henry, Boa tarde!!!
    Estou gostando muito desse espaço seu, que pode ser nosso.
    Trabalhei numa loja de fotografia e me apaixonei, acabei saindo desta loja e quero voltar a trabalhar com fotografia. Comprei uma Fujifilm S4000. Não consegui, ainda, deixá-la "no ponto" rsrs. Percebo que quando faço alguma alteração no zoom a foto sai um tanto borrada. Queria saber como posso resolver isso e se tem algum post aqui q fale sobre isso.
    Parabéns.


    Desde já, agradeço.
    Érica Aguiar
    _

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erica.

      Leia o artigo sobre distâncias focais, acho que esclarecerá suas dúvida.

      http://www.calabocaeclica.com/2011/04/introducao-fotografia-5-lentes-e.html

      Abraços.

      Excluir
  4. Oie Henry Parabens pelo Blog eu comecei a acompanhar a algumas semanas e simplesmente eu consumi todos os seus posts um atras do outro sem parar nem para ir comer ...
    Eu ganhei um kit do meu padrinho ( ele era fotografo no japão por hobby) 2 Minolta Sweet x ( Analogica )lentes 75-300mm / 38-80mm /70-210 . Eu vendi uma das cameras no inicio e acabei me arrependendo ... Eu aprendi com ele o basico e me apaixonei pela fotografia Analogica eu nunca descobri se elas eram "boas" cameras , mas para mim ela sao incriveis.
    Eu vou comecar Agora em janeiro o Curso de Fotografia (fmu) e bem eu sinceramente nao sei qual camera Digital comprar , se preciso comecar a comprar equipamentos agora ou esperar um pouco eu estou ansiosa e muito atrapalhada , voce me pode me indicar ? eu estava pensando em comprar um corpo de camera mais barato e bom e investir em lentes o que acha ? e voce tem alguma para me indicar ... eu me sinto perdida . Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ariana.

      A Minolta era uma marca razoável nos tempos de filme, apesar de não haver muitos bons comentários sobre este modelo específico que você mencionou. Mesmo assim, é sempre muito legal brincar com uma câmera de filme, é um aprendizado à parte.

      Se você não pode investir muito num equipamento, recomendo procurar uma câmera usada ou remanufaturada (refurbished). Tenho certeza que você conseguirá comprar uma Canon XSI por um preço razoável hoje em dia. É uma das câmeras que tenho e, como nunca precisei fazer vídeo com ela (se eu quisesse, não compraria uma máquina fotográfica, compraria uma filmadora...), ela sempre cumpriu bem o papel. Depois você pode trocá-la, se sentir a necessidade.

      Não fique muito deslumbrada com os últimos lançamentos, isto quer dizer bem pouca coisa. O que fará diferença é como você utilza sua câmera.

      Abraços.

      Excluir
  5. A minolta se tornou de estimação ,rs
    Bem entre uma XSI ou a T1I para inciante qualquer uma das duas a compra seria um bom negocio ?
    Bom dia e muito obrigado =D

    ResponderExcluir
  6. Acho que sim, Ariana. A T1 é mais moderna, se você puder adquiri-la, durará, em tese, um pouco mais que a XSI.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. A minha maior dificuldade está sendo deixar o cenário inteiro nítido, bato a foto,e sempre fica os cantos desfocados, tipo alguem no meio certinho e os dois cantos da paisagem ruim ;(..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto é uma distorção da lente, particularmente comum em grande-angulares. Você notará menos isto quando estiver fotografando em telefoto, mas em lentes de qualidade inferior isto é bastante perceptível.

      Abraços.

      Excluir
  8. Achei o seu blog hoje, e já está nos meus favoritos!! É que estou com problemas de foco com a minha (canon)50mm e (Sigma) 24-70mm isso em aberturas entre 1.4 e 2.8. Na 50mm tentei fazer uma foto de um casal de amigos, a uma distância de 3mm com abertura de 1,4 para desfocar o back, com foco manual, mas ficou desfocada, isso tá me perturbando muito, até nos casamentos isso tem acontecido, isso acontece apenas quando o objeto está distante, de 3m pra cima. Vou ficar acompanhando o seu blog. Parabéns,henry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eduardo.

      Geralmente, há uma distância mínima para se conseguir o foco, e isto depende de cada lente.

      Além disto, com a abertura máxima de f/1.4, você tem de tomar muito cuidado para obter o foco perfeito, pois às vezes se você se afastar um centímetro sem ajustar novamente o foco, a foto ficará meio borrada.

      Espero que você tenha conseguido descobrir o que está ocorrendo.

      Abraços.

      Excluir
  9. Eu tentei focar a parede branca!!! Rs
    Mas eu queria tirar a minha foto e do meu filho... coloquei a câmera no tripé e no timer! Descobri q não foca... coloquei um pequeno adesivo pra conseguir e sair correndo pra frente, mas as vzs ele aparecia totalmente focado e nós desfocados... fora a chatice de ter q apaga depois. Vou tentar travar no foco manual como vc falou pra ver se dá certo.

    ResponderExcluir