Adsense aproval

sábado, 26 de maio de 2012

6 razões para você incluir uma 50mm em seu kit de lentes


Se você já está fotografando há algum tempo, ou começou a pesquisar agora sobre equipamentos, então deve ter ouvido bastante sobre as lentes 50mm com grandes aberturas (por exemplo, a de f/1.8), pequenas para carregar e que aparentemente são capazes de fazer milagres.

Antes de tudo, nenhum equipamento tirará a foto por você. Se você não souber utilizá-lo, suas fotos não serão tão boas quanto poderiam. Para isto, é necessário estudo e muitas horas de prática.

Mesmo assim, as lentes 50mm são excepcionais, costumam ter preços razoáveis e, quando bem usadas, poderão criar imagens inesquecíveis.

Seguem 6 razões para você comprar uma 50mm:

1 - são lentes rápidas


Quando alguém diz que uma lente é "rápida", provavelmente ele está querendo dizer que é uma lente "clara", ou seja, com grandes aberturas e que desempenham bem em situações de baixa luminosidade.

Na verdade, as 50mm estão entre as lentes mais rápidas já fabricadas, pois dificilmente você encontrá outras lentes com aberturas de diafragma superiores a f/1.2.
A Canon fabricou as raras lentes de f/1, e recentemente vi uma lente de f/0.8 e alguma coisa, mas, sinceramente, uma lente f/1.8 é rápida o bastante para a maioria das situações normais que você encontrará.


Para festas, à noite, em museus e outras situações em ambientes fechados, uma 50mm é uma mão na roda, apesar de ser uma lente um pouco longa (considerada uma telefoto curta em câmeras com crop factor) para fotografar grupos em espaços apertados.

2 - a pouca profundidade de campo é incrível


Sabe aquelas fotos onde somente um ponto está em foco, e todo o resto está desfocado?

Não é com qualquer lente que você conseguirá obter este efeito. Se você já leu os artigos sobre profundidade de campo, então sabe que um dos fatores para obter este desfocado é a abertura de diafragma da lente: quanto maior for a abertura, menos elementos estarão em foco.


E, neste caso, com a 50mm, você tem uma baita abertura!

3 - são ótimas para retratos

(Lente 50mm, mais flash remoto e refletor, 1/100 f/13 ISO 200, por Denise Nappi: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/6989495588/)

Habitualmente, as melhores lentes para retratos são as telefotos e, como a 50mm acaba se tornando uma telefoto em câmeras com crop factor (mas é uma lente normal em full frame), acaba cumprindo bem o papel para retratos, ou para fotos de corpo inteiro.




Outro motivo que faz com que a 50mm se destaque neste gênero é o bokeh extraordinário que se pode obter com ela, novamente uma consequência da grande abertura de diafragma.
No entanto, em retrato, não se recomenda fotografar perto demais do retratado, ou com a abertura máxima, pois, nestas situações, como a profundidade de campo é muito rasa, você pode acabar tendo um nariz, ou a boca, ou as orelhas fora de foco, o que comumente não é desejável.

4 - são lentes pequenas e leves

A grande vantagem das câmeras Reflex é que você pode trocar de lentes e ter uma enorme versatilidade.


Todavia, este é também um dos problemas das Reflex, pois se você tiver várias lentes com várias distâncias focais ou para objetivos diversos, terá de carregá-las todas numa viagem ou num trabalho, além de perder tempo valioso parando para trocar de lente quando necessário.

Neste sentido, a 50mm é ótima, pois é uma lente pequena e leve, que mal ocupa espaço na sua mochila. E, quando está na câmera, é discreta, sem chamar muita atenção.
Uma lente 50mm numa Reflex introdutória é tão prática que você mal sentirá que está carregando uma câmera.

5 - você será obrigado a treinar o olhar


Por ser uma lente fixa, isto é, sem zoom, você será obrigado a pensar um pouco antes de tirar a foto.

Lentes de zoom são muito versáteis, facilitando bastante a vida do fotógrafo em várias circunstâncias. No entanto, também pode deixar o fotógrafo preguiçoso e acomodado.


Com uma lente fixa, você terá se deslocar para obter o melhor ângulo, para afastar-se ou aproximar-se do tema fotografado, pois, às vezes, você estará perto demais, e outras longe demais. Sem zoom, você terá de usar suas pernas e isto é ótimo, pois caminhando à procura pela foto ideal você também acabará encontrando novas oportunidades para boas imagens.

(1/250 f/1.8 ISO 400, com flash externo, por Gabriel Simão: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/6209034839/)

Além disto, depois que você se habituar a uma lente fixa, você já saberá de antemão como ficará a foto, ou se vale a pena ou não tentar capturar aquela imagem, sem nem precisar olhar no visor. E esta é a meta de quase todo fotógrafo: fotografar naturalmente, como se seu equipamento fosse uma extensão de seu próprio olho.

Só lembrando que um dos maiores fotógrafos da História, Henri Cartier-Bresson, fotografou praticamente durante toda a carreira dele apenas com uma lente 50mm na câmera.

6 - são baratas, pela qualidade ótica que possuem


Você dificilmente encontrará lentes tão boas pelo mesmo preço de uma 50mm.

Para você ter uma ideia, uma 50mm f/1.8 custa pouco mais de 100 dólares, o que é uma barganha se você vir as fotos que podem ser obtidas com ela.

Na linha de lentes da Canon existem três tipos de lentes 50mm com grandes aberturas, com f/1.8, f/1.4 e f/1.2, cada uma com preços bastante diferentes.
Quanto você pagará por uma lente destas dependerá, principalmente, de quão bem construída a lente é. A 50mm f/1.8 é de plástico, com o disco de foco manual bastante estreito e pouco prático, e talvez não aguente uma cacetadinha ocasional na parede.
Já a f/1.4 é um pouco mais bem feita, mas custa quase 400 dólares.
Por fim, a f/1.2 é um assalto à mão armada, custando mais de 1500 dólares, mas pertence à melhor série de lentes da Canon, com construção exemplar, à prova de clima.

Além disto, você pode ainda conferir a 50mm f/1.4 da Carl Zeiss, com preço acima de 600 dólares, com foco manual, mas que é uma das melhores lentes que você poderia comprar para sua câmera.

A Nikon também possui sua gradação de lentes 50mm, que também são a alegria de muitos fotógrafos.

E qual 50mm devo comprar?


Se você ficou tentado a comprar uma lente 50mm, mas ainda está na dúvida o quanto deve investir, a minha recomendação é ir numa 50mm f/1.8, a princípio.

Primeiro, porque é uma lente baratíssima. Se você comprar e acabar não usando (o que acho difícil), não terá sido um investimento muito grande. A qualidade ótica é muito boa e você não terá motivos para se arrepender. Durante anos fotografei com uma f/1.8 e algumas das minhas melhores fotos foram tiradas com esta lente.

Depois, se você realmente se empolgar com a 50mm e decidir que será uma das suas lentes principais, você facilmente conseguirá vender a f/1.8 e poderá passar para a f/1.4, mais durável.

Agora, se você puder pagar a 50mm f/1.2 L, por que não?

Se você já tem uma 50mm?

E se você já tem uma lente 50mm, então junte-se ao nosso grupo do flickr e compartilhe consoco as fotos que você já conseguiu tirar com a sua cinquentinha

http://www.flickr.com/groups/calabocaeclica/

***

Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Que barato, sou apaixonado por fotos e até me aventuro com a Nikon, mas não tenho nenhuma vivencia profissional do assunto. Mas valeu as suas dicas..

    Joao Lucena

    ResponderExcluir
  2. Já havia pesquisado um bocado sobre a 50mm. Sem dúvidas de que esse post só fez salientar o quanto eu p r e c i s o da minha pra já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você comprá-la, Vivian, depois nos diga se valeu a pena.

      Abraços.

      Excluir
  3. Incrível a coincidencia, ontem fechei negócio com uma lente dessas e fiquei arrependido depois, dai entrei no seu blog e pra minha surpresa... valeu mesmo já me convenci de que foi uma boa compra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, André.

      Quando sua lente chegar, tire algumas fotos e poste em nosso grupo do flickr. Duvido que você se arrependa.

      Abraços.

      Excluir
    2. Esse blog né ajudou e muito....tenho uma canon profissional e estava atrás de dicas de lentes e esse blog me ajudou muito.

      Excluir
  4. Este artigo veio em hora certa! Ontem foi a estreia da minha lente 50mm f/1.4 Minolta (tenho uma Sony a330) e adorei as fotos que fiz da minha filhinha. Essa lente é usada e foi comprada por um amigo na China... custou 440 reais!!!!! Fica a dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Bia.

      Mande algumas das fotos que você tirou para o nosso grupo do flickr.

      Abraços.

      Excluir
  5. Olá,
    Eu tenho tirado fotos a quase 4 anos, e no último ano eu comprei a T2i com duas lentes do kit 18-55mm IS (que pelo custo beneficio acho um grande negócio) e a 75-300mm USM (que eu considero ter sido o pior negócio da minha vida , muita Aberração Cromática). Depois destas lentes eu comprei a 50mm F1.8 (a qual eu utilizo muito em eventos esportivos indoor). Depois de muito tempo com essas lentes eu decidi fazer um upgrade nas lentes, vendi as minhas duas lentes do Kit e comprei a EF-S 15-85mm e a EF-70-300L. Agora a minha dúvida é apenas uma, devido ao valor destas lentes vc aconselharia usar filtros UV como proteção? Ou vc acredita que mesmo filtros de boa qualidade como Hoya podem atrapalhar a qualidade da imagem?
    Obrigado pela atenção.
    Diego L.

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostaria de saber sobre a câmera Sony HX-100V, estou pensando em adquirur e gostaria de saber se essa é uma boa opção. Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde Henry,
    Estou começando nesse mundo agora, tenho uma Nikon D5100, que veio com a 18-55mm no kit, mas vou pegar minha 50mm 1.8G hoje. Já estava empolgado, agora então, depois dessa leitura, nem se fala.

    ResponderExcluir
  8. Boa Dia Henry,
    Gostaria da sua opinião. Como escrevi antes, minha 50mm 1.8 chegou, já fiz alguns teste e fiquei maravilhado.
    Pergutna: Vc vê necessidade de manter a lente 18-55mm que veio no kit da máquina, ou posso vender? Não consigo ver mais seventia pra essa lente.
    Aguardo uma resposta se possível.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiz.

      Eu não apenas manteria a lente do kit, como mantenho a minha. Há situações em que uma 50mm é uma lente muito longa e que eu preciso de uma lente mais curta para capturar todo o quadro.

      Inclusive, quando viajo com a câmera mais leve, levo sempre a lente do kit e a 50mm.

      Abraços.

      Excluir
  9. Olá, Henry. Tenho uma 50mm 1.8. Gosto muito e é estimulante trabalhar com a lente fixa. A grande abertura é um grande diferencial.Tenho uma 28-135mm que utilizo para fazer fotos que necessitam de aproximação, mas para fazer fotos com aquele "Q" artístico não abro mão da 50mm.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito das lentes fixas, mas às vezes uma de zoom acaba sendo essencial, pelo menos em viagens.

      Abraços.

      Excluir
  10. Caro Henry,

    Em primeiro lugar os meus parabéns pelo blog, está fantástico!

    Tenho uma Nikon DX com crop factor de 1,5 que irá transformar a 50mm numa 75mm, correcto?

    De forma a aproximar-me de uma 50mm real o que pensa em comprar antes uma 35mm?

    Pelo que analisei o preço é similar.

    Caso necessite de alguma coisa aqui de Portugal é só dizer!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Henry, comprei uma T3i, e gostaria de saber se essa câmera dá para trabalhar com casamentos? da pra arriscar com uma lente 50mm 1.8?, o que vc me sugere como maquina profissional com um preço razoável?

    ResponderExcluir
  12. Caro Henry
    Tem exatos 30 dias que comprei uma D3200 e uma semana depois, o livro do fotográfico Joel Sartore.
    Por acaso achei seu blog e tudo q li e vi no livro, você com muita classe, esmiuça aqui no seu site.
    Agora, vou comprar o seu livro.
    São motivadoras as suas razões para ter uma lente 50 mmm, eu penso em comprar uma ou talvez uma de 35 mmm pelo fato da minha camera ser "crop factor" (andei lendo seus post).
    Concorda que devo ter essa dúvida entre as duas ou no meu caso, você também indica a 50 mmm.
    A outra duvida, é com relação as siglas das lentes Nikon "G" e "D" a minha D3200 pode usar as duas ou só a "D" ?

    desde já, agradeço

    Iram
    Volta Redonda RJ

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Henry,
    Primeiramente, parabéns pelo seu blog!! É maravilhoso!
    Tenho uma Canon 7D e quero trabalhar com fotografia infantil em estúdio e externa. Além da 50 mm f 1/4 qual outra lente você recomendaria adquirir?

    Desde já agradeço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguma telefoto boa, Grasielle. Uma grande lente é a 100mm f/2.8 L da Canon. Eu diria que esta é a minha lente de sonhos no momento.

      Abraços.

      Excluir
  14. Olá, Henry, acompanho diariamente não só o Cala a boca e Clica! Mas tb o guias para mãos de vaca! Os 2 são fantásticos, parabéns!

    Tenho uma 50mm f/1.8 e tenho algumas dificuldades com ela ainda. Vi que tem várias fotos suas aqui tiradas com aberturas grandes (a no restaurante e a do grupo de amigos em NY com f/1.8), e até de paisagens(como a 2a foto com f/1.4). Nestes casos, tenho dúvidas onde vc faz o foco? Qdo se tem apenas uma pessoa foco nos olhos, mas e no caso de paisagens e grupo de pessoas, como fazer com que tudo fique em foco usando grandes aberturas?

    Obrigado e um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcos.

      Antes de tudo, obrigado pela leitura.

      O foco dependerá de vários fatores, não apenas da abertura de diafragma, mas também da distância entre o fotógrafo e o primeiro plano, e entre o primeiro plano e o segundo, por fim, a distância focal da lente também influencia.

      Por exemplo, se você fotografar uma pessoa distante com uma abertura grande, ainda assim ela ficará bastante em foco, porém, se você fotografá-la perto, há chances que somente uma parte (como os olhos, ou o nariz) fique em foco.

      Abraços.

      Excluir
  15. Oi Henry... comecei nesse universo de fotografia agora, então me tira uma dúvida: existe 50mm 1.8 para Finepix S4500? Pq o tanto que já procurei e só acho para Canon e Nikon. Ela é chamada de semiprofissional, mas já li em alguns sites que isso é um baita engana bobo, não existe. Porém, como comecei agora (e cá entre nós, não tenho tanta grana para investir ainda), dentre tantas opções, considerando o custo x benefício optei por essa. Curti muito as fotos desfocadas, e queria uma, queria tentar, mas não encontro por nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa câmera é uma brinde, não permite a troca de lente. Para isso você precisaria trocar sua câmera por uma DSLR

      Excluir
  16. Olá Henry, tenho uma nikon d5100 e até hoje fotografo com a lente que veio no kit, a 18-55, mas sinceramente pra mim chega! agora quero fotografar de verdade, inicialmente meu foco está sendo casamento, aniversários, eventos com este caráter, leio muito sobre essa lente 50mm 1.8 e sobre a 1.4, me dá uma esclarecida se essa é a lente que preciso ou se devo obter outra, me dá uma dica por favor, mas uma vez fico muito grato. Sucesso cara e que Deus continue te abençoando. Ass. Márcio

    ResponderExcluir
  17. Oi, Henry. Parabéns pelo texto sensacional. Vou refazer aqui a pergunta que fiz noutro texto seu hoje. Estou pesquisando lentes de 50mm. Ok, a abertura fica ao gosto e bolso do freguês. Mas se eu comprar uma 1.8, há tamta diferença assim na prática entre ela e uma 1.4f por exemplo (a 1.2 está fora de cogitação pelo preço)? Vale um sacrifício a mais no bolso, pois acho ruim quando compramso algo pior pela economia e depois nos arrependemos e ainda temos que comprar de novo?! Ou não há tanta diferença assim e ambas dão quase o mesmo resultado final? Minha maquina é u a Nikon D7000. Outra coisa: quanto àquelas letras. Basicamente acho que a Nikon tem a 50mm AF e a 50mm AF-S. Ambas têm autofoco? A diferença é que esta última tem motor silencioso? Apenas isso? Devo então comprar a 50mm AF-S paraa minha D7000? Fico com medo de comprar a lente errada e chegar aqui ela não encaixar ou funcionar adequadamente. Obrigado. Adorei seu curso. Abs. Ruy

    ResponderExcluir
  18. Boa Noite, Henry

    Parabéns pelo blog, muito bem explicado vejo que minhas dúvidas se foram.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma Nikon D3200 vale a pena uma 50mm ou 35mm? Li sobre fator de corte e sobre foco automático acabei ficando na dúvida...

    ResponderExcluir
  20. A lente Canon 75-300mm é boa pra distância?

    ResponderExcluir
  21. Com deixar várias pessoas no foco com uma abertura f/1.8? Gostaria de saber, pois tenho dificuldade nisso.

    ResponderExcluir
  22. Oi gente to toda perdida nessa lente da Nikon 50mm 1.8 qual a melhor abertura para retrato

    ResponderExcluir