Adsense aproval

domingo, 22 de julho de 2012

Henri Cartier-Bresson - O Mestre do Olhar


Dentre todos os grandes mestres da fotografia, há um lugarzinho especial reservado para Henri Cartier-Bresson.
Ele imortalizou algumas das imagens mais extraordinárias de todos os tempos e, neste documentário acima, com legendas em inglês, podemos acompanhar um pouco da trajetória e da visão de Cartier-Bresson sobre a fotografia.

Dois princípios básicos do estilo deste fotógrafo, segundo ele, são a espera pelo momento decisivo e a sorte. Deparar-se com a harmonia perfeita, com o equilíbrio, com uma bela composição depende da sorte, mas capturar aquela cena é um ato de observação, que deriva do olhar do fotógrafo e de sua capacidade em clicar no momento certo.

Em nossa época, quando todos tem uma câmera fotográfica no pescoço, o olhar perdeu sua importância?

***
Gostou deste artigo?


A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.

  1. Olá, Henry!!! Esse final de semana eu aproveitar para me deliciar em todo o seu blog. Li sobre tudo: tipos de câmeras, lentes, composições, etc. Fiz tudo isso porque eu e minha esposa adoramos viajar e, posteriomente, sempre vemos que nossas fotos não são boas, salvo raras exceções. Depois que li todas as suas dicas de fotografia (caramba - 30 posts!!!!!) peguei minhas 2 cameras digitais (uma samsung e uma sony) e verifiquei que elas tinhas alguns controles manuais exemplificados por você. Mudei muito a minha maneira de fotografar e melhorei demais as fotos. Também tenho em mente que em alguns lugares que fui, como em Toledo, não quis bater nenhuma foto, pois nada retrataria o sentimento do local. Porém vamos ao que interessa: eu não gosto de ficar com um máquina pendurado no pescoço, principalmente em viagens, por adoro conhecer os lugares batendo perna... Decidi, primeiramente, comprar uma boa câmera compacta, como dito por várias pessoas, uma 2ª câmera de todo bom fotógrafo. Vi algumas como a olympus xz-1, canon s100, G12 e outras do mesmo segmento.
    Posteriormente, se eu quiser me aprofundar no assunto e a mosquinha me morder, parto para uma semi-profissional de qualidade.
    Estou certo? gostaria de sua opinião e de uma dica de qual câmera comprar dessa natureza.
    Abraços,
    Oswalcy Filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Oswalcy.

      Antes de tudo, obrigado pela leitura.

      Se você for por uma G12, duvido que se arrependerá: é uma câmera pequena, leve e excelente.

      Depois, se você sentir necessidade de uma câmera melhor, é só fazer um upgrade para uma Reflex.

      Abraços.

      Excluir