Uma boa lente pode fazer muita diferença numa foto.
Lentes com qualidade superior proporcionam fotos mais nítidas, com cores mais fiéis, com menos aberração cromática (do que falaremos em breve), mais resistentes a impacto e ao clima.
O tipo de lente também influenciará muito no resultado final, pois lentes com diferentes distâncias focais criam imagens completamente distintas, e abrem inesgotáveis possibilidades criativas.
Todas as fotos abaixo foram tiradas desde o mesmo ponto, com lentes de diferentes distâncias focais.
Lente normal
Baseado nas
câmeras de filme 35mm, uma lente de 50mm é considerada como uma lente normal, pois se aproxima muito da visão do olho humano.
Por criar imagens semelhantes ao que vemos todos os dias, é o tipo de lente favorita de muitos fotógrafos, como de Cartier-Bresson, que fotografou com lentes de 50mm durante quase toda sua carreira.
Grande-angular
Como o nome sugere, as lentes grande-angulares capturam imagens com ângulos maiores do que a visão humana (e do que as lentes de 50mm).
Uma das características mais marcantes deste tipo de lente é o fato de passar a sensação de dilatar o espaço.
Por exemplo, se você fotografar uma pessoa de perto, com montanhas atrás, parecerá que as montanhas estão longe e bem pequenas, enquanto a pessoa parecerá muito maior.
Há grande distorção do espaço e das formas, que pode ser muito interessante em vários casos, mas não favorece muito para retratos, pois tende a alongar narizes, queixos, bocas, deixando as pessoas um tanto disformes, ainda mais em lentes de 14mm para baixo.
Lentes que capturam em ângulo de 180º são conhecidas como
fisheye, pois dão a impressão de ser um olho de peixe, com imagens totalmente distorcidas.
Telefoto
Lentes telefoto tem distâncias focais mais longas que 50mm e com ângulos mais reduzidos.
São perfeitas para fotografar pessoas ou objetos distantes, além de comprimirem o espaço, aproximando o segundo-plano ao primeiro. São lentes ótimas para retratos de pessoas, pois diminuem o nariz e deixam as proporções mais harmoniosas.
Costumam ser lentes caras, principalmente em distâncias focais longas, como 400mm para cima, usadas por fotógrafos esportivos ou paparazzi.
Lentes de Zoom
As lentes com distância focal fixa, como 50mm, 80mm, 24mm, etc., geralmente tem um custo mais baixo e tiram fotos melhores, além de também permitirem aberturas de diafragma maiores.
No entanto, existem no mercado lentes de zoom, que possuem várias distâncias focais, muitas vezes partindo de grande-angular até telefoto. Estas lentes de zoom indicam em seu corpo da distância focal menor até a maior, por exemplo, 24-105mm, quer dizer, esta lente pode fotografar em várias distâncias focais, começando em grande-angular (de 24mm até 49mm), passando por normal (50mm), até telefoto (de 51mm até 105mm).
São lentes versáteis e usadas bastante por fotógrafos que necessitam de várias distâncias focais sem o inconveniente de trocar de lentes. As lentes de zoom de qualidade superior costumam ser muito mais caras do que as lentes fixas de qualidade superior.
No entanto, na maioria das vezes, não possuem aberturas tão grandes quanto as lentes fixas e, usualmente, tem aberturas máximas diferentes para certas distâncias focais. Uma lente de 18-55mm, como lente do kit da Canon, tem
abertura de diafragma máxima em 18mm de f/3.5, enquanto que em 55mm a abertura máxima é de f/5.6 (indicada na lente como 1:3.5-5.6).
Isto pode ser uma grande desvantagem se você precisar de lentes rápidas.
Distância focal e velocidade do obturador
Outro detalhe muito importante é a relação entre distância focal e a
velocidade do obturador.
Recomenda-se que a velocidade do obturador mínima seja igual à distância focal da lente, para não correr o risco de a foto ficar borrada, a não ser que se esteja utilizando um tripé.
Por exemplo, se você está utilizando uma lente de 200mm, a velocidade do obturador mínima recomendada é de 1/200. Se você quiser fotografar em velocidade de 1/100 com esta mesma lente, o ideal é montar a câmera num tripé.
Outro caso, com uma lente de 28mm, a velocidade mínima seria de 1/30, em velocidade mais lentas, opte por um tripé.
Isto não quer dizer que você não consiga tirar fotos nítidas com velocidades inferiores ao da distância focal sem tripé, mas é preciso pulso firme, ou apoiar-se em muretas, em postes, ou em qualquer outra coisa que estiver no caminho.
Full frame e crop factor
As distâncias focais padrão indicadas acima foram determinadas a partir das
câmeras de filme, porém, na
era digital, são poucas as câmeras com sensor
full frame, isto é, com o sensores do tamanho exato do quadro de uma câmera de filme 35mm.
A maioria das
câmeras digitais contemporâneas tem sensores menores, conhecido como
crop factor, o que afeta a distância focal das lentes. Os crop factors mais comuns são de 1.6 e 1.3, valor pelo qual você multiplicará a distância focal de sua lente, caso deseje saber realmente qual será o efeito na foto.
Por exemplo, uma lente de 50mm, normal numa câmera full frame, será uma telefoto de 80mm numa câmera com
crop factor de 1.6.
Uma lente de 30mm equivalerá a uma de 50mm, ou seja, a uma lente normal, numa câmera com crop factor de 1.6, e uma grande-angular de 14mm equivalerá a uma de 22mm.
Enquanto que isto é, na maioria dos casos, uma desvantagem, para telefotos pode aumentar bastante o alcance de uma lente, já que uma lente de 300mm equivale, em crop factor 1.6, a uma de 480mm.
Exercícios práticos
1 - Com a lente de zoom que veio com a sua
Reflex, ou com diferentes zoom da sua
câmera compacta, tire três fotos de um mesmo objeto:
a - com a menor distância focal possível, tire uma foto bem de perto do objeto;
b - com uma distância focal intermediária 35mm ou 50mm, afaste-se um pouco e fotografe o objeto;
c - com a maior distância focal possível, afaste um pouco mais e tire a foto do objeto.
Analise as fotos e veja se percebe alguma diferença, tanto no objeto fotografado quanto no que o circunda. Consegue perceber a compressão e a dilatação do espaço?
2 - Com sua lente de zoom e sem mudar de posição, tire três fotos de um mesmo objeto distante (prédio, pessoa, carro estacionado):
a - com a menor distância focal possível;
b - com uma distância focal intermediária 35mm ou 50mm;
c - com a maior distância focal possível.
Quais são as diferenças que você percebe entre estas três fotos?
3 - Com a maior distância focal possível da sua lente, tire duas fotos em
Modo Manual (M), ajustando sua exposição como o
fotômetro da câmera indica:
a - uma com a velocidade do obturador mínima (se a lente for de 100mm, a velocidade deverá ser 1/100, por exemplo);
b - uma com a velocidade do obturador bem abaixo do mínimo (se a lente for de 100mm, tire a foto em 1/15, por exemplo).
Conseguiu manter a foto nítida ou ela ficou borrada?
E compartilhe conosco suas fotos, dúvidas ou comentários.
http://www.flickr.com/groups/calabocaeclica/
***
Gostou deste artigo?
A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.