Durante algumas décadas dos primórdios de fotografia, só se podia fotografar em preto e branco. A fotografia colorida só se tornou popular quando a Kodak lançou o filme Kodachrome em 1935.
Desde então, fotografar em preto e branco é apenas uma questão de estilo e proposta fotográfica. Vejamos as diferenças.
Fotografia em preto e branco
(Foto por Cartier-Bresson, via http://www.lacasapark.com/la/2010/04/henri-cartier-bresson-moma-april-11-june-28-2010/)
Algumas das fotos mais icônicas da História da fotografia são em preto e branco, primeiro, como já dissemos, porque durante bom tempo era a única possibilidade, além de ser mais simples revelar um filme preto e branco num laboratório caseiro.
(Foto por Sebastião Salgado, via http://www.masters-of-photography.com/S/salgado/salgado_mali_full.html)
Fotógrafos como Weegee, Cartier-Bresson, Brassai, Kertész, Sebastião Salgado, Ansel Adams ou Robert Cappa, para citar alguns exemplos, criaram imagens eternas através de suas fotografias monocromáticas.
Um das grandes vantagens deste tipo de fotografia é o fato de não ter se preocupar com o balanço de branco/white balance, nem com cores fortes que podem distrair o espectador do tema principal.
(1/100 f/3.2 ISO125. Foto: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/4081484637/)
Além disto, a fotografia em preto e branco proporciona uma aura de atemporalidade, além do espaço e tempo, de algum modo revelando a essência do mundo.
A maior preocupação é como controlar o contraste e a gradação de tons de cinza, que podem variar de acordo com a sua proposta estética, desde de fotografias com forte constrate até a imensa gama de detalhes como vemos nas fotos de Sebastião Salgado.
Na época de filme, você era obrigado a selecionar, de antemão, se fotografaria com filme em preto e branco ou colorido, na era digital, esta seleção pode ser feita na câmera. No entanto, a não ser que sua câmera tenha a possibilidade de fotografar em .RAW, ou seja, apenas em .JPEG, o melhor é fotografar em colorido e depois converter para preto e branco no pós-processamento, seja no Photoshop, no Lightroom ou em qualquer outro programa de edição de imagens.
Se você fotografar diretamente em preto e branco no formato .JPEG perderá as informações das cores e não poderá revertê-lo posteriormente; já no caso inverso, você possui a informações das cores e pode converter para preto e branco como bem entender, principalmente tendo controle, em certos programas, sobre os diferentes canais de cores.
Fotografia colorida
(Foto por Steve McCurry, via http://www.dailyartfixx.com/2010/06/25/steve-mccurry-photography/)
Neste tipo de fotografia, você preserva as cores do mundo como nós as vemos, com toda sua vasta gama de tonalidades e matizes.
Desde a sua popularização, a fotografia à cor também arrebanhou seus adeptos, como William Eggleton, Annie Leibovitz, Steve McCurry, Ira Block, Allison Wright, principalmente nas áreas de moda e natureza, como na das publicações da National Geographic.
(Foto por Annie Leibovitz, via http://www.brooklynmuseum.org/exhibitions/annie_leibovitz/)
Se você pretende se tornar fotógrafo de casamento ou de eventos, é provável que acabe selecionando uma ou duas fotos para converter para preto e branco, e manter todas as outras coloridas, para preservar as cores originais.
(1/250 f/1.8 ISO100. Foto: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/4063027600/)
De certo modo, o próprio tema acaba decidindo se permanecerá colorido ou monocromático, por exemplo, não faz muito sentido converter uma plantação de tulipas ou girassóis numa fotografia em preto e branco, pois boa parte da beleza está nas cores vivas. Já um retrato de refugiados de guerra pode exigir a monocromia para reforçar as cicatrizes, as rugas e a dor nos corpos e rostos das pessoas.
(1/1000 f/9 ISO400. Foto: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/4555724267/)
Na hora de fotografar em cor, preste sempre atenção ao balanço de branco/white balance, se está de acordo com a luz ambiente e se mantém as tonalidades corretas.
No pós-processamento de uma fotografia colorida, você poderá aumentar a saturação das fotos, para tornar as cores ainda mais fortes, mas sem exagerar muito. Você também poderá alterar o balanço de branco nesta fase, se houver fotografado em formato .RAW.
Exercícios práticos
1 - Tire várias fotos de objetos coloridos, depois, ajuste sua câmera para "Black and White" ou "Monochrome" e tire fotos destes mesmos objetos.
Quais ficaram melhores, na sua opinião?
2 - Tire fotos de paisagens, pessoas, objetos e animais no modo colorido e, posteriormente, no Photoshop ou algum programa de edição de imagem, converta-as para preto e branco (salvando num outro arquivo).
Você gostou mais das fotografias em preto e branco ou das coloridas?
3 - Pesquise sobre os fotógrafos mencionados neste artigo e analise as fotos tiradas por eles.
http://www.flickr.com/groups/calabocaeclica/
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Henry, depois de ler esse post, programei a minha câmera para fotografar em raw, mas depois fui ver que não consigo visualizar/abrir o arquivo. Preciso de um programa específico para esse formato? Como faço?
ResponderExcluirAbraços
A própria câmera vem com um software (em um CD de instalação) que permite a visualização e conversão de .RAW em .JPEG.
ResponderExcluirÉ neste mesmo programa que você poderá fazer alguns ajustes básicos de contraste, saturação, bem como do balanço de branco e nitidez da foto.
Ola,
ResponderExcluirEsta é a minha primeira visita ao Blog e ja estou seguindo. Meu nome é Beatriz, sou arquiteta, aspirante a fotografa e gostei muito das postagens, suas dicas sao mesmo bem interessantes!
Boa sorte com o blog, nos vemos por aqui!
Abraco,
Bia Mello
Ola Henry,
ResponderExcluiracho que nao ficou claro pra mim a questao do p&b...
Tirando em formato raw deve se tirar a foto ja em p&b ou tira-se em color e edita no pc?
Obrigado,
thiago
Em .RAW tanto faz, Thiago, você pode fotografar em PB e depois reverter para colorido na pós-produção, ou vice-versa, pois .RAW salva todas as informações da imagem, no entanto, em .JPG, se você fotografar em preto e branco, você perde as informações de cores.
ResponderExcluirAbraços.
Gosto demais da estética da fotografia em preto e branco. Acho elegante, charmoso, atemporal. Me lembra sonho. Acho que sonhamos em preto e branco (rsrsrs...) Estou acompanhando e lendo os artigos. Sou músico, mas sempre gostei de pintura e ainda mais de fotografia. Depois que passei a ler os artigos de seu blog, apesar de fazer fotos com a câmera do meu celular, passei a usar técnica para fotografar. Tratei de conhecer as possibilidades da câmera do celular. Nem sabia o que era ISO, nem Balanço de Branco, a espetacular "hora mágica", o enquadramento, composição de cena, ou mesmo ruído digital. É muito bom fotografar, mesmo que amadoramente, com alguma consciência de que há uma técnica a ser usada para conseguir fotos melhores e com um pouco É o prazer estético de se observar uma imagem artisticamente bem feita. Parabéns pelo trabalho.
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