(1/60 f/4 ISO 100. Foto: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/3276038422/)
A fotografia se assenta sobre alguns dos mesmos princípios das demais formas de Arte e, além dos princípios técnicos sobre os quais já falamos - ISO, velocidade do obturador, abertura de diafragma, distância focal -, um dos maiores segredos de uma boa foto é como os elementos de um quadro estão dispostos, o que chamamos de composição.
Existem várias técnicas de composição, e mais de uma pode estar presente numa foto.
Enquadramento (Framing)
(1/100 f/4 ISO 400. Foto: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/6215202273/)
Esta é uma das técnicas de composição mais básicas e uma das mais simples de ser aplicada. Basicamente, o enquadramento (framing) é criar um quadro dentro de outro quadro.
(1/200 f/8 ISO 100. Foto: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/6215190633/)
Para tanto, você utilizará elementos da própria imagem, como pilares, árvores, muros, portas, janelas, pessoas, para delimitar o campo de visão de uma foto e conduzir ao tema.
(1/2500 f/4 ISO 160. Foto: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/4381342580/)
Este é um dos casos nos quais centralizar o tema não é tão problemático, pois o enquadramento já serve para destacá-lo, ao restringir a área da imagem.
Nas fotos acima, vemos diferentes tipos de enquadramento.
Na primeira, a porta de entrada da estação de trem e o jogo de luz e sombras reforça a presença das pessoas que entram e saem pela porta.
Na segunda, temos um reflexo numa poça. Os limites da poça realizam o enquadramento, criando um ar misterioso e até absurdo, como se houvesse uma fenda no chão por onde passa a mulher.
Na terceira, vemos a praça principal de Cusco através das janelas de um prédio e, neste caso, é o jogo de cores que torna a imagem mais interessante.
E na quarta foto, há novamente o contraste entre o primeiro e o segundo plano. As sombras atuam como um quadro, salientando as silhuetas e os edifícios iluminados atrás.
(1/800 f/4 ISO 200. Foto: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/6215232515/)
Já nesta foto do cão correndo pelo parque, são as pernas das pessoas que compõem o enquadramento e destacam o cachorro, ao mesmo tempo em que o olhar do animal nos conduz a uma cena que não podemos ver, ou seja, a parte superior dos corpos das pessoas.
Exercícios práticos
1 - tente criar situações de enquadramento (framing), utilizando:
a - janelas e portas;
b - árvores;
c - pessoas;
d - objetos quaisquer.
2 - observe fotos de outros fotógrafos e tente perceber o uso do enquadramento. É uma técnica comum de composição?
Por fim, compartilhe conosco suas dúvidas, conclusões e comentários.
http://www.flickr.com/groups/calabocaeclica/
***
Gostou deste artigo?
Então confira o livro digital Curso Introdutório de Fotografia do Cala a Boca e Clica!
A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.
Olá Henry! Td bem?
ResponderExcluirTenho acompanhado seu site há pouco tempo pois sou inciante em fotografia. Queria parabenizá-lo pela inciativa e principalmente por compartilhar seu conhecimento.
Gostaria de pedir para postar um capítulo sobre uso de flash externo, estou precisando comprar um e tenho dúvidas de para o meu momento precisaria já investir no Top 580II da Canon ou o 430II já resolveria. Trabalho com eventos corporativos.
Obrigada desde já, abs
Mariana
Oi, Mariana.
ResponderExcluirEu ainda não me decidi sobre o que vou falar de depois de encerrarmos o curso introdutório de fotografia, mas flash e iluminação artificial é uma das possibilidades.
Abraços.
Que maravilha! Posts quase que diarios e mais, técnicas de composição que nunca tinha ouvido falar. Conhecia a dos terços e bokeh mas não sabia que existiam tantas outras!
ResponderExcluirParabéns pelo blog e obrigado por compartilhar!
Pedro Garcia
Oi Henry!!
ResponderExcluirAcho que me antecipei um pouco né rs
Apesar de estar começando, trabalho com eventos corporativos e tenho intenção de fotografar alguns e o Flash externo é indispensável!! Vc se importaria de me orientar com relação a escolha do Flash para comprar? 580II ou 430II da Canon, considerando a pouca experiência....
obrigada desde já!
Mariana
Se você pode investir num 580 EX, Mari, vale muito a pena. É mais potente, mais resistente e você poderá usá-lo como flash master num set de flashes, se for o caso.
ResponderExcluirMesmo assim, o 430 também é ótimo e deve ser o suficiente para a maior parte da situações.
Abraços.
ok Henry, muito obrigada, melhor investir no top logo....
ResponderExcluirabs e bom final de semana!!