(1/500 f/11 ISO 400)
Existem várias técnicas diferentes para se obter fotos em preto e branco a partir de fotos coloridas.
Aliás, a recomendação é que você sempre fotografe em cores, para depois realizar a conversão, senão você poderá perder as informações das cores e não há como fazer o caminho inverso, de monocromático a colorido (a não ser que esteja fotografando em .RAW).
A foto acima é o arquivo original, em .JPEG, como saiu da câmera. Como é uma foto com forte contraste entre as regiões iluminadas e as com sombras, talvez se torne uma imagem interessante em preto e branco.
Aplicaremos a técnica mais básica e simples, no Photoshop, para converter uma foto colorida em monocromática: dessaturação.
Para isto, basta que você clique no menu "image", no submenu "adjustments" e, quase no final da aba, em "desaturate", isto é, em dessaturar (leia aqui o que é saturação).
Esta é a imagem logo após termos dessaturado-a, sem nenhum retoque adicional.
No entanto, ainda não estamos satisfeitos, por isto, fizemos alguns ajustes de contraste e brilho, além de aumentar a nitidez (sharpness) e reduzir um pouco o ruído digital. Por fim, fizemos um pequeno recorte para diminiu a região das sombras no canto inferior esquerdo da foto.
Abaixo está o resultado final em preto e branco, com os ajustes.
Este é o tipo de conversão que pode ser feito em segundos e, como dissemos, é o mais simples e rápido, o que não quer dizer que seja o melhor método.
Nos artigos seguintes, veremos outras técnicas para converter fotos coloridas para preto e branco.
Exercício prático
1 - selecione uma foto colorida e utilize a técnica de dessaturação para conversão de colorido para preto e branco.
Compartilhe conosco o resultado em nosso grupo do flickr
http://www.flickr.com/groups/calabocaeclica/
***
Gostou deste artigo?
Então confira o livro digital Curso Introdutório de Fotografia do Cala a Boca e Clica!
A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.
Chrysler Building visto da Grand Central Station, pra mim, o prédio mais bonito de Nova Iorque, não entendo o porque da paixão pelo Empire State Building...
ResponderExcluirTambém acho. O Chrysler é o meu favorito em NY.
ExcluirAbraços.
Está aí um assunto que me interessa muitíssimo! Tenho uma câmera compacta e uso editores de imagens freeware (como o GIMP e o PhotoScape), por absoluta falta de "verba"... Quando converto pelo método mais simples (dessaturar, ou "converter para P&B") sempre acho que falta sal nas imagens. Já tentei manipular as curvas de cores, mas não consegui resultado em P&B... O melhor que aprendi foi a aproveitar diferentes texturas e grande variedade de contrastes para enriquecer fotos em P&B.
ResponderExcluirMarcelo Eugenio
Já tentei usar o GIMP, mas não me adaptei, Marcelo.
ExcluirEm se tratando de edição de imagens, uso o Lightroom 99% do tempo, para mim, é o melhor e mais prático programa que conheço.
Abraços.