(4.4" f/4 ISO 400: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/7945419990/)
Na minha opinião, fotografar relâmpagos e raios, principalmente raios, é uma das coisas mais difíceis na fotografia.
Não porque a técnica para isto seja muito complicada, mas porque você não tem como prever quando haverá as condições propícias para este tipo de fotografia.
Você nunca terá 100% de certeza que trovejará e relampejará num dia de chuva e, o que é pior, que você estará num ângulo bom para tirar as fotos.
Tudo dependerá da natureza.
Ajustando sua câmera para fotografar raios e relâmpagos
(38" f/8 ISO 100: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/7945442004/)
Os princípios básicos para se fotografar numa situação com relâmpagos e raios são exatamente os mesmos para a fotografia de longa exposição.
Quanto mais tempo você deixar o obturador aberto, mais luz o sensor da câmera capturará, e quanto mais alto estiver o ISO, mais ruído digital aparecerá em sua foto. Tenha sempre em mente estes dois fatores, velocidade do obturador e ISO, numa fotografia noturna.
Além disto, você necessitará de um tripé (ou uma superfície plana para apoiar a câmera) e, se possível, de um disparador remoto.
O disparador remoto é um acessório como o da foto acima, que é encaixado na câmera e com o qual você pode disparar o obturador sem precisar pressionar o botão na câmera.
Além disto, o disparador possui uma trava, assim você pode deixar o obturador aberto por quanto tempo desejar, até horas de for o caso.
Um acessório como este custa baratinho no Ebay, basta fazer a busca por "shutter release" e a marca de sua câmera. No entanto, certifique-se que sua câmera possui uma entrada específica para o disparador, pois nem todos os modelos tem esta entrada.
Além disto, você precisará de lentes específicas para as condições e para a distância da tempestade. Nestas fotos, usei uma lente 200mm, pois a chuva estava bem longe, para lá das montanhas.
(19" f/8 ISO 100: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/7945439266/)
Assim como com qualquer outra fotografia de longa exposição, os primeiros quadros serão para testar as configurações da câmera e ter uma noção se a foto ficou com a exposição correta.
Por exemplo, nesta imagem acima, em ISO 100, abertura de diafragma de f/8 e 19 segundos de exposição, uma das primeiras que tirei durante a tempestade, a imagem ficou bastante subexposta.
(30" f/4 ISO 400: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/7945432536/)
Já nesta segunda imagem, reduzimos ainda mais a velocidade do obturador, para 30 segundos, aumentamos a abertura para f/4 e subimos o ISO para 400, e a foto ficou bastante superexposta.
Conclusão: a exposição correta estaria em algum meio termo.
(10" f/4 ISO 400: http://www.flickr.com/photos/henrybugalho/7945414276/)
Mantendo o ISO e a abertura na mesma configuração, só alteramos a velocidade do obturador para 10 segundos e obtivemos a exposição desejada.
A minha técnica principal para fotografar os raios foi a seguinte:
1 - realizo o foco automático em alguma seção distante e iluminada da imagem, travando o foco em manual, assim a câmera não tentará refocar depois.
2 - em modo Bulb, isto é com o obturador aberto pelo tempo que eu desejar (para isto, tem a trava do disparador remoto), eu disparo a câmera, aguardando os relâmpagos e os raios.
3 - destravo o disparador, fechando o obturador.
Nesta tempestade fotografada, o tempo médio entre os relâmpagos era entre quinze e trinta segundos, ou seja, era o intervalo que eu tinha para abrir o obturador e aguardar.
Eu até recomendaria alguns exercícios práticos, mas raios e relâmpagos são condições tão particulares que não há como prever. Precisar ter sorte (ou azar, na opinião de alguns).
Ah, por favor, se sua câmera não for à prova de d'água, não fique esperando o pé d'água alcançá-lo!
***
Gostou deste artigo?
Então confira o livro digital Curso Introdutório de Fotografia do Cala a Boca e Clica!
A melhor referência para quem deseja aprender a tirar fotos melhores.
Bem, como trovão é SOM, então NÃO pode ser fotografado.
ResponderExcluirPutz, que bola fora!
ExcluirNa minha cabeça, trovão era sinônimo de relâmpago.
Mas como sou fotógrafo e não metereologista... :D
Já fiz a correção.
Abraços e obrigado.
Achei super legais as dicas! Vou tentar!
ResponderExcluirFora fei alguns ontem. Com algumas dicas teria sido mais fácil. Mas ficou bem legal o resultado.
ResponderExcluir